quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Caspa | Tudo Que você Precisa Saber e Como Se Livrar Dela Definitivamente

Olá pessoas vaidosas. Caspa, pra que te quero? Além da coceira e até a queda capilar, a caspa não é bem encarada socialmente, dá aspecto de sujeira e má higiene, sem falar na roupa que fica cheia daquelas flocos brancos. Então vamos aprender mais sobre este problema e como solucioná-lo.

Caspa

Caspa, Como Ela se Forma
A primeira hipótese é pela dermatite seborreica, uma inflamação crônica que se mostra de forma clara onde há maior produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas, no couro cabeludo, a chamamos de caspa. A caspa também pode existir pela proliferação de um fungo chamado Malassezia que é normalmente achado em todos os indivíduos, a diferença é que caso a caspa for gerada por este fungo, quer dizer que ele se estendeu em quantidade maior em seu couro cabeludo, ele produz agentes que provocam irritação na cabeça.

A manifestação da caspa se dá em forma de lesões avermelhadas que descamam e coçam. Esse problema é chamado de caspa quando se forma seca, já úmida, chamamos popularmente se seborreia. A dermatite seborreica não é contagiosa.

A caspa pode ser leve, quando os flocos brancos ficam rente a raiz e em pequenas quantidades. Já a caspa moderada é mais visível, ela além de estar presa a raiz dos fios, se solta e espalha na roupa e rosto. Há também a acentuada, que descama muito, geralmente os flocos ficam grandes e caem bastante a qualquer pequeno movimento.

Causas Prováveis
Podem ser variadas, mas geralmente a dermatite seborreica se dá por temperaturas que mudam rapidamente, alimentação ruim, químicas capilares que irritam e causam total desregulação no couro, alteração hormonal, que é a causa mais comum e até mesmo o estresse.

Caspa

Como Controlar ou Acabar Com a Caspa
Há pessoas que fazem uso de cosméticos especiais por alguns meses e a caspa nunca mais volta, já há quem precisa usar esses produtos para sempre, todos os dias ou algumas vezes na semana. Os ativos presentes nesses tratamentos como shampoos são geralmente os Sulfeto de Selênio, Corticóides, Cetoconazol, Piritionato de Zinco e Ácido alfa-hidróxido (AHA). Existem milhares de marcas baratas de supermercado que oferecem cosméticos para tratar a caspa, caso as versões baratinhas não resolvam, há os dermocosméticos, que são mais caros e costumam solucionar o problema por totalidade, seja usando toda semana ou por poucos meses. Os shampoos são os mais famosos, mas existem condicionadores, tônicos e até mesmo medicamente voltados para este problema.

Dicas Extras Contra Caspa
  • Quem sofre deste mal deve ter em mente que na fase aguda do problema, a lavagem deve ser diária;
  • Evite finalizadores, como óleos e cremes sem enxágue;
  • Beba Muita água e coma mais proteínas, verduras e legumes;
  • Faça massagem no couro cabeludo, nunca com as unhas, e sim com a ponta dos dedos, aproveite para pressionar bem o couro na hora de aplicar o shampoo e já aproveite para realizar os movimentos mais intensos e melhorar o fluxo sanguíneo;
  • Não coçar evita danos no couro cabeludo, então evite.
Não há muito segredo, caso a caspa persista, procure um dermatologista, mas na grande maioria dos casos, é de total controle e fácil de sanar. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

ATENÇÃO, antes de comentar:

Caso seu comentário seja de dúvidas pessoais, como: "o que usar", "qual o melhor", "me diz uma rotina de produtos para minha pele" ou coisas deste tipo, seu comentário não será respondido! O Blog Vaidade Derme ajuda as pessoas de maneira geral, mostrando fórmulas, pareceres do blogueiro e outras informações pertinentes. Lembre-se: o blogueiro não é seu consultor de beleza pessoal!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...