segunda-feira, 7 de julho de 2014

Os Mais Potentes Suplementos da Juventude e Beleza | Como Eles Agem e o Sucesso Mundial no Tratamento Antiidade | Parte 1/3

Olá pessoas vaidosas. Parece que de uma vez por todas os suplementos fazem parte da rotina de beleza mundial, muitos já relatam ser impossível alcançar poderosos resultados sem as cápsulas que fazem coisas fantásticas de dentro para fora e refletem uma pele extremamente mais jovem e mais bonita em diversos aspectos.

Suplementos Antiidade

Este artigo de extrema importância, é fruto de um trabalho árduo e muita pesquisa a nível internacional, pois percebi que não existe nenhum texto completo neste sentido no Brasil, por isso fui atrás dos ativos orais que realmente tem demonstrado através de estudos e reconhecimento médico a eficácia em complemento aos cosméticos e medicamentos tópicos. 

No Brasil ainda é uma novidade que chega aos poucos, vários dermatologistas já indicam amplamente no país muitos destes suplementos, alguns tão respeitados no meio científico que já é possível encontrá-los em lojas e drogarias de praticamente todo mundo. 

Muitos destes suplementos apresentados aqui já fazem parte da lista de receituários dos profissionais da saúde, são ativos que vão desde a eliminação total da acne a anulação quase que completa de manchas como melasma, sem mencionar os ativos que rejuvenescem a pele e já são capazes em conjunto a dermocosméticos tópicos, reverterem rugas, até mesmo as mais profundas. 

Alguns destes ativos para o tratamento estético são parcialmente desconhecidos no Brasil e pouco deles nem são encontrados a venda no país, ou por não serem ainda famosos e sem apelo comercial ou pela dificuldade da ANVISA em liberar a comercialização. Como este artigo possui uma lista detalhada de mais de 20 substâncias orais para a pele, ele foi dividido em três partes para facilitar a leitura, leitura esta que pode se tornar densa e um pouco complexa ao grande público, mas que foi resumida e editada afim de melhor compreensão.

Resveratrol:
Um dos ativos relativamente novos mais estudados e indicados para combater os sinais da idade avançada. O resveratrol é um membro de um grupo de compostos de plantas chamados polifenóis. Estes compostos possuem propriedades antioxidantes, protegendo o organismo contra danos. Resveratrol é encontrado nas cascas das uvas vermelhas, mas outras fontes incluem amendoim e frutas como a romã. O resveratrol tem tantos benefícios para a saúde, que milhares de fabricantes já o vende, a maioria contêm extratos da planta Polygonum cuspidatum japonês e chinês. Outros suplementos de resveratrol são feitos a partir de extratos de vinho tinto ou de uva.

Resveratrol

Resveratrol ganhou muita atenção na questão anti idade pelos relatos e benefícios de combate a doenças. A pesquisa inicial, principalmente feito em tubos de ensaio e, em animais, sugerem que o resveratrol pode ajudar a proteger o organismo contra doenças, tais como câncer, alzheimer, diabetes e obesidade. Este último tem sido uma alternativa para a ajuda no combate a obesidade, pois em um estudo, camundongos tratados com resveratrol alimentados com uma dieta de alto teor calórico viviam mais tempo do que os ratos alimentados da mesma forma que não receberam resveratrol, além do grupo que recebeu o ativo não teve problemas com obesidade. Como nosso foco é o tratamento anti rugas, vamos aos seus benefícios específicos:

  • Protege a pele dos danos: A nossa pele está constantemente a ser atacada por radicais livres, moléculas altamente reativas que são produzidas pelo nosso corpo e que circulam no ar, graças ao fumo e outros poluentes atmosféricos. Os antioxidantes como o resveratrol, neutralizam os radicais livres existentes para não danificarem a pele, e evita que essas moléculas nocivas se formem, em primeiro lugar. Resveratrol supera as vitaminas E e C em eficácia segundo pesquisas;
  • Acalma a pele: Toxinas, exposição ao sol e outros irritantes podem danificar o colágeno e elastina da pele e acelerar o envelhecimento, como rugas e pele flácida. Propriedades anti-inflamatórias do Resveratrol acalma e cura a pele para reduzir danos crônicos;
  • Viço: O colágeno é a proteína estrutural fundamental na nossa pele que proporciona elasticidade saudável. A medida que envelhecemos, nossos níveis de hormônios mudam, produzindo assim menos colágeno e resultando em pés de galinha, pele fina e lábios sem brilho. Com o ativo, os níveis de colágeno e umidade são mantidos e uma pele com viço é visualizada com mais facilidade.
  • Proteção ao sol: Não há dúvida de que a exposição ao sol é um grande culpado para os danos da pele e envelhecimento, e contribuem para os sinais clássicos de fotoenvelhecimento, que incluem pigmentação irregular, vasos sanguíneos quebrados, perda de colágeno e elastina, face enrugada, e flacidez da pele. Estudos mostram que o consumo de vinho tinto pode ajudar a proteger a pele dos danos do sol, graças ao resveratrol que, ingerido ou aplicado topicamente, pode deixar a pele menos vulnerável aos raios UVB e UVA; 
  • Mantém células saudáveis ​​da pele: Pele com aparência jovem é evidência de células boas na pele, novas e saudáveis. Nossas células velhas da pele são substituídas por novas em ritmo notável. Quanto mais velhos ficamos, mais lenta a taxa de renovação. Sinais visíveis de envelhecimento, como a pele sem brilho, começam quando as células velhas são mais numerosas que as novas. Enquanto não há nenhuma maneira de parar completamente as células da pele deste desgaste, o resveratrol estimula seu corpo a gastar energia mantendo o tecido saudável, que estende a vida útil das células e mantém a sua pele brilhante.
Telomerase:
Atenção: Neste tópico específico, intitulado Telomerase, a ideia central é passar uma visão geral e mais facilitada para uma compreensão rasa. A verdade é que o assunto é extremamente polêmico e tem sido palco de grandiosas discussões até mesmo no meio filosófico, tal descoberta já rendeu prêmio Nobel e vem sendo o estudo principal para medicamentos futuros na área de envelhecimento, envelhecimento este que não só se destina a aparência, mas sim a juventude completa do organismo e uma vida assustadoramente mais longa que o natural. Telomerase é um assunto muitíssimo amplo, caso você queira ir mais a fundo, a minha dica é pesquisar termos em inglês, assistir vídeos que contenham explicações mais detalhadas e discussões internacionais, além de bom senso nas leituras de pesquisa, pois caso você vá a fundo na compreensão, tal descoberta pode de forma particular gerar em você um entusiasmo ou ansiedade desnecessária.  


Telomerase

Um cromossomo é formado pela associação de duas longas fitas de DNA, nas quais a sequência das bases nitrogenadas codifica a informação genética. As extremidades dos cromossomos de eucariotos contêm sequências repetitivas de bases nitrogenadas que não codificam informação genética. Tais sequências (juntamente com proteínas a elas associadas) são denominadas telômeros. Sua existência é importante para manter a integridade cromossômica, pois impedem que as pontas das fitas de DNA fiquem soltas e expostas.

No ciclo de divisão celular, os cromossomos são duplicados sob a ação de enzimas e, assim, cada uma das novas células pode receber um lote cromossômico. Devido às características bioquímicas dessas enzimas, elas não atuam na duplicação dos telômeros. A duplicação dessas extremidades ocorre sob a ação de outra enzima especializada, a telomerase.

Os cientistas descobriram que nem todas as células envelhecem, as células reprodutivas são imortais. Elas se dividem como qualquer outra, mas elas não experimentam o encurtamento dos telômeros, como as demais células. A diferença é que elas usam a telomerase.

Então, o que fazer para nossas células permanecerem vivas para sempre? Esta é a parte realmente emocionante, e aquela que pode levar, eventualmente, a juventude perpétua! Assim que os telômeros cisão de uma célula, quando se divide, a telomerase atua como um material de enchimento para preencher a lacuna imediatamente e 'realongar' os telômeros, essa é uma versão extremamente simplificada do processo complexo.

Telomerase

Então, por que não encontrar uma maneira de adicionar telomerase para todas as nossas células? Isso não parece ser a solução óbvia? Infelizmente, como muitas outras funções corporais, nada é tão simples como parece. A telomerase está presente em todas as nossas células. Cada célula do seu corpo contém a mesma informação genética exata. No entanto, por algum motivo, não fica ativo na maioria das células. Isso pode ter algo a ver com algum tipo de defesa natural.

Infelizmente, não são apenas as células normais e saudáveis ​​que a telomerase salva da morte celular. As células cancerígenas também respondem a telomerase, crescem e se tornam imortais. Isto, obviamente, é uma coisa extremamente ruim, e, possivelmente, esta é a explicação porquê a telomerase não está ativa em todas as células. Morrer é uma parte natural da vida, e as únicas células que precisam de telomerase são células reprodutivas.

Esta é também uma das principais razões que não podemos simplesmente injetar telomerase em nossas células, a fim de alcançar a juventude permanente. Se as células cancerígenas são beneficiadas, ou se as células reprimem as possíveis outras células potenciais para o câncer que estão desativadas, então você vai ter câncer, não juventude. Os cientistas estão trabalhando diligentemente sobre este enigma, porém, há algumas descobertas emocionantes, incluindo compostos que podem se transformar em telomerase em células específicas.

Esta descoberta é possivelmente uma nova abertura de estudos complexos antiidade e fatores como uma vida muito mais longa, talvez seja a descoberta mais relevante na área da juventude preservada. A eternidade? Talvez 300 anos com uma pele de 20! A verdade é que tudo que engloba a telomerase já é parcialmente conclusivo, o que de fato é inconclusivo é como fazer uso dele, para nossa sorte, vários cientistas a estuda profundamente. Existe uma empresa que produz um suplemento que alega que o  telômero volta a crescer ou pare de encurtar, a partir de uma planta chinesa, um fitoterápico que interfere na telomerase, que é a enzima que determina esse encurtamento. Famosos já fazem o uso, religiosos criticam, pois a descoberta abre um caminho próximo a imortalidade celular, o que em argumento religioso é uma afronta ao fruto do pecado, que fez o homem morrer e deixar de ser eterno. Tal composto custa no mercado cerca de R$ 700,00 e pode passar dos R$ 1.500,00. Há muito o que descobrir, os investimentos e interesses científicos existem. Este é o único suplemento (ou medicamento no futuro) que ainda é uma realidade inconclusiva, porém do mais alto valor antiidade e que talvez não seja prudente fazer uso por agora.


Dica Extra: De forma geral, estudos apontam que uma dieta pobre em açúcares refinados, assim como alimentos industrializados com açúcar e grãos refinados, são inimigos para manter os telômeros mais longos. Isto quer dizer que alimentação baseada em refrigerantes e toda sorte de alimentos com índice glicêmico alto e de origem industrializada devem ser evitados, manter o peso ideal para a altura, atividade física regular, pouco estresse e alimentação rica em frutas, verduras e tubérculos são o caminho para telômeros alongados.

Luteína (Lutein):
É um antioxidante natural que reduz os efeitos dos radicais livres, pode proporcionar um efeito fotoprotetor contra todas as radiações, além de aumentar significativamente a hidratação e a elasticidade da pele. A revista científica americana Skin Pharmacology and Physiology divulgou um estudo que apontou a luteína como uma poderosa arma antioxidante contra o fotoenvelhecimento cutâneo, causado pela ação dos radicais livres que são formados pela exposição excessiva a radiação e capazes de provocar alterações no DNA das células, principalmente dos melanócitos (células de pigmentação) e dos fibroblastos (células responsáveis pela produção de colágeno).

Luteína (Lutein)

Essa substância reduz os efeitos dos radicais livres produzidos pela luz visível, como a emitida pela TV e tela do computador. Isso ajuda a evitar o surgimento e a  piora das manchas na pele, além de aumentar o espectro (proteção UVA e UVB) do protetor solar. Consequentemente, a pele irá refletir com o tempo menos manchas, tom mais claro e prevenção e diminuição de rugas.

Pouco conhecida do grande público, a luteína é um carotenóide, ou seja, um pigmento natural encontrado em verduras, como o espinafre, o brócolis e a couve-flor, em algumas frutas, como a laranja e o kiwi, além de estar presente também no milho e na gema do ovo. Mas, não adianta aumentar o consumo destes alimentos, porque o efeito rejuvenescedor da substância só é assegurado quando ela serve de matéria-prima para produtos cientificamente desenvolvidos. Os resultados do clareamento das manchas podem ser vistos a partir de 60 dias de uso. Mas o consumo contínuo da luteína é importante para a prevenção.

Licopeno (lycopene):
As plantas produzem centenas de pigmentos com as mais diferentes funções. Existem aqueles que as protegem dos efeitos nocivos dos raios solares e outros que capturam esta mesma luz do sol para transformá-la na energia que as plantas precisam para viver. Há pigmentos que sinalizam que o fruto está maduro, e outros tantos que advertem predadores de que estão diante de alguma substância venenosa.

Licopeno (lycopene)

Pois bem, em meio a essa variedade toda de pigmentos existe o grupo dos carotenóides. O beta-caroteno, por exemplo, que dá cor às cenouras, é um deles. O licopeno também é responsável pela atraente coloração avermelhada dos tomates frescos. O licopeno, ao contrário de outros carotenóides, não se transforma no organismo em vitamina A. No entanto, graças a sua função antioxidante, ele contribui para nos proteger do ataque de radicais-livres, moléculas destrutivas que ajudam a provocar doenças cardíacas, câncer, catarata, artrite e, possivelmente, perda de memória.

Outra notável propriedade do licopeno é sua ação fotoprotetora, ou seja, capaz de aumentar a proteção da pele contra a radiação solar ultravioleta, preservando assim os tecidos epiteliais dos estragos causados pela exposição solar. Esses efeitos no organismo humano se traduzem em menos rugas e manchas causadas pelo sol, maior elasticidade e hidratação da pele, aspecto mais jovem e saudável, além dos vários outros benefícios sobre nosso corpo e órgãos internos.

Cerca de 85% do licopeno da dieta provém do tomate maduro. Em menor quantidade, porém, ele está presente na melancia, mamão, goiaba vermelha, pitanga, beterraba e no pimentão. A quantidade de licopeno presente em tomates frescos oscila consideravelmente de acordo com a época da colheita, local de plantio e, até mesmo, a técnica utilizada para sua quantificação. Seus valores podem variar entre 2 e 18 mg para 4 fatias de tomate (88 g). A estrutura química do licopeno é responsável por sua notável capacidade antioxidante. Por conta dela, o licopeno têm sido muito pesquisado quanto a uma possível ação preventiva em relação a doenças mediadas pelos radicais-livres que ele ajuda a combater.

Pycnogenol:
É um produto derivado da casca de pinheiro de uma árvore conhecida como Pinus pinaster, na verdade trata-se de um extrato vegetal natural proveniente da casca de um pinheiro que cresce ao longo da costa sudoeste da França. Ele contém uma combinação única de procianidinas, bioflavonóides e ácidos orgânicos, que oferecem amplos benefícios de forma natural para a saúde.

Pycnogenol

Os ingredientes ativos em Pycnogenol também podem ser extraídos a partir de outras fontes, incluindo a pele de amendoim, semente de uva, casca e hamamélis. Pycnogenol é usado para tratar problemas de circulação, alergias, asma, zumbido nos ouvidos, pressão alta, dor muscular, osteoartrite, diabetes, distúrbio de déficit de atenção-hiperatividade, endometriose, sintomas da menopausa, períodos menstruais dolorosos, disfunção eréctil, retinopatia e prevenção de distúrbios do coração e dos vasos sanguíneos, incluindo acidente vascular cerebral, doenças do coração e veias varicosas.

Na pele, de modo geral, ele age protegendo as células com ação antioxidante, reduzindo a velocidade do envelhecimento do organismo, tem ação antirrugas, clareia a pele e ajuda no bloqueio dos raios solares, aumenta a firmeza, maciez, elasticidade e uniformidade. Pycnogenol tem sido indicado por médicos no mundo todo, inclusive no Brasil, tais profissionais tem notado a melhora da melasma e outras manchas em seus pacientes e neles próprios a partir de 3 meses de uso, daí pra frente o uso continuo é de melhora crescente.

Um estudo realizado em 30 mulheres de 29 a 59 anos com melasma demonstrou que a suplementação oral com Pycnogenol de 25 mg, em 3 vezes ao dia, por um mês, reduziu em 80% o tamanho e a intensidade da área de hiperpigmentação da pele, devido ao efeito de inibição da tirosinase, mostrando ser uma terapêutica muito eficaz e segura com pessoas que sofrem com melasma, claro, sem jamais esquecer o uso de demais dermocosméticos e até mesmo medicamentos tópicos em conjunto ao tratamento.

A suplementação oral com o Pycnogenol promove diversos benefícios para a pele, incluindo o aumento da produção de colágeno e da fotoproteção através da prevenção da inflamação da pele induzida pela radiação ultravioleta, além de favorecer o clareamento da pele e melhorar as dermatoses inflamatórias. Fora isso, é um potente antioxidante capaz de regenerar a forma oxidativa da vitamina C e proteger a vitamina E da oxidação, prolongando a atividade dessas vitaminas no organismo. Já outro estudo  in vivo apontou que o Pycnogenol aumentou em 40% o poder antioxidante no sangue após três semanas de suplementação diária e sua eficácia neste sentido já é considerada imensamente superior a outros ativos clássicos e bem estudados, o poder antioxidante dele é vinte vezes superior a da vitamina C e cinquenta vezes superior a da vitamina E.

Este talvez seja um dos ativos via oral mais promissores na área da beleza. Outro estudo clínico em Farmacologia e Fisiologia da pele, conduzido no Instituto Leibniz de Pesquisa de Medicina Ambiental (UITA), na Alemanha, que examinaram 20 mulheres saudáveis, com idades entre 55 e 68 anos, que receberam 75 mg do produto  por dia, durante um período de 12 semanas. A pesquisa comprovou melhora de 25% na elasticidade da pele, além de ocasionar uma notável hidratação, diminuindo as rugas e aumentando a suavidade. Outro dado relevante é que o Pycnogenol mostrou-se eficiente na produção de ácido hialurônico na pele, até então, nenhum outro suplemento natural foi capaz de demonstrar este feito.

DHEA:
Seu corpo produz naturalmente o hormônio dehydroepiandrosterone (DHEA) na glândula adrenal. Por sua vez, DHEA ajuda a produzir outros hormônios, incluindo a testosterona e o estrogênio. Uma versão sintética do DHEA está disponível para venda em suplementos, porém a versão natural só com receita médica.

DHEA

Os níveis de DHEA naturais atingem o pico na idade adulta e, em seguida, cai lentamente com os anos. Cientistas suspeitam que baixos níveis de DHEA causa ou contribui para mudanças relacionadas a idade comuns, tais como a diminuição da massa muscular, diminuição da densidade óssea e comprometimento cognitivo. Em teoria, tomar suplementos de DHEA para manter os níveis poderia retardar o processo de envelhecimento.

A suspeita é que de modo geral o DHEA melhora o nível de energia e da vitalidade, perceptível após algumas semanas, uma estimulação do sistema imune que reforça a resistência as doenças, uma melhor resistência ao estresse, uma modulação das outras funções hormonais, que pode contribuir para reduzir as perturbações associadas à menopausa e à andropausa, uma hidratação da pele, pois melhora a produção de sebum (substâncias gordurosas, que permitem a pele guardar a sua flexibilidade e defender-se contra as agressões microbianas e do ambiente geral), diminuição da pigmentação ligada ao envelhecimento, particularmente na área facial, melhora dos tecidos ósseos (principalmente nas mulheres), interessantes para a utilização em prevenção das fraturas ósseas espontâneas nas pessoas idosas, um crescimento de  libido (frequência e relações, desejo, sinais físicos ou psicológicos) e uma diminuição da massa gordurosa e aumento da massa muscular. DHEA não é vendido no Brasil e só é possível a compra em sites internacionais que entregam no país.

Polypodium Leucotomos:
É uma planta que se desenvolve exclusivamente nas selvas e bosques tropicais hondurenhos. O mecanismo de ação é uma gradação de alguns processos celulares que se encontra nas ignições da pele, tais como a psoríase, o vitiligo ou o eczema. Estudos científicos demonstraram que os ácidos gordurosos de Polypodium eram capazes de bloquear o excesso de produção de leucotrienos, que é uma das causas da ignição da pele. 

Polypodium Leucotomos

O Polypodium possui também propriedades antioxidantes. Apresenta propriedades antiinflamatória, supressora de citocinas e inibidora de leucotrienos. Os europeus empregavam o extrato de Polypodium leucotomos durante mais de 10 anos como elemento de um programa global de saúde para manter seu sistema imunitário melhor. É o primeiro fotoprotetor oral com eficácia aprovada pelos dermatologistas. Estudos revelam uma redução do impacto dos raios UV contra as células da pele, preservando os fibroblastos e mantendo sua capacidade de produzir colágeno.  

O Polypodium leucotomos ajuda a regular o sistema imunológico e protege a pele de eritemas (inflamação causada pela exposição excessiva aos raios ultravioletas). Por ter propriedades antioxidantes, inibe a liberação da enzima metaloproteinase, responsável pela quebra de fibras de colágeno e elastina - motivo do envelhecimento causado pelo sol - e assim, preserva o sistema cutâneo. 

Segundo estudo de pesquisadores de Harvard, publicado no Journal of the American Academy of Dermatology, os pacientes submetidos ao tratamento com Polypodium leucotomos e a irradiação posteriormente, apresentaram eritema reduzido, menos infiltração de mastócitos dérmicos e menor formação de sunburn cells, de células epidérmicas proliferativas e de dímeros de ciclobutano pirimidina. Também foi observada uma tendência de preservação das células de Langerhans. Essa avaliação foi conduzida com 9 participantes sadios com pele fotótipo I e II. 

Os estudos demonstraram que na composição desse extrato seco estão presentes os ácidos ferúlico, caféico, vanílico, p-cumárico e clorogênico. Essa rica composição pode explicar os efeitos fotoprotetores, além da potente ação antioxidante e antiinflamatória.

Ácido Hialurônico:
Todos os vaidosos já sabem deste ativo nos cremes, porém via oral pode ser uma novidade. O ácido hialurônico é um glicosaminoglicano não sulfatado distribuído amplamente por todos os tecidos neurais, epiteliais e conjuntivos. É um dos principais componentes da matriz extracelular, contribui muito para a proliferação e migração das células, e também pode estar envolvido na progressão de alguns tumores malignos. Um homem médio com 70 kg tem 15 gramas de hialuronato no corpo, e um terço muda (degradado e sintetizado) diariamente.

Ácido Hialurônico

O ácido hialurônico foi apelidado de “chave para a fonte da juventude” porque tem sido observado que pelo menos algumas pessoas que consomem muito disto em suas dietas tendem a viver mais. O ácido hialurônico pode ser um remédio antienvelhecimento potente.

Cientistas têm focado recentemente nos possíveis benefícios antienvelhecimento do ácido hialurônico, também conhecido como Hyaluron ou HA. Em uma história intitulada “A vila da longa vida: O ácido hialurônico pode ser um remédio antienvelhecimento?”, o foco estava em uma vila no Japão chamada Yuzuri Hara onde as pessoas normalmente vivem muito tempo e frequentemente tinham uma pele perfeita com 80 a 90 anos. Mais de 10% da população da vila tem 85 anos ou mais, e isto é aproximadamente dez vezes mais que a média.

Alguns estudos sugerem que a razão que os residentes de Yuzuri Hara, conhecida como “A vila da vida longa”, terem vidas tão longas e saudáveis é principalmente devido ao fato de que a dieta local que é exclusiva e possui um legume com amido que é particularmente rico em HA. Na realidade, uma grande empresa farmacêutica no Japão começou uma pesquisa e desenvolvimento com relação a um suplemento de pílula contendo o ativo. Quando testaram as pílulas em mil pessoas, cerca de metade reportou pele mais lisa e visão melhorada. O ácido hialurônico também comprovou ser eficaz na lubrificação de articulações artríticas, e alguns estudos apresentaram resultados positivos de injeções de ácido hialurônico nas articulações, um componente do próprio fluido lubrificante do corpo, que pode atrasar a necessidade de substituição das articulações.

O ácido hialurônico é abundante em nossos corpos quando nascemos, mas os níveis reduzem gradualmente com o passar do tempo. Esta redução nos níveis de HA pode ser uma grande parte do processo de envelhecimento que observamos. O ácido hialurônico ocorre nas camadas mais profundas da nossa pele conhecidas como derme, e parece ajudar a manter a pele lisa devido as suas qualidades de retenção de água. O ácido hialurônico aparentemente também ajuda a reparar feridas cutâneas.

O ácido hialurônico parece ajudar a manter os níveis de colágeno. Em circunstâncias normais, a depleção de colágeno é amplamente considerada como um fator principal no tom de pele abaixo da média, bem como elasticidade da pele, algo que é frequentemente associada com o processo de envelhecimento visual. O ácido hialurônico compõe aproximadamente 80% do olho humano. É um tipo de amortecedor de choque para a retina, que ajuda a prevenir traumas visuais. Apenas recentemente que o ácido hialurônico foi considerado eficaz em forma oral, antes era usado apenas em injeções nas articulações e na pele para o preenchimento facial e nos cremes de beleza.

O ácido hialurônico está sendo experimentalmente usado para corrigir uma ampla série de problemas encontrados em transtornos do tecido conjuntivo como fraturas, disfunções visuais, cicatrização inadequada de feridas e pele prematuramente enrugada. Seria altamente lógico considerar a possibilidade do ácido hialurônico funcionar para corrigir estes problemas, pois esses defeitos são a primeira vista a carências do ácido hialurônico.

Astaxantina:
É um carotenóide. Pouco conhecido, mas um fenomenal phyto-nutriente derivado de algas encontradas no arquipélago de Estocolmo. Ela também é responsável pela cor de alguns animais do mar, como o salmão. A Astaxantina encontra-se entre os mais poderosos antioxidantes. Foi provado que a Astaxantina melhora muitas funções biológicas, revelando-se uma poderosa arma funcionando como um anti-inflamatório e anti-envelhecimento.


A Astaxantina é proveniente de organismos que desempenham um papel crucial na defesa e proteção do seu corpo evitando danos nas células e um envelhecimento precoce. Foram também já detectadas outras vantagens no que consta a benefícios para o corpo humano: uma pele mais firme e saudável, um melhor desempenho muscular e uma melhor resistência, atenua os sintomas dispépticos gástricos, uma melhor visão, entre outras.

A Astaxantina, ao contrário de outros beta-carotenos e Vitamina E, oferece dois grupos adicionais de moléculas de oxigénio, atuando não só contra os radicais livres individualmente como também reagindo contra as formações em cadeia destes elementos que levam a criação de doenças. Devido à sua distinta estrutura química, a Astaxantina contém uma classe de caratenóides raros, os xantofilas, que oferecem capacidades antioxidantes elevadas.

A Astaxantina é tão potente que um estudo mostra ser 10 vezes mais eficaz que os beta-carotenóides e 100 vezes mais poderosa que a Vitamina E. Não só neutraliza os Radicais Livres como também aumenta a eficácia atuando em conjunto com outros antioxidantes como a Vitamina C ou E.

A Astaxantina é importante para manter a sua pele fresca e saudável. Se não tem uma alimentação saudável tem consequentemente falta de antioxidantes, vitaminas e minerais capaz de combater os ataques externos. Deste modo a Astaxantina vai proteger a sua pele permitindo que a mesma se regenere, neutralizando os danos causados nas células da pele. A radiação UV e a poluição do ar tendem a eliminar os nutrientes responsáveis por manter a barreira hidrolipídica. Como resultado a mesma torna-se seca e com um aspecto pouco saudável. A Astaxantina vai então ajudar a diminuir a pele seca com níveis de hidratação elevados melhorando a elasticidade da pele.

O processo de renovação das células leva cerca de 4 semanas, no qual as células velhas são substituídas por novas. Mas existem vários fatores que contribuem para uma má renovação celular: radiação UV, poluição, fumo do tabaco, uma dieta precária, níveis de stress, etc. A Astaxantina vai então proteger as ditas fibras de colagénio neutralizando os radicais livres durante a exposição aos raios solares. Deste modo, a Astaxantina vai proporcionar uma regeneração apropriada da pele. Estudos indicam ainda que a Astaxantina atenua as rugas e melhora a elasticidade.

Observação Importante de Como Comprar:
De forma pessoal, eu não confio nas matérias primas e métodos de fabricação de grande parte dos suplementos fabricados no Brasil. Por isto eu compro fora do país em dosagens realmente altas (dentro do recomendado a nível mundial e não nacional, pois a ANVISA, segundo a minha visão, estabelece doses muito baixas em comparação a recomendação científica Norte Americana e Europeia) e de marcas muito famosas e respeitadas na área de nutrição e suplementação a um preço muito mais baixo que os nacionais. 

Suplementos da Juventude e Beleza

Para compras online em sites internacionais eu recomendo o Health Designs, que é onde compro a maioria dos meus suplementos esportivos e de beleza, mas existem outros sites também mundialmente famosos e que entregam para o Brasil. Dentre tantas marcas internacionais maravilhosas, uma das que eu mais gosto é a Now, porém outras centenas de marcas de várias nacionalidades fabricam muitos ou todas essas substâncias encontradas neste artigo. 

A dica é sempre jogar na pesquisa interna das lojas os termos dos ativos em inglês e analisar o custo benefício como a quantidade da substância por cápsula e a quantidade de cápsulas por pote. Vale lembrar que quanto maior a quantidade do ativo, mais caro ele será, assim como a quantidade de cápsulas/tabletes que irão determinar quantos meses renderá seu tratamento, mesmo os mais caros, são praticamente 99% mais baratos, com dosagens elevadas e seguros que os nacionais. Outro lembrete é que estes suplementos no geral passam a fazer resultado a partir de 3 meses de uso contínuo e são prescritos ou recomendados muito das vezes por um ano ou durante a vida toda, nenhum requer assinatura médica para liberação. Fica a dica.


20 comentários :

  1. Oi Edu, parabéns pela pesquisa!
    Estou interessada em importar, mas confesso que não sei nem por onde começar. Você poderia exemplificar uma compra? Tenho que pesquisar por cada nome de suplemento? ou existe alguma marca específica? Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Você vai comprar normal, como em qualquer site, item por item e escolher o que mais lhe agrada no sentido de fórmula, concentração, quantidade e marca! Depois que tudo estiver no carrinho, conclua a compra, simples assim!

    ResponderExcluir
  3. Nossa Edu, são tantos suplementos maravilhosos que dá vontade de comprar todos. Estou pesquisando e acho que vou começar pelo astaxantina e acido hialuronico. Vc toma muitos suplementos?

    ResponderExcluir
  4. Outra dúvida: como saber a quantidade recomendada por dia? Exatamente conforme diz a embalagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá novamente querida, na verdade tomo alguns e encomendei outros novos. Tome o indicado pelo fabricante em combinações e horários inteligentes e diversificados para cada finalidade, por exemplo, os de proteção solar, tome de dia, os de clarear, pode ser duas doses, uma de dia e outra de noite em doses menos concentradas, porém altas, se assim o fabricante permitir, e assim vai! Abraços.

      Excluir
  5. Seu conteúdo é muito bem feito, parabéns, é inspiração para mim. Sobre a telomerase, é promissor. Mudando de assunto, você teria coragem de usar fluoruracila por intenções estéticas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, não entendi a pergunta! Fluoruracila é para tratar doenças, qual sua pergunta de fato? Se eu usaria caso fosse indicado por um médico para tratar câncer entre outras enfermidades?

      Excluir
    2. É porque, Edu, a fluoruracila, além de tratar lesões pré-cancerígenas, parece ter um efeito positivo sobre a pele envelhecida pelo sol. Ela tem uma ação até similar a de procedimentos como peeling e laser. Eu li nesta matéria da BBC (http://news.bbc.co.uk/2/hi/health/8101677.stm) e em outras fontes. Uma alternativa de baixo custo para beneficiar a pele. Então a pergunta era se você gostaria de tentar se submeter a um tratamento com fluoruracila por uma questão estética mesmo, não por doenças, entendeu? Os efeitos colaterais são bem fortes, como os de peeling e laser.

      Excluir
    3. Rafael, eu esperaria pesquisas mais coerentes, ninguém no mundo vende isso para fim cosmético, nenhuma empresa sequer, existem pouquíssimas matérias sobre este ponto na internet, é algo ainda muito novo. Sem repercussão ou pauta válida.

      Excluir
  6. Olá Edu, sobre os suplementos posso associar a astaxantina com a luteina? na pele (cor) fiquei em duvida se a astaxantina da cor? me interessei muito nos beneficios ficando em duvidas somente nestes pois tenho sardas, tenho medo de proporcionar mais as pigmentaçoes, poderia acontecer? Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode sim, não vejo problema algum! Abraços.

      Excluir
  7. Otima materia tira duvidas q os medicos as vezes nao tira

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo artigo. Muito detalhado, inclusive mais até do que alguns sites q vendem os produtos. Estou consumindo Astaxantina, excelente mesmo ! Entrei neste artigo, pois havia me recomendado como substituição o Polypodium Leucotomos, mas pelo que li e embora antioxidante, não chega aos pés da Astaxantina. Recomendo ! Indico agregar a esta pesquisa, o produto 5HTP e Omega3 ( óleo de peixe ).
    Abs

    ResponderExcluir
  9. parabens seu artigo é muito bom, tenho dificulades, de comer direito pelo tempo disponivel,me alimento mal, o que vc indicaria para para juventude, e ao mesmo tempo como nutrientes ,para o organismo para suprir a falta de alimentaçao regrada? espero sua resposta se se possivel cite os suplementos pois nao conheço nada e tenho medo de ingerir algo que promete e nao cumpre. muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. França, me desculpe, mas não indico nada, este texto é apenas uma orientação!

      Excluir
  10. Hello I am Chaity. I have skilled in all areas of beauty treatments and in helping people improve their personal appearance.

    Currently I am working at http://healthyskin24.com as a beauty adviser. You are most welcome to visit my website. Here you will get beauty tips

    ResponderExcluir
  11. Bonjour je suis Chaity. Je l'ai qualifiée dans tous les domaines de soins de beauté et pour aider les gens à améliorer leur apparence personnelle.

    Je travaille actuellement à http://healthyskin24.com en tant que conseiller de beauté. Vous êtes les bienvenus à visiter mon site. Ici, vous obtiendrez des conseils de beauté

    ResponderExcluir

ATENÇÃO, antes de comentar:

Caso seu comentário seja de dúvidas pessoais, como: "o que usar", "qual o melhor", "me diz uma rotina de produtos para minha pele" ou coisas deste tipo, seu comentário não será respondido! O Blog Vaidade Derme ajuda as pessoas de maneira geral, mostrando fórmulas, pareceres do blogueiro e outras informações pertinentes. Lembre-se: o blogueiro não é seu consultor de beleza pessoal!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...