terça-feira, 7 de outubro de 2014

Tudo Sobre Minoxidil | O Remédio Barato Que Acaba Com a Calvície Em Homens e Mulheres

Olá pessoas vaidosas. Que tal um medicamento de uso tópico capaz de reverter a calvície masculina e feminina? Minoxidil, a priore, era um medicamento oral para hipertensos, porém, com o passar do tempo, se descobriu um outro benefício com a droga: o crescimento de cabelo.

O Minoxidil, para o tratamento da calvície, é usada em concentrações 2% à 5% e tem resposta visível já no quarto mês de utilização. A droga tópica em solução oleosa ou alcoólica pode ser manipulada com receita médica pelo seu dermatologista ou comprada com os nomes comerciais dos laboratórios que a fabricam, como Roggaine, Regeine, Ylox, Lacovin, Kresse, Minoxile, Locemix, Tricoplus e Neoxidil. A boa notícia é que além do medicamento funcionar em grande parte dos casos, ele é de preço acessível. 

Minoxidil Calvície

As mulheres, principalmente, devem procurar ajuda médica antes de iniciar qualquer tratamento, pois deve-se investigar o porquê da alopecia. Minoxidil jamais deve ser aplicado mais de duas vezes ao dia, estudos mostram que aplicar o medicamento duas vezes ao dia e não uma, na concentração de 5%, os resultados são mais expressivos e rápidos, alguns profissionais preferem administrar a concentração de 2% para as mulheres. 

Minoxidil não serve apenas para o uso capilar, muitos homens recorrem a ele para crescer a barba ou simplesmente corrigir as áreas falhas, já as mulheres, costuma usar no cílios e sobrancelhas, neste caso de áreas menores, o uso de bico dosadores finos e texturas mais adequadas são indicadas para não escorrer para outras regiões.    

Minoxidil Calvície

Outra questão importante é que o Minoxidil fará o máximo para recuperar os fios perdidos, porém, em cerca de 10 meses à um ano, ele demostra o máximo de recuperação, e neste momento, o paciente deve continuar usando diariamente, pois caso se interrompa sua aplicação, em poucos meses as áreas afetadas pela alopecia avança novamente, mesmo com este uso para toda a vida, geralmente após dois anos de tratamento, muitos recomendam fazer um ciclo, deixando de usar o medicamento por 2 à 3 meses e voltando por mais um ano e assim por diante.

Como Aplicar:
Após estar com o cabelo limpo e o mais seco possível, aplicar o Minoxidil no couro cabeludo e fazer uma rápida massagem na área afetada, o foco é o couro, e não os fios. Pode ser aplicado de manhã e noite, deve-se atentar aos possíveis efeitos colaterais, caso eles não ocorram, aplicar duas vezes é melhor para os resultados.

Muito cuidado com o manuseio, sempre lavar bem as mãos após a aplicação e jamais deixar escorrer no rosto. Outra dica é não ir dormir logo após aplicar o Minoxidil, esperar pelo menos 30 minutos é mais seguro.

Minoxidil Calvície

Efeitos Colaterais:
O couro cabeludo pode ficar mais oleoso, caspas, coceira, dor de cabeça e o surgimento de pelos na face indesejados, principalmente se for do sexo feminino que já apresenta uma quantidade maior de pelos no rosto naturalmente. Outro efeito passageiro negativo, é a queda acentuada nas primeiras semanas, mas o paciente deve entender que isto é extremamente normal e logo a situação se reverte ao extremo oposto. Mulheres gestantes o uso de Minoxidil é contra indicado.

O Que o Minoxidil Faz no Couro Cabeludo:
Ele estimula o folículo piloso, multiplicando as células da raiz do cabelo e eleva a circulação sanguínea, ampliando a oxigenação, permitindo o processo de crescimento natural dos fios, porém esta afirmação ainda é motivo de dúvida científica, sendo que os motivos do crescimento dos fios podem ser outros.

Minoxidil Calvície

Conclusão:
Minoxidil, apesar de ser uma droga maravilhosa e que tem devolvido a estima de muitos pacientes, não é de fato milagrosa, mas sim um agente de tratamento eficaz e que exige o uso para toda a vida, assim como outros medicamentos para calvície, como a Finasterida. O uso do Minoxidil pode e deve ser usado com demais tratamentos contra perda de fios prescritos pelo médico.

5 comentários :

  1. Edu,

    Eu uso minoxidil na concentração de 5% há mais de dez anos. Uso por prescrição médica. Ele é um vasodilatador que estimula a irrigação sanguinea e com isso, há o crescimento de novos folículos.
    Uso ele associado com outros ativos. Confesso que odeio de morte o minoxidil!
    Ele em tempos em tempos piora a queda (efeito shading) e ele deixa o cabelo uma desgraça. Fica duro, seco, um nojo. Não tem a menor condição de usar de dia e sair de casa.
    Só uso a noite e mesmo assim, por obrigação do meu tratamento. Minha alopecia é genética e hormonal e sem cura.
    O minoxidil não acaba com a queda...deixou de usar babau....
    Atualmente os dermatologistas não prescrevem o minoxidil isolado. Estão associando principalmente com os fatores de crescimento. Fica a dica.

    Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Vanessa pelas considerações! Nada é perfeito né? Ainda bem que existem saídas.

      Excluir
    2. Edu,

      Infelizmente o minoxidil é sempre prescrito nos tratamentos, sobretudo para pacientes com perfil androgenético (basicamente protocolar em todo tratamento para alopécia).

      Depois que lava o cabelo e remove o minoxidil, os fios ficam normais. Mas usar de dia..sem chance, especialmente para as mulheres.

      A função do minox é basicamente a vasodilatação. E é fundamental associar com outros ativos para ter resultados melhores.
      Quem sofre de queda como eu sabe... não existe cura para a alopécia. Com muito esforço e muito investimento se consegue controlar e manter novos fios nascendo.
      Não se pode abandonar o tratamento porque é só fazer uma pausa que a queda vem com tudo.
      Bjsss

      Excluir
    3. Sim Vanessa, eu pesquisei sobre para escrever o texto, estou interagido de tais informações e dificuldades! O jeito é continuar com os recursos disponíveis!

      Excluir
  2. Não vivo sem Minoxidil!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO, antes de comentar:

Caso seu comentário seja de dúvidas pessoais, como: "o que usar", "qual o melhor", "me diz uma rotina de produtos para minha pele" ou coisas deste tipo, seu comentário não será respondido! O Blog Vaidade Derme ajuda as pessoas de maneira geral, mostrando fórmulas, pareceres do blogueiro e outras informações pertinentes. Lembre-se: o blogueiro não é seu consultor de beleza pessoal!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...