terça-feira, 27 de outubro de 2015

Carrapato: Uma Praga Que Pode Por Fim a Vida do Seu Cão | Como Acabar de Vez Com Este Risco

Olá pessoas vaidosas. E ai você você está de boa vivendo sua vida, cuidando bem do seu cachorro e de repente ele começa a não comer, não latir, não brincar, febre, moleza e você corre em desespero para o veterinário!

Cachorros

Isto já aconteceu comigo em um passado não muito distante e agora a doença do carrapato novamente atormentou minha vida e a do meu dog mais maravilhoso do mundo, e para piorar, há poucos dias perdi uma cachorra com outra doença, então meu sentimento foi de puro pânico, já que a terrível doença do carrapato mata de forma rápida e cruel.

Explicando a Doença do Carrapato
A doença do carrapato se apresenta de duas formas: a erliquiose (erlichiose) e a babesiose. Elas são transmitidas pelo carrapato marrom (Rhipicephalus sanquineus). Ele se aloja no corpo do cachorro e se alimenta de sangue. As duas formas da doença podem atingir o cachorro simultaneamente, agravando ainda mais o quadro clínico do cão.

Cachorro Focinho

A doença do carrapato também é conhecida como hemoparasitose. É uma das doenças que mais assustam os donos de cachorros, pois não existe vacina contra ela e apesar de existir tratamento e cura, ela também pode ser fatal.

A Erliquiose (ou Erlichiose) é uma doença infecciosa severa que acomete os cães, causada por bactérias do gênero Ehrlichia, sendo a principal a Ehrlichia canis. Raramente atinge gatos ou seres humanos, embora não seja impossível. É uma doença mais comum durante o verão, já que os carrapatos precisam de calor e umidade para se reproduzir. É comum confundir os sintomas da doença do carrapato com os sintomas da Cinomose, por isso é sempre importante consultar um veterinário assim que seu cachorro se mostrar apático, triste, prostrado e diferente do normal.

Já a Babesiose é causada pelo protozoário Babesia canis, que infecta e destrói os glóbulos vermelhos (diferente da Erliquiose, que é causada por uma bactéria que destrói os glóbulos brancos).

Só Remover o Carrapato do Cão Não É a Solução | Como Acabar Com Esta Praga
Pretendo aqui relatar minha experiência, nas últimas semanas, por mais que eu desse banhos mais regulares e vasculhasse o corpinho dos meus cachorros todos os dias, eles ainda assim voltavam a apresentar os carrapatos em menos de 24 horas, e depois de muito pesquisar eu vi que o certo era combater com precisão no ambiente, ou seja, minha casa inteira foi exposta a um veneno potente carrapaticida.

Depois de muito pesquisar eu escolhi o Triatox, a base de Amitraz, deve se ATENTAR com EXTREMA ATENÇÃO o uso indicado na embalagem e NUNCA ultrapassar a dose, já que o produto deve ser diluído em água nas doses recomendadas. Ele serve para animais de fazenda, como suínos e bovinos e também cães e ambientes, deste modo, você após ler e seguir as recomendações a risca, irá precisar de um pulverizador e também luvas e uma máscara por causa do cheiro que é relativamente forte, mas não arde os olhos ou causa sufoco.

Triatox

Triatox

Triatox
A sobre tampa já vem com o medidor para facilitar o preparo correto.
Antes de começar a pulverizar em toda a sua casa, limpe bem seu lar com produtos como água sanitária e se possível aspire o pó antes, pois isto elimina ovos dos carrapatos e pulgas das vigas do chão, depois isole seus cachorros em lugar seguro durante a pulverização e pelo menos uma hora depois do término para evitar inalação direta ou possíveis poças do veneno que possa se formar no chão.

Pulverize em todo os muros do quintal a cerca de 1 metro e meio para baixo, jogue na área, tijolos e entulhos que costumam  ficar nos cantos dos corredores externos, escadas, paredes internas na casa, portas, frestas de madeiras como portas, no lugar onde eles costumam dormir e passar a maior parte do dia, banheiros e um pouco em todo o chão da casa, não deixe nenhum muro externo sem pulverizar, em volta dos vasos de planta e jardim também e caso você carregue seu cão para passeios e viagens no carro, então você irá pulverizar também a parte interna do veículo.

Triatox
Olha eu ai me preparando para a pulverização na casa, rsrsr, não riam! 
O ciclo de vida dos carrapatos é de cerca de 21 dias, então nesta fase inicial e caso você esteja tendo problemas com carrapatos recorrentes, faça sempre a cada 20 dias, e depois, quando o controle estiver claro e evidente, passe a fazer de mês em mês ou de pelo menos a cada dois meses sem falta. 

O Triatox também pode ser usado direto no corpo do animal, o que chamamos de calda, com o animal limpo (não precisa necessariamente dar banho no cão no dia da calda), passe a mistura que para cães é de 2 ml para cada litro de água bem misturado, e esfregue o preparo por todo o corpo do seu pet, evitando 100% a cabeça e rosto do dog, esfregue bem por todo o corpo e o enxugue bem e não o deixe se lamber pelos próximos minutos. NUNCA ultrapasse a dose de preparo, você pode trazer danos ao cão. Para animais pequenos como os meus, que tem no máximo 5 kg, após a escalda é indicado enxaguar novamente o bichinho, só que com água pura e enxugá-lo bem.

Fora a salvação do Triatox, olhar seu cão regularmente nas partes como pescoço, entre os dedos e patas e orelhas, lugares preferido dos carrapatos e banhar seu companheiro de quatro patas com sabonete especialmente formulado para controle de carrapato. Outras medidas também podem ser tomadas juntas ao Triatox, tais como coleiras anti-pulgas e carrapatos e bisnagas com líquido para se aplicar no dorso do animal uma vez ao mês. 

Fica a dica, não deixe seu animal sofrer, ainda mais por uma doença tão séria, mas que felizmente há tratamento caso você busque a ajuda do veterinário rapidamente. O meu pequeno rapaz peludinho passa bem, apesar de ainda um pouco triste, mas seu tratamento irá continuar com remédios e muito cuidado pelas próximas semanas. Espero ter ajudado. 

ATENÇÃO: Tritox é tóxico e há relatos de cães com toxicamento agudo, este veneno é contra indicado em cães idosos e com asmas. Consulte seu veterinário ou opte por combate mais seguros e deixe o Triatox apenas para se usar no ambiente e não no cão. 

Um comentário :

ATENÇÃO, antes de comentar:

Caso seu comentário seja de dúvidas pessoais, como: "o que usar", "qual o melhor", "me diz uma rotina de produtos para minha pele" ou coisas deste tipo, seu comentário não será respondido! O Blog Vaidade Derme ajuda as pessoas de maneira geral, mostrando fórmulas, pareceres do blogueiro e outras informações pertinentes. Lembre-se: o blogueiro não é seu consultor de beleza pessoal!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...