terça-feira, 6 de setembro de 2016

Cuidados Com o Couro Cabeludo Que Muitos Esquecem, Mas Que é Essencial Para Cabelos Bonitos

Olá pessoas vaidosas. Não importa seu tipo de cabelo, particularidades ou sexo, uma coisa é muito certa: é na raiz do cabelo e couro cabeludo que o bulbo surge e é lá que os fios recebem os nutrientes importantes. O cabelo é o reflexo do couro cabeludo, se ele possui muita oleosidade, os fios sempre estarão sebosos, se ele está descamando, os fios não receberam todas as vitaminas devidamente, se está com seborreia e caspas, os fios poderão perder força e caírem. As situações são muitas, e hoje a gente vai apreender um pouco mais sobre os cuidados com essa parte tão importante.

Couro Cabeludo

1 - Alimentação Favorável
Seu couro cabeludo não irá entregar o máximo de nutrientes aos fios e raiz se você come mal, então tenha uma alimentação mais equilibrada. Talvez seja o caso de consumir diariamente vitaminas específicas ou um tipo de A a Z, que contém tudo que precisamos.

2 - Problemas Sérios e o Médico
Quando tudo começa a se complicar e cosméticos de supermercado não resolvem, certamente é hora de pedir ajuda a um profissional da saúde, principalmente em casos de queda severa e couro cabeludo sensibilizado ou sensível.

3 - Química é Vilã Sim
Não tem jeito, já até escrevi um post especial sobre procedimentos químicos neste link. Químicas em geral destroem tudo, desculpe, mas é bem verdade. Se seus problemas forem acentuados pós procedimentos desta categoria, então faça menos ou se possível, desista dos alisamentos.

4 - Seca e Chapa, Seca e Chapa, Seca e Chapa....
Secador todos os dias? Então utilize a temperatura intermediária e mantenha a escova sempre a 30 cm. Capinha todos os dias? Não, chapinha todos os dias não mesmo, nem ao menos um dia sim e outro não, tente utilizar no máximo duas vezes na semana e nunca encoste totalmente na raiz. Até há os termoprotetores, que de fato são um máximo, mas não há termoproteção para a origem na raiz e tão pouco para o couro no topo da cabeça. 

5 -  Couro Cabeludo Seco, Raiz Seca, Tá Tudo Seco
Ixeee... Sua cabeça tá mais para um deserto? Então se jogue em hidratações em casa com máscaras nutritivas, aquelas que possuem muitos óleos, as hidratantes também podem ser ótimas, mas as nutritivas de marcas mais famosas são de arrasar caso esteja tudo bem seco, até a pele da cabeça pode se beneficiar com fórmulas altamente nutritivas, emolientes e restauradoras. Leia este texto sobre mais dicas de hidratação em casa.

6 - Lava Pouco
Serei super sincero: lavar muito ou pouco, todas as atitudes possuem problemas, mas a atitude de lavar pouco é mais problemática ainda. Quem lava pouco e passa mais de 48 horas sem purificar fios, raiz e couro no banho é a princípio de conversa nada higiênica, fica ai querendo manter coloração, químicas e a cabeça tá lá toda fedida, com muito sebo, sem movimento de fios, ai que preguiça, como tem mulher sem noção, será que não tem espelho em casa? Sujeira em excesso, sebos, agentes oxidativos entre outros são prejudiciais tanto a sociedade, pois você está com aspecto nojentinho e só você não nota isso e seu couro cabeludo sofre, padece em inúmeros sentidos. Já as que lavam uma ou duas vezes na semana, não tenho nada a dizer, não sou obrigado. 

7 - Lava Muito
Já para os que lavam muito, como uma vez ao dia, ou como eu, que lavo duas vezes todo santo dia, o jeito é só um: água fria! Talvez uma água morna para os que lavam uma vez a cada 24 horas, mas os que lavam e amam lavar (eu amo, não consigo banhar sem usar meus produtos) o jeito é de fato ter água mais fria todo santo dia para não ressecar ou fazer com que o couro produza mais óleo natural para suprir as lavagens contantes, mas do mesmo modo que lavo de manhã e noite, eu também hidrato, ou condiciono, finalizo com óleos e não uso químicas ou secador, então eu contra balanço as coisas da maneira mais positiva possível. Outra boa dica é fazer uso dos shampoos mais hidratantes, os voltados para cabelo secos, assim fica tudo em ordem. Tenha você seu equilíbrio pessoal sobre lavar pouco ou muito. Homens que utilizam aquelas ceras e pomadas grossas modeladoras, devem sim lavar todo santo dia sem dó ou piedade.

8 - Muita Água Na Hora de Enxaguar
Não importa se é shampoo, condicionador ou máscara, enxague super bem todos. Resíduos geram quedas, ressecamento e até endurecimento do cabelo. É bem simples, só caprichar no enxágue. 

9 - Sufoca a Raiz
Essa é mais direcionada aos homens. Boné todo santo dia, usa de manhã, tarde, noite, até de madrugada em festas, afff.... Jura que boné é um acessório ultra indispensável para seu look, beleza e imagem? Acho que não heim! Usar toucas e bonés diariamente o cabelo mais cedo ou tarde responde, pois o couro não respira, o cabelo sempre fica baixo, ensebado e muito das vezes com um olor estranho. Rapaz, solte os cabelos as vezes, saia ao sol, tome vento, mude a postura de bonés todos dias, todas as horas.

10 - Excesso de Finalizadores e Não Lava Todo Dia
Voltamos ao tópico "lavagem". Se você acaba usando um ou mais finalizadores todos os dias, como leave-in, óleos, desfrisantes, modeladores e etc, o ideal é sim lavar todo santo dia e ainda repetir a operação, ou seja: lave duas vezes no mesmo banho, e nem tenha medo de ressecar muito o cabelo com muita lavagem, já que você aplica muitas coisas com óleos, glicerinas e vitaminas. É a lei do tira e repõe. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

ATENÇÃO, antes de comentar:

Caso seu comentário seja de dúvidas pessoais, como: "o que usar", "qual o melhor", "me diz uma rotina de produtos para minha pele" ou coisas deste tipo, seu comentário não será respondido! O Blog Vaidade Derme ajuda as pessoas de maneira geral, mostrando fórmulas, pareceres do blogueiro e outras informações pertinentes. Lembre-se: o blogueiro não é seu consultor de beleza pessoal!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...