segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Os 7 Mandamentos Dos Cuidados Com o Sol | Dicas Valiosas

Olá pessoas vaidosas. Hoje li e separei uma matéria altamente explicativa e resolvi publicar o texto do site GQ da Globo aqui no Blog, uma entrevista com um especialista no assunto que reforça os cuidados básicos contra os raios UV. Espero que o post em tópicos resumidos possa auxiliar a todos. 

Poucas coisas são tão prazerosas do que curtir um solzinho, jogar frescobol e dar uns mergulhos. Por isso seria chato começar o texto lembrando que o sol pode ser nosso inimigo. Mas não tem como tapar o sol com a peneira: o câncer de pele é o mais frequente entre os homens brasileiros e chega a superar o de próstata e o de pulmão. Para ensinar você a se proteger, consultamos o dermatologista especializado em proteção solar Sérgio Schalka, professor da Universidade de Santo Amaro (Unisa) e diretor do Medcin Instituto da Pele.

Proteção Solar
Esta imagem me deu agonia, rsrs, juro que deu!
1. Considerar todo sol perigoso
O horário de maior incidência de raios UVA e UVB (e mais risco) é entre as 10h e as 16h. Mas, como ninguém pretende chegar à praia às 7h ou às 5 da tarde, isso pouco importa, segundo Sérgio Schalka. "As duas radiações agem praticamente o dia todo e provocam danos com a mesma intensidade", diz o médico. "Não existe dose ou horário seguro de exposição ao sol." Curta a praia sem neura, mas, por volta do meio-dia, vista camiseta, boné e vá para baixo do guarda-sol.

2.Nunca sair sem protetor solar
FPS 30 é suficiente para uso diário ou na praia, mas atenção ao rótulo: a sigla FPS (Fator de Proteção Solar) se refere apenas aos raios UVB; o nível de defesa contra os raios UVA (a sigla PPD (Persistent Pigment Darkening), pode ser expresso por estrelinhas (*****), cruzinhas (+++++) ou alertas como "proteção de amplo espectro". Outro cuidado: "O número do FPS está ligado à proteção contra queimaduras e não contra o câncer de pele, por exemplo", esclarece Schalka.

Proteção Solar

3.Aplicar protetor ainda em casa
Passe o creme antes de sair para a praia, enquanto você está ainda limpo, livre de areia e suor. Aplique o produto de preferência nu, para não deixar de lado nenhuma parte do corpo. Pois da qualidade da aplicação depende sua proteção. Hoje, os filtros começam a agir quase imediatamente: não é mais preciso esperar meia hora antes de se expor ao sol. Um cuidado simples que faz toda a diferença.

4.Não economizar o produto
O uso da porção certa do creme, sem economia, é o fator mais importante para garantir proteção: "Quantidade é tudo", alerta o dermatologista. "Quando não se aplica a quantidade correta, não se atinge o FPS expresso no rótulo e o nível de proteção cai para um terço aproximadamente", explica Sérgio Schalka.

Proteção Solar

5.Reaplicar várias vezes
Não vale passar o creme uma vez só e achar que está protegido indefinidamente. A recomendação médica é reaplicar a cada duas horas ou depois de mergulhar. Mergulho, aqui, significa entrar na água de verdade, nadar, movimentar-se ou permanecer no mar ou na piscina por mais de 20 minutos. Os protetores solares modernos resistem à água (desde que essa propriedade esteja no rótulo) e uma caída no mar só para refrescar não é suficiente para eliminar o produto.

6.Usar no rosto diariamente
Filtros de uso diário, além de proteger a pele da radiação UVA e UVB, controlam o brilho e o excesso de oleosidade. Pela manhã, aplique um produto com fórmula especial para rosto, com FPS 30, e reaplique após o almoço. Caso pratique corrida ou outro esporte ao ar livre, opte por FPS 60 em produto para uso esportivo (que resiste ao suor, adere melhor à pele e não escorre nos olhos). Vale a regra dos produtos de praia: reaplicar a cada duas horas ou após longos períodos na água.

7.Optar por qualidade
Um filtro com FPS 30 e PPD 10 de uma marca barata pode ser tão eficaz quanto outro de outra marca cara, com o mesmo fator de proteção, mas suas propriedades podem ser diferentes. Mais do que o nível de proteção, o diferencial, de fato, está na fórmula. "Os bons protetores solares costumam ter ativos hidratantes, antioxidantes e anti-idade, reduzem o brilho e nutrem a pele", diz o dermatologista, que recomenda a escolha de marcas de qualidade reconhecida.

2 comentários :

  1. Olá, Edu! Gostaria que você desse uma dica de protetor solar para pele oleosa.
    Estou usando o protetor solar anthelios ac fluide fps40 antibrilho da la roche posay, mas minha pele ainda fica oleosa... Me indicaram um da Vichy de toque seco, você conhece ou já usou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço Laíssa, mas não indico nada pontual para ninguém. dê uma conferida aqui no Blog, procure as resenhas.... beijos.!

      Excluir

ATENÇÃO, antes de comentar:

Caso seu comentário seja de dúvidas pessoais, como: "o que usar", "qual o melhor", "me diz uma rotina de produtos para minha pele" ou coisas deste tipo, seu comentário não será respondido! O Blog Vaidade Derme ajuda as pessoas de maneira geral, mostrando fórmulas, pareceres do blogueiro e outras informações pertinentes. Lembre-se: o blogueiro não é seu consultor de beleza pessoal!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...