terça-feira, 1 de julho de 2014

Várias Opções Para Eliminar ou Amenizar as Cicatrizes | Técnicas e Procedimentos

Olá pessoas vaidosas. Recebo muitos e-mails me perguntando sobre tratamentos para cicatrizes, então resolvi publicar um texto explicando sobre o que é possível fazer quando o assunto é apagar ou pelo menos melhorar as marcas grosseiras da vida.

O que é uma cicatriz? As cicatrizes aparecem quando a pele se refaz de machucados causados por acidente, doença ou cirurgia. Elas fazem parte do processo de cura. Quanto mais a pele ficar danificada e quanto mais tempo ela demorar a sarar, maior será a chance de se ter uma grande e feia cicatriz. Uma cicatriz pode parecer mais vermelha e grossa no começo, desbotando gradualmente com o tempo. Muitas cicatrizes - em processo de cura - parecem repugnantes aos três meses de tratamento. Com certeza elas ficarão com um aspecto melhor depois de mais tempo.

Várias Opções Para Eliminar ou Amenizar as Cicatrizes

A maneira como uma cicatriz se forma é afetada pela idade do paciente e pelo lugar do corpo ou da face onde ela está sendo formada. Uma pele mais nova se recupera mais facilmente e tende a se regenerar resultando em cicatrizes maiores e grossas do que as em pele mais velha. A pele sobre a mandíbula é mais apertada que a pele da bochecha e formará uma cicatriz mais fácil de se ver. Se uma cicatriz for cortada ou levantada, sombras irregulares serão vistas, dando à pele uma aparência desigual. Uma cicatriz que atravessa as linhas de expressão naturais ou for mais larga que a ruga será mais aparente porque não seguirá o padrão natural, nem parecerá como uma ruga formada naturalmente. Qualquer um, ou uma combinação destes fatores pode resultar em uma cicatriz que, apesar de saudável, pode ser melhorada por um tratamento com cirurgião-dermatológico.

O que pode e o que não pode ser feito com cicatrizes? Várias técnicas podem minimizar uma cicatriz. A maioria delas pode ser feita no consultório do dermatologista. Somente cicatrizes severas como queimaduras - em uma grande parte do corpo - pode requerer anestesia geral ou internação hospitalar. A revisão cirúrgica da cicatriz pode melhorar a maneira de como a cicatriz se apresenta, através da mudança de tamanho, profundidade ou cor. Entretanto, nenhuma cicatriz pode ser completamente apagada e nenhuma técnica mágica devolverá à pele, a sua aparência normal antes do ferimento e da cicatriz. A revisão cirúrgica da cicatriz permite que a marca seja menos evidente. Porque cada cicatriz é diferente e cada uma delas exigirá um método diferente.

Várias Opções Para Eliminar ou Amenizar as Cicatrizes

O passo mais importante no tratamento das cicatrizes é a consulta cuidadosa entre o paciente e o cirurgião-dermatológico – para ver o que da cicatriz mais incomoda o paciente - e decidir qual o melhor tratamento. Tratamento de Cicatrizes Revisão Cirúrgica da Cicatriz – baseado na habilidade da pele em esticar com o tempo, a revisão cirúrgica da cicatriz é um método de remoção da cicatriz fazendo a junção da pele normal de uma maneira menos evidente. A remoção cirúrgica de cicatrizes é mais conveniente para cicatrizes largas e compridas, em lugares proeminentes, ou cicatrizes que ficaram muito feias e fora de um padrão aceitável. As cicatrizes largas freqüentemente podem ser cortadas e fechadas, resultando em uma cicatriz mais fina e as cicatrizes compridas podem ficar mais curtas. Usar a técnica de linhas de incisão irregular ou em ziguezague ao invés de incisões de linhas retas para formar uma cicatriz de “linha quebrada”, permite que a cicatriz seja mais difícil de ser percebida. Algumas vezes, a direção da cicatriz pode ser mudada para que, toda ou parte da cicatriz, “cruze” com uma ruga natural ou que a linha “caia” na ruga, tornando-a menos perceptível.

Este método também pode ser usado para mudar cicatrizes para locais mais favoráveis como o contorno do couro cabeludo ou em uma junção natural - por exemplo, onde o nariz se encontra com a bochecha. Os melhores resultados são obtidos quando a cicatriz é removida e as bordas do ferimento são juntadas sem tensão ou movimento de “puxar” da pele. Já a dermabrasão é um método para tirar cicatrizes causadas por acne, marcas de catapora/varíola, algumas cicatrizes cirúrgicas ou irregularidades pequenas da superfície da pele. Uma máquina elétrica é usada por um dermatologista para remover as camadas superiores da pele e para dar um contorno mais igual a superfície da pele. Enquanto ela oferece uma melhora em certas cicatrizes, ela não pode se livrar completamente delas. Os pacientes podem voltar ao trabalho normalmente após uma semana.

Várias Opções Para Eliminar ou Amenizar as Cicatrizes

Se os defeitos são pequenos, somente uma dermabrasão é necessária. Várias dermabrasões podem ser feitas se os defeitos forem profundos e extensivos como, por exemplo, em cicatrizes profundas por causa de acne. Outro método para a melhora de acne e cicatrizes de catapora é o polimento da pele a laser. Luz de alta-energia é usada para remover a pele danificada e indesejável. Os pacientes podem retornar ao trabalho ou à atividade regular dentro de uma semana, mas a pele pode ficar rosa por várias semanas ou meses. 

Vários lasers diferentes estão disponíveis, dependendo do defeito da pele que requer melhora. Um laser de pigmento pulsado, por exemplo, usa luz amarela para remover a vermelhidão da cicatriz e para nivelar as cicatrizes levantadas (cicatriz hipertrófica ou quelóide). Este laser também pode melhorar a sensação de coceira e queimadura na cicatriz. Cicatrizes hipertróficas ou quelóides precisam, a cada dois meses, de dois ou mais tratamentos com laser pulsado de pigmento.

As cicatrizes de acne ou outras cicatrizes recuadas (atróficas) também podem melhorar com o polimento de pele a laser. Preenchimento Facial (injeções de colágeno ou transferência de gordura) Colágeno injetável, uma proteína animal natural, é a substância usada para elevar cicatrizes recuadas e suaves. A quantidade de colágeno injetada vai variar de acordo com o tamanho e a firmeza da cicatriz. O paciente com histórico de alguma doença do colágeno ou doença “auto-imune” não deve receber colágeno bovino injetável. Sempre antes do tratamento os pacientes são submetidos à testes no braço e observados. Tudo é feito para assegurar que não haja reação alérgica ao colágeno. 

Várias Opções Para Eliminar ou Amenizar as Cicatrizes

Os pacientes alérgicos ou aqueles com doenças vasculares de colágeno não podem usar colágeno humano ou outros materias de preenchimento relacionados. A melhora é imediata, mas não é permanente. As injeções de colágeno precisam ser repetidas a cada três ou seis meses. A gordura do próprio paciente ou a fáscia doada injetável pode ser usada nas cicatrizes grossas e profundas. Novas pesquisas poderão desenvolver substâncias mais permanentes, que possam ser injetadas em cicatrizes. Enxertos e Excisões Enxertos são pedaços pequenos de pele normal usados para substituir a pele cicatrizada. Um instrumento muito pequeno é usado para furar um buraco na pele e remover a cicatriz. A área é então prenchida com um pedaço de pele sem cicatriz, normalmente retirada da pele atrás da orelha. Estas “tampas” são presas no lugar por cinco a sete dias enquanto elas saram. Excisões por outro lado, envolvem o uso de pontos perto dos furos produzidos pelo pequeno corte na pele. Os pontos são removidos de cinco a sete dias. Mesmo que os enxertos e excisões formem cicatrizes, eles fornecem uma superfície mais lisa na pele, o que é menos visível que as cicatrizes profundas. Cicatrizes profundas ou “marcas” da acne são mais bem tratadas com enxertos ou excisões.

Outra opções são os Peelings Químicos, este procedimento serve para suavizar cicatrizes profundas e dar à pele uma cor mais igualada. Ele envolve o uso de um produto químico para remover a camada superior da pele e é o mais útil para cicatrizes superficiais rasas. O produto químico é aplicado na pele com um aplicador comum com ponta de algodão (cotonete), começando pela testa e passando para as bochechas e para o queixo. Produtos químicos diferentes podem ser usados para diferentes peelings profundos. Peelings leves não requerem tempo de recuperação enquanto que peelings profundos podem requerer até duas semanas para recuperação. A quantia de cicatrização e mudança de cor da pele determina o tipo de peeling selecionado. Outros Métodos de Tratamento de Cicatrizes Ataduras com pressão e massagens podem alisar algumas cicatrizes se usadas regularmente por vários meses. Gels com silicone, cremes e ataduras também têm sido úteis na redução da grossura da cicatriz e da dor. Eles também podem ser usados regularmente e os resultados são variáveis. 

Fonte: Academia Americana de Dermatologia

Nenhum comentário :

Postar um comentário

ATENÇÃO, antes de comentar:

Caso seu comentário seja de dúvidas pessoais, como: "o que usar", "qual o melhor", "me diz uma rotina de produtos para minha pele" ou coisas deste tipo, seu comentário não será respondido! O Blog Vaidade Derme ajuda as pessoas de maneira geral, mostrando fórmulas, pareceres do blogueiro e outras informações pertinentes. Lembre-se: o blogueiro não é seu consultor de beleza pessoal!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...