quinta-feira, 9 de novembro de 2017

O Perigo Escondido Em Testar Cosméticos Em Lojas

Olá pessoas vaidosas. O perigo de bactérias perigosas podem estar na próxima loja de maquiagem ou até mesmo em dermocosméticos de testes em drogarias. Entenda o caso e aprenda algumas dicas de como se proteger contra este tipo de contaminação.


Pesquisas Apontam Bactérias em Cosméticos de Teste 
Os mostruários de maquiagem das lojas são propensos às bactérias. Um estudo do Jefferson Medical College (Filadélfia), realizado pela Dr. Elizabet Brooks mostrou que a maioria desses testadores de maquiagem possui bactérias como estafilococos, estreptococos e E. coli. A pesquisa verificou os testadores de diversas lojas de departamento, lojas especializadas e, até mesmo, drogarias.

Brooks afirmou: “E. coli é igual a fezes. Isso significa que alguém foi ao banheiro, não lavou as mãos e depois enfiou os dedos em um hidratante”, por exemplo. Várias pessoas passam todos os dias por essas lojas e ninguém sabe ao certo como se dá a higiene de cada uma. Em dias de grande movimento de pessoas nas lojas, o índice de contaminação pode chegar a 100%, segundo a pesquisa.

A pesquisa também mostrou que cosméticos usados ao redor dos lábios, olhos ou nariz são os mais perigosos. Esses lugares são mais fáceis de passar qualquer contaminação advinda de produtos, inclusive vírus (como o do herpes nos batons).


Esse mesmo quadro de pessoas circulando, com higiene duvidosa e que manuseiam testadores de produtos é comum em qualquer lugar do mundo, inclusive no Brasil. Pode ser a loja mais chique que você entrar. Essas bactérias podem estar em qualquer lugar.

No LA Times, em uma reportagem sobre essa mesma pesquisa, outra doutora (dermatologista) ainda complementou e afirmou que se uma mulher tiver um pequeno corte nos lábios e pegar um batom emprestado de alguém que tenha afta, ela poderá pegar afta. Pode ocorrer, por essa mesma lógica, contaminação pelo vírus do herpes (períodos do herpes ativa) e, até mesmo conjuntivite e mais uma série de outras coisas que podem ser compartilhadas pela maquiagem e cremes de testes em lojas.

Cuidado ao compartilhar maquiagem, seja em testadores de mostruários de lojas ou de outras pessoas. Não sabemos como cada pessoa realiza a sua higiene e, até que ponto, a maquiagem está livre de bactérias. Afinal de contas, ninguém está disposto a ter coliformes fecais no rosto!

Você deve ter pensado: “como vou fazer para comprar, sem testar?” ou, “como fazer quando eu precisar compartilhar  maquiagem com alguém?”. Não é para ser radical e não testar nenhum tipo de cosmético ou não usar a maquiagem emprestada de ninguém. Você só precisa tomar alguns cuidados ao testar maquiagem. Confira no próximo tópico as dicas de segurança.


Como Experimentar Maquiagens?
Use cosméticos com frascos em que não é possível enfiar os dedos. Opte por aqueles que se pode espremer ou borrifar. Não compartilhe pincéis de maquiagem. Peça pincéis descartáveis nas lojas. Caso a loja não possua, peça algodão. As boas lojas possuem algodão ou pincel descartável. No dia-dia, tenha seu próprio conjunto de pincéis, mesmo que sejam aqueles para carregar na bolsa.

Limpe a superfície do testador com um lenço embebido em álcool (a boca do testador). Para produtos de espremer ou borrifar. As lojas que vendem cosméticos deveriam sempre ter álcool disponível. Caso não tenha, fuja dessa loja. Lave seus pincéis. Os pincéis de uso pessoal devem ser regularmente lavados.

Nunca teste máscaras de cílios. O estudo mostrou que cosméticos usados ao redor dos lábios, olhos e nariz são os piores, porque a contaminação pode ser cruzada. Ou seja, a pessoa, por exemplo, com vírus do herpes passou o vírus para o produto e, em seguida, passa para outra que não o tinha.


Teste batons na mão. Você vai conseguir perceber a cor aproximada do produto e a consistência, sem precisar colocá-lo nos lábios e correr riscos de contaminação. Passe álcool nas mãos antes de testar os produtos. Ainda que a higiene pessoal de cada um seja bacana, ninguém presta atenção aonde coloca a mão! Especialmente se você estiver andando em shopping.

Fonte: Mulher Digital.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

ATENÇÃO, antes de comentar:

Caso seu comentário seja de dúvidas pessoais, como: "o que usar", "qual o melhor", "me diz uma rotina de produtos para minha pele" ou coisas deste tipo, seu comentário não será respondido! O Blog Vaidade Derme ajuda as pessoas de maneira geral, mostrando fórmulas, pareceres do blogueiro e outras informações pertinentes. Lembre-se: o blogueiro não é seu consultor de beleza pessoal!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...