quinta-feira, 22 de setembro de 2016

TUDO Sobre Shampoo | Os Tipos Disponíveis no Mercado e Como Lavar o Cabelo Com Total Perfeição

Olá pessoas vaidosas. É tanto shampoo disponível que a gente se perde né? Um outro dilema sem fim é: lavar todos os dias ou não? E o pH, ele é importante na hora da limpeza? Vamos descobrir tudo de relevante que nós consumidores e apaixonados por cabelo precisamos saber.

Como Lavar o Cabelo

Pré Shampoo
Limpa os cabelos de forma profunda, são capazes de retirar de forma mais eficiente a sujeira. Ele "abre" caminho para que o shampoo de tratamento, que geralmente é mais caro e possui mais ativos com ação benéfica de agir melhor. Sabe aqueles duas lavagens seguidas que a gente dá para sentir de fato o cabelo limpo? Então, com o pré shampoo você usaria ele na primeira, pois limpa super bem, faz muita espuma e geralmente é transparente, e o segundo shampoo seria aquele nosso amado, profissionais ou não, que agregam vários tratamentos. De regra clara, você pode até ter um Pré Shampoo, mas vale dizer que você pode ter simplesmente um shampoo transparente de limpeza mais visível que geralmente terá sulfato na fórmula e depois passar seu shampoo mais hidratante, aqueles perolados ou leitosos. Eu mesmo tenho shampoos bem caros aqui de tratamento, e para não passá-los duas ou três vezes para sentir o cabelo realmente limpo, eu geralmente passo um shampoo com fator de limpeza maior antes e só depois os mais hidratantes. Eu amo fazer isso. 

Shampoo
O clássico de nossas vidas. Esse produto limpa o couro cabeludo e todo o fio e geralmente agrega funcionalidades extras, principalmente os de uso profissionais. Dependendo do tipo escolhido, até queratina e outras proteínas ele terá, além de variados óleos, ácidos, manteigas e vitaminas. Há os shampoos também transparentes (meus preferidos), eles geralmente limpam muito mais que os esbranquiçados, nem por isso eles são um pré shampoo, apesar de que, se o nível de limpeza deles forem muito limpantes, podem servir para a pré lavagem como dito no parágrafo anterior.

Geralmente o pH dos shampoos são em torno dos 5 a 7. Já o pH do cabelo é de 3,8 a 5,6. Percebe-se que o pH dos shampoos são um pouco mais elevados que o do nossos fios, justamente para abrir as escamas e fazer uma limpeza adequada.

Shampoo Anti-resíduo (limpeza profunda)
Esse tipo de produto é também conhecido como limpeza profunda, ele é para ser usado uma vez na semana apenas e nunca mais que isso, principalmente se você usa muitos finalizadores, como óleos, leave-in, pomadas, géis, ceras e etc. Ele abre exageradamente a escama do cabelo, muito mais que os shampoos tradicionais que geralmente chegam ao máximo de 7 na acidez. O dito Shampoo Anti-resíduo tem pH alcalino, ou seja: maior que 7.

Para pessoas que não usam muitos finalizadores, o uso a cada 15 dias pode ser uma boa. Esse shampoo acaba ressecando o cabelo (se usado muitas vezes) e o deixando sem forma, muito armando, justamente por abrir muito as cutículas. Por isso é tão impostante o uso de um condicionador depois para selar as mesmas ou até mesmo o uso de acidificante.

O  Shampoo Anti-resíduo é muito benéfico para quem satura o cabelo com muitos cosméticos. Assim nada impede dos ativos maravilhosos dos nossos cremes de tratamento continuarem agindo. Ele é sempre usado nos procedimentos de alisamento, sejam mais leves ou mais agressivos como a progressiva. Já viu que sempre o alisamento começa por um shampoo? Então, ele é um Limpeza Profunda, para abrir ao máximo seu cabelo para que a química penetre ao máximo e você tenha o resultado mais liso possível. Por fim, uma outra utilidade dele é para acelerar a retirada de tinturas e das próprias químicas, para isso, só usar mais vezes. Pessoas que não querem perder o tom e os alisamentos mais rapidamente não devem usar esse shampoo jamais, só quando forem refazerem as químicas no salão.

OBS: Pessoas que praticam Low Poo não fazem uso do pré shampoo nem do shampoo de limpeza pesada. Já os praticantes do No Poo não utilizam nenhuma dessas três classificações. Para maiores informações sobre isso, clique aqui

Como Lavar o Cabelo

Frequência de Lavagem
Para mim que já testei de tudo e para a maioria dos estudos nesta área, lavar o cabelo é todo "santo" dia sim! Eu mesmo lavo de manhã e noite, mas uma vez ao dia já está ótimo. Uma outra opção é levar uma vez a cada dois dias. Se a lavagem ficar menos que isso, não vejo como um ato legal. As mulheres principalmente amam ficar com o cabelo sujo para não ressecar ainda mais o cabelo que já está detonado de químicas, para durar mais as químicas alisantes e tinturas e para durar mais a escova e chapinha, infelizmente isso existe.

Se eu não lavar a cabeça no banho, eu não me sinto bem, lavar o cabelo é um terapia e preenche toda aquela sensação gostosa quando tomamos banho. Além de deixar o banho muito mais agradável, ter cabelos sempre limpos e hidratados é uma satisfação pessoal.

Eu costumo usar de duas a três vezes o shampoo a cada banho, isso depende muito do que eu sinto sobre o fator limpeza do produto. As vezes meu cabelo está cheio de finalizadores, como cremes sem enxágue e óleos, ai eu aplico três vezes. Em resumo, só quando eu sinto o cabelo e couro realmente limpos que para a aplicação. A média da aplicação é geralmente duas vezes, é o que a maioria costuma fazer. Já se você não usa nada no cabelo e lava todos os dias, as vezes uma única aplicação seja necessária.

Como Lavar o Cabelo

Porque é Tão Importante Lavar o Cabelo (e se possível mais vezes na semana)
Além do prazer do banho, você se livra de todos os produtos finalizadores, sejam eles de tratamento ou de efeito visual como as pomadas. Liberta seu couro cabeludo de sebos, poluição (agentes oxidativos). Não permite que o folículo capilar se sufoque. A biorregulação da oleosidade é melhorada, preveni a queda do cabelo, retira células mortas do couro fazendo uma renovação celular tão importante para a saúde da pele e ainda melhora a circulação sanguínea graças aos movimentos com os dedos na região. 

Eu mesmo nunca vi uma pessoa (geralmente mulheres) que ficaram mais de três dias sem lavar o cabelo e o mesmo estar bonito, pelo contrário, 100% das pessoas que conheço e pude constatar que já se havia passado três ou mais dias sem a lavagem, o cabelo estava empastado, sem brilho, feio e padecendo de bom senso. 

A regra é muito parecida com a pele, vejam bem, uma perguntinha: quantas vezes devemos lavar a pele do rosto e corpo para ter uma pele bonita, com menos poros dilatados, menos acne e até mesmo menos rugas, já que poluição e excesso de sebo envelhecem a pele? A resposta é clara: todos os dias, na verdade, duas vezes ao dia. E nossos cremes de tratamento faciais, quantas vezes devemos aplicar? A resposta: todo dia, duas vezes ao dia!

Afirmar que lavar o cabelo todo dia faz mal, além de incoerente com os estudos científicos na área da dermatologia internacional, é uma lenda! Dizer que shampoo seca ou piora seus fios, de duas uma: ou se tem cabelo naturalmente seco e não usa produtos bons e adequados ou seu cabelo tem química e você usa shampoos também não adequados.

Dicas Para Uma Limpeza Capilar Perfeita
  • Escolha shampoos de acordo com sua realidade e necessidade;
  • Antes de aplicar, deixe bastante água cair, se seu chuveiro tiver boa pressão, ai apenas alguns poucos segundos já estará bom;
  • Sempre água morna a fria, não auto se sabote, colocando uma água mais quentinha e se enganando ao dizer que está morna, no seu íntimo você sabe muito bem o que é uma água morna;
  • Movimentos com as pontas do dedo em todo couro cabeludo para melhor limpeza da pele;
  • No comprimento as pontas, espalhe a espuma com as mãos;
  • Na maioria dos casos, repetir a aplicação é o melhor para seu cabelo;
  • Enxágue bem, nada de preguiça;
  • Enxugue só um pouco o cabelo com a toalha para o condicionador melhor agir sem tanta diluição de água, o mesmo vale para as máscaras;
  • Sempre utilize o condicionador para selar as cutículas e trazer melhor maleabilidade ao seu cabelo.
Em término, a lavagem capilar é um passo importantíssimo para saúde do seu cabelo. Lave bem, tenha ótimos produtos e arrase com fios incríveis.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

ATENÇÃO, antes de comentar:

Caso seu comentário seja de dúvidas pessoais, como: "o que usar", "qual o melhor", "me diz uma rotina de produtos para minha pele" ou coisas deste tipo, seu comentário não será respondido! O Blog Vaidade Derme ajuda as pessoas de maneira geral, mostrando fórmulas, pareceres do blogueiro e outras informações pertinentes. Lembre-se: o blogueiro não é seu consultor de beleza pessoal!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...