sexta-feira, 12 de setembro de 2014

5 Mitos e 5 Verdades Sobre a Calvície Masculina

Olá, pessoas vaidosas. Hoje, o texto destina-se à maioria dos homens, se não quase todos, afinal, o assunto é calvície masculina. Segundo o site Ask Men, a perda dos cabelos é citada como preocupação em 9 a cada 10 homens. Fizemos uma lista com 5 mentiras e 5 verdades relacionadas a esse problema para você ficar bem informado e entender a alopecia androgenética - como é conhecida a calvície - de uma vez por todas. Confira!

Calvície Masculina

Calvície masculina tem início antes dos 21 - VERDADE

O problema tem início perto dos 20 anos, no entanto, como a calvície não vem a ser considerada uma preocupação durante a juventude, o homem só começa a notar o problema de queda de cabelos quando está próximo aos 30 anos.

Xampu antiqueda auxilia no combate à calvície - MITO

O xampu antiqueda, apesar de melhorar a condição do couro cabeludo e evitar a quebra, não atua especificamente no crescimento dos fios e nem evita ou causa queda (veja aqui outras dicas de como acabar com a calvície).

Calvície Masculina

Existem diferentes tipos de calvície - VERDADE

Na alopecia androgenética de padrão masculino, a queda ocorre nas entradas e na parte superior da cabeça (vértex). A rarefação na região da coroa e no topo, sem perda na frente, ocorre na alopecia androgenética de padrão feminino. Já nas alopecias inflamatórias, como a areata, surgem áreas delimitadas de perda de cabelo, um mecanismo autoimune do próprio organismo. 

Queda de cabelo é sinônimo de calvície - MITO

Perder cabelos faz parte da vida. Cair, em média, até 100 fios por dia é normal e não representa uma calvície, mas sim fases do ciclo capilar. A calvície tem origem genética e um sinal dela é quando a quantidade de fios perdidos supera o volume normal. Nesse momento, é preciso prestar atenção e buscar ajuda médica para dar início ao tratamento mais adequado.

Calvície Masculina

14% dos homens têm variantes genéticas que levam à calvície - VERDADE

De acordo com uma pesquisa realizada em 2008 por cientistas da Glaxo Smith Kline, uma companhia farmacêutica britânica, a combinação de genes de homens calvos aumentava em sete vezes as chances de o problema surgir. 

O homem percebe quando o cabelo começa a cair - MITO

Na verdade, 50% do cabelo cairá antes que o homem perceba. Por conta do problema ser gradual, o homem nota a calvície quando mais da metade do cabelo se foi e o distúrbio se torna esteticamente visível.

Calvície Masculina

Calvície tem influência direta sobre a auto-estima - VERDADE

Referência de beleza e característica marcante da personalidade, o cabelo, quando começa a cair, pode abalar psicologicamente e até comprometer ela em suas relações afetivas e interpessoais. Raros são os pacientes que, de alguma forma, não se abalam com o problema.

Não há tratamentos contra a calvície - MITO

Existem métodos que tratam desde casos mais brandos até uma queda mais acentuada. Medicações ingeridas por via oral receitadas por um especialista e tratamentos realizados em consultório com uso de lasers ajudam a controlar e até reverter a calvície.

Calvície Masculina

Anabolizantes e vitaminas em excesso promovem queda de cabelo - VERDADE

Pessoas geneticamente predispostas a queda de cabelo têm o problema agravado na ingestão de anabolizantes, principalmente quando a quantidade de hormônios for muito grande. Já as vitaminas provocam intoxicação e, como consequência, perda capilar.

Ingerir proteína previne a calvície - MITO

Apesar de o cabelo ser formado a partir de proteína, a ingestão do nutriente não vai influenciar na calvície. A alimentação rica em proteína e outros nutrientes como ferro, cobre e zinco é recomendada quando o problema é apenas queda de cabelo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

ATENÇÃO, antes de comentar:

Caso seu comentário seja de dúvidas pessoais, como: "o que usar", "qual o melhor", "me diz uma rotina de produtos para minha pele" ou coisas deste tipo, seu comentário não será respondido! O Blog Vaidade Derme ajuda as pessoas de maneira geral, mostrando fórmulas, pareceres do blogueiro e outras informações pertinentes. Lembre-se: o blogueiro não é seu consultor de beleza pessoal!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...