terça-feira, 8 de março de 2016

Tudo Sobre Alisamento/Relaxamento Capilar Masculino | Como Fazer e Dicas Valiosas

Olá pessoas vaidosas. Homens aderiram de vez a técnica química de mudança drástica capilar: o Alisamento/Relaxamento (sim, ambas as palavras se destinam a mesma técnica). Mesmo os homens como eu que possuem o cabelo liso por natureza também estão fazendo o procedimento para diminuir o volume e deixá-los com maior movimento e brilho.

Alisamento/Relaxamento

Todos os homens podem se beneficiar, menos os que apresentam  problemas sérios no couro cabeludo, como reações alérgicas, couro sensível ou sensibilizado, feridas e os calvos, é claro (rsrsr, me desculpem). Surgem muitas dúvidas entre os rapazes, tais como: cabelo curto pode fazer pela a proximidade grande da raiz? Cabelos cacheados ou muito crespos vão de fato ser alisados? E a resposta para tais indagações é: Sim!

Onde Comprar e Qual Produto Escolher Para Alisamento/Relaxamento?
Para realizar a mudança capilar, existem diversas marcas, algumas com mais conceito que outras e são facilmente achadas em lojas de cosméticos capilares na sua cidade. Antes de comprar seu kit de produtos, vale dizer que existem três ativos mais usados para realizar a técnica, e neste ponto que você deve se atentar e só depois de escolhido o ativo, partir para a escolha de uma marca. São eles:
  • Hidróxido de Sódio -  O mais forte de todos, faz um alisamento "ultra", extremamente indicado para cabelos muito crespos, provavelmente é o ativo mais usado na escolha de quem alisa;
  • Tioglicolato de Amônia - Muito indicado para pessoas com a raiz mais lisa e a extensão dos fios mais ondulados, outra boa indicação é cabelos cacheados;
  • Guanidina – Efeito mais natural e menos agressão, porém não trás resultados 100% satisfatórios para quem busca fios realmente lisos. Pode ser uma boa opção para quem quer apenas retirar o volume e deixar o cabelo levemente mais solto. 
Não é orientado fazer um alisamento com um ativo "X" e depois de algumas semanas fazer um novo alisamento com ativo "Y". Você pode até mudar de marca, desde que os ativo seja o mesmo. A combinação de ativos diferentes mesmo após alguns meses de intervalo pode resultar em destruição severa no cabelo, e ai, só raspando.

Alisamento/Relaxamento

Fazer no Salão de Beleza ou Em Casa?
Serei muito sincero, muito das vezes fazer em casa fica até melhor que fazer em um salão, principalmente se você se orientar bem, ler toda a indicação do fabricante e realizar igual a empresa pede. Você pode contar também com a ajuda de um amigo, namorado ou qualquer pessoa atenta. Sem falar que em casa você economiza uma boa grana, já que os produtos não são demasiadamente caros e você não paga a mão de obra.  Caso opte por realizar com um profissional, procure uma empresa de conceito e que se possível, tenha um profissional especializado em químicas. 

Fazendo Você Mesmo
Todos os Kits serão compostos por dois produtos: o creme alisante e o shampoo neutralizador (ou loção neutralizante), cada empresa tem a técnica e orientação descrita em detalhes para o uso seguro e eficaz. Mesmo com essas particularidades, os produtos se assemelham entre si na maneira de utilização. Então vamos tratar do modo de uso geral, mas que pode sim mudar de marca para outra pequenos pontos. Fazendo você mesmo:

Alisamento/Relaxamento

Antes de tudo, você irá precisar além dos produtos de uma par de luvas, espelho e pente e em alguns casos do pincel. Segue as 10 dicas:
  1. Não lave seu cabelo durante 2/3 dias no mínimo antes de fazer o Alisamento/Relaxamento, isto se deve pela presença maior de oleosidade nos fios e couro cabeludo, fazendo com que o produto faça a ação, mas com um pouco menos de agressão e maior proteção;
  2. Aplique o creme alisante com pincel e/ou pente fino ao longo do cabelo, começando pela raiz e terminando nas pontas;
  3. Se o cabelo tiver um comprimento maior, separe o cabelo por mechas e realize a aplicação;
  4. Por mais que o cabelo masculina esteja curto ou que você tenha que de fato passar bem rente a raiz, evite a fricção e o contato na medida do possível no couro cabeludo, cuidado também com as orelhas e testa;
  5. Não demore aplicando parte por parte, seja rápido na aplicação total do cabelo;
  6. Após feito a aplicação, pegue um pente fino, e sem encostar em demasia no couro cabeludo, os penteie bem para trás, depois faça o mesmo, só que para frente, após isso, os penteie para o lado esquerdo e depois o direito, na verdade a ordem de pentear para os lados tanto faz, mas realiza primeiramente para trás e frente;
  7. Após a aplicação e também o penteado mais preciso com o creme alisante nos cabelos, você deve esperar determinado tempo, que geralmente vai de 15 a 20 minutos, tais orientações mudam de acordo com o seu tipo de cabelo e da marca, você encontrará o tempo correto na descrição do fabricante;
  8. Após o tempo determinado (nunca exceda o tempo recomendado pelo fabricante) você irá enxaguar bem em água morna ou fria, deixe sair bastante o creme alisante em água corrente;
  9. Depois virá o último passo, a aplicação do shampoo neutralizante, você irá aplicá-lo como um shampoo comum, porém o tempo de permanência deste shampoo específico para alisamento pode variar, o padrão geralmente é de 10 minutos, isso de fato dependerá da marca ou linha escolhida, muito das vezes, caso o cabelo e couro cabeludo estejam muito quentes com o uso do shampoo, é orientado realizar uma segunda lavagem com o shampoo neutralizante, isso fica aberto a sua própria observação;
  10. Depois de terminado o processo, você só poderá voltar a lavar e hidratar a cabeleira após 3 dias.
Alisamento/Relaxamento

Quanto Tempo Dura e Depois de Quanto tempo Posso Refazer
O tempo do relaxamento pode ser de até três meses, mas isso dependerá do tanto que você lava os cabelos (por favor machos, não me vão ficar com a cabeça fedida só pro procedimento durar mais semanas). O tempo para refazer e não perder o benefício do alisante na raiz nova que está nascendo é de 2 meses no máximo, mas geralmente as pessoas realizam o processo novamente após 4 ou 5 semanas.

Dica Valioso e Obrigatória Para Ter Cabelos Bonitos Mesmo Após o Alisamento/Relaxamento
Sim, seus cabelos depois de algumas semanas podem padecer, se quebrarem, ressecar, perder o tom natural (desbotar) entre outros problemas de desgaste, para isso, será necessário a partir de agora abandonar os "creminhos" populares de supermercado e partir para produtos profissionais que trazem grande impacto de tratamento para o cabelo.

Use máscaras hidratantes ou reconstrutoras pelo menos uma vez na semana, use um shampoo e condicionador realmente bons e indicados para seu cabelo, outros finalizadores podem ser usado, como óleos, pomadas, ceras, Leave-in entre tantos outros. Se for usar chapinhas ou escova, use sempre um termoprotetor antes. Algumas marcas realmente excelentes e diferenciadas são: Alfaparf, Aussie, Kérastase, L'Oréal Profissional, Joico, Matrix. Moroccanoil, Orofluido, Osis+, Redken, Schwarzkopf, Senscience entre muitas outras famosíssimas.

Caso não tenha grana para tais manutenções que vão salvar seu cabelo e trazer qualidade mesmo com química, não fique triste, faça o seguinte: compre um shampoo e condicionador mais hidratantes e para cabelos quimicamente tratados ou até mesmo danificados e faça uso de pelo menos uma máscara hidratante profissional que seja para seu tipo de cabelo ou necessidade, para tudo na vida a gente dá um jeito, certo?

Alisamento/Relaxamento

Um Papo Sincero de Homem Para Homem Sobre o Ato de Alisar
Garotos, me desculpem, mas o blogueiro que vos fala precisa dizer que tem observado alguns casos de fracasso em uma parcela dos homens. Tenho visto cabelos masculinos alisado horríveis, então seja sensível ao olhar no espelho e ver que não ficou bonito e não repita nunca mais o procedimento, casos em que o homens tem cabelo altamente crespo e com crescimento rápido dos fios dá um contraste "broxante" entre a raiz natural e o restante dos fios lisos, e sinceramente não dá para ficar realizando o retoque de raiz a cada semana, isso seria altamente prejudicial. Outra coisa é que mesmo alguns homens tendo cabelo parcialmente lisos ou levemente ondulados não se encaixa tal técnica, pois em alguns ficam muito artificial, e essa não é a intenção, muito das vezes o cabelo que já não tinha muito volume se torna ralo e com pontas finas demais, então meus caros, tome cuidado ao fazer o alisamento ou até mesmo não torne a fazer, não adianta achar que está por ai arrasando e no fundo saber que não está, cabelos lisos não é uma regra, talvez o melhor seja você assumir a estrutura natural do cabelo. Fica a dica! 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

ATENÇÃO, antes de comentar:

Caso seu comentário seja de dúvidas pessoais, como: "o que usar", "qual o melhor", "me diz uma rotina de produtos para minha pele" ou coisas deste tipo, seu comentário não será respondido! O Blog Vaidade Derme ajuda as pessoas de maneira geral, mostrando fórmulas, pareceres do blogueiro e outras informações pertinentes. Lembre-se: o blogueiro não é seu consultor de beleza pessoal!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...