terça-feira, 5 de agosto de 2014

Lesões Mais Comuns na Musculação e Dicas de Como Agir Caso Elas Ocorram

Olá pessoas vaidosas. Hoje o Blog fala sobre lesões no geral na prática de exercícios físicos, mais um guest post no ar.

É muito importante a realização de exercícios físicos, porém se não forem feitos com o devido cuidado e atenção pode acontecer problemas. Para quem gosta de malhar sempre é preciso ficar de olho nas lesões mais comuns na musculação, por exemplo, e não exagerar na dose para que possa continuar treinando sempre e mantendo uma rotina saudável.

Lesões Mais Comuns na Musculação e Dicas de Como Agir Caso Elas Ocorram

Conheça sobre cada tipo de lesão e como são causadas e fique de olho no seu treino:

Tendinite: esta é inflamação do tendão, que geralmente ocorre por movimentos repetitivos (como no caso da LER, Lesão por Esforço Repetitivo). Porém também pode acontecer pelo mau uso dos aparelhos e por levantar peso excessivamente.

Distensão muscular: acontece quando há o rompimento de uma ou mais fibras musculares devido a uma carga muito pesada, contração dos músculos feita muito rapidamente ou também um estiramento maior que o necessário. Pode doer bastante e ser mais ou menos complexa, então ao menos sinal, fique atento.

Tendinose: também chamada de tendinite crônica, ela lesiona o tendão sem que haja inflamação. Assim, acaba por reduzir a força na tensão e pode ocasionar outras lesões mais graves por ficar muito frágil.

Lesões Mais Comuns na Musculação e Dicas de Como Agir Caso Elas Ocorram

Bursite: trata-se da inflamação de uma ou várias bursas, que são pequenos sacos que estão na articulação. Ela fica nos locais onde os músculos e ossos precisam deslizar pelo osso e, quando saudável, permite que este movimento seja feito facilmente, porém quando inflamada deixa o movimento doloroso, além de enrijecer o músculo. É causada, no geral, por movimentos repetitivos ou grande pressão no local e afeta mais joelhos, cotovelos e ombros, mas pode atingir outras áreas.

Ruptura muscular: acontece a ruptura das fibras de um músculo e pode haver bastante dor, além de inflamações e edemas que farão mudar a cor da pele. Geralmente ocorre quando se faz contrações muito rápidas ou quando a carga é grande demais.

Estas são apenas os problemas mais comuns que acontecem durante a musculação, mas ao conhecer estas lesões você pode redobrar seus cuidados na hora de fazer exercícios de musculação, respeitando sempre o peso ideal do aparelho e também as indicações dadas pelo profissional, além de manter a postura correta.

Lesões Mais Comuns na Musculação e Dicas de Como Agir Caso Elas Ocorram

O que fazer em casos de lesões durante a musculação:
Se sentir que algo deu errado durante algum movimento do seu treino (não precisa ser exatamente uma dor intensa, mas mínima que seja, ou apenas alguma diferença muscular na realização do exercício) pare imediatamente seu treino para que isso não se torne uma lesão maior. 

Muitos cometem o erro de achar que não é nada e não querem parar de treinar para não perder o pique e depois uma lesão que poderia estar curada em uma semana demora um mês para sarar, ou seja, quanto antes parar e começar a tratá-la, melhor.

Após parar o treino, faça uma compressa de gelo por 15 minutos de três em três horas e procure um médico o quanto antes para começar a fazer o tratamento correto a fim de que possa voltar a treinar o quanto antes.

Este artigo foi produzido pela autora Jeniffer Elaina, colaboradora do site Planodesaude.net.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

ATENÇÃO, antes de comentar:

Caso seu comentário seja de dúvidas pessoais, como: "o que usar", "qual o melhor", "me diz uma rotina de produtos para minha pele" ou coisas deste tipo, seu comentário não será respondido! O Blog Vaidade Derme ajuda as pessoas de maneira geral, mostrando fórmulas, pareceres do blogueiro e outras informações pertinentes. Lembre-se: o blogueiro não é seu consultor de beleza pessoal!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...