segunda-feira, 11 de maio de 2015

Estria: O Que É, Como Evitar, Tratamento

Olá pessoas vaidosas. Hoje separei um texto muito bacana e que vai direto ao ponto. Os parágrafos a seguir são para orientação geral sobre as temidas estrias que atingem qualquer pessoa em qualquer fase da vida. 

O Que É
As estrias surgem da ruptura das fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela elasticidade, que estão localizadas na derme (camada profunda da pele) que ocorrem por sua distensão exagerada ou devido a alterações hormonais. É comum o surgimento durante a puberdade em decorrência do crescimento acelerado nesta fase da vida e também na obesidade e na gravidez. Atinge os dois sexos porém é mais freqüente no sexo feminino.

Estria

As estrias são lesões lineares, geralmente paralelas, que podem variar de 1 a vários centímetros de extensão. Surgem principalmente nas coxas, nádegas, abdome (gravidez) e dorso do tronco (homens). Inicialmente as lesões são avermelhadas ou róseas evoluindo mais tarde para uma tonalidade esbranquiçada. Em pessoas de pele morena as estrias podem ser mais escuras que a pele sadia. A pele na área afetada tem consistência frouxa.

Como evitar?
O surgimento das estrias depende de uma tendência pessoal. Algumas pessoas as desenvolvem mesmo com pouca distensão da pele e outras não desenvolvem estrias nem na gravidez, quando a distensão da pele é muito grande. De qualquer forma, recomenda-se a hidratação intensa da pele com cremes e loções hidratantes para tentar evitá-las, principalmente em pessoas com histórico familiar de estrias. Deve-se beber pelo menos 8 copos grandes de água por dia (2 litros) e evitar engordar demais e rapidamente, eliminando doces e gorduras da dieta e praticando exercícios físicos regularmente. 

Estria

Nas meninas, na fase da puberdade, estes cuidados são muito importantes, pois é nessa época que costumam surgir as estrias nas nádegas, coxas e mamas. Nos rapazes, a fase do "estirão" pode causar estrias horizontais no dorso do tronco.

Tratamento
O moderno Peeling de cristal, por exemplo, atua a partir da emissão de um jato a vácuo de cristais de óxido de alumínio que remove suavemente as células mortas e a camada mais externa da pele. A microdermoabrasão das estrias estimula a formação de colágeno e elastina na pele, levando a formação de uma nova camada celular, tratando progressivamente as estrias. Outros variados tratamentos estão disponíveis, como remédios mais fortes aplicados topicamente em casa, lasers e etc. Os tratamentos possuem preços e durações variadas, e muito das vezes, para um tratamento adequado, é necessário paciência, investimento monetário e a junção de mais de uma forma de reversão. O legal é pesquisar bastante e conversar com seu médico de confiança. 

Estria

Fonte: Site Médico e editado parcialmente pelo Vaidade Derme Blog. 

2 comentários :

  1. Olá Edu tudo bem, ótimo artigo. Como você adora a La Roche e faz vários reviews, está com um tempinho para fazer um no novo La Roche-Posay Effaclar BB Blur? Às vezes não sei se vale usar ele, já usando o Duo + que encontrei por aqui ou o Matt + um BB Cream normal, pelos vídeos que vi, ele me lembra mto o mouse/protetor solar deles.. thanks :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To louco pra usar, mas ainda não tive possibilidade, assim que experimentar eu escrevo! ABraços.

      Excluir

ATENÇÃO, antes de comentar:

Caso seu comentário seja de dúvidas pessoais, como: "o que usar", "qual o melhor", "me diz uma rotina de produtos para minha pele" ou coisas deste tipo, seu comentário não será respondido! O Blog Vaidade Derme ajuda as pessoas de maneira geral, mostrando fórmulas, pareceres do blogueiro e outras informações pertinentes. Lembre-se: o blogueiro não é seu consultor de beleza pessoal!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...