terça-feira, 8 de julho de 2014

Os Mais Potentes Suplementos da Juventude e Beleza | Como Eles Agem e o Sucesso Mundial no Tratamento Antiidade | Parte 2/3

Olá pessoas vaidosas. Iremos dar continuidade na 2ª parte de 3 textos falando sobre os ativos orais que são capazes de reverter sinais da idade, inclusive combater e tratar outros sinais anti estéticos, como manchas, acne e desidratação.

Os Mais Potentes Suplementos da Juventude e Beleza

Como dito na primeira parte deste artigo, muito destas substâncias já são indicadas por médicos brasileiros e outras ainda não são de grande conhecimento da área médica nacional, isto não faz com que os menos populares no Brasil sejam ruins, na verdade, todos os ativos mencionados nesta série de textos já são bem conhecidos pelos poderes antiidade globais que atuam na pele, porém,  alguns ainda se encontram na fase de estudo e maiores comprovações.

Afim de deixar o texto mais fluído e de fácil compreensão, muitos detalhes foram cortados ou editados para proporcionar uma leitura mais cabível ao grande público com foco maior nos mecanismos de ações na pele. Esta 2ª parte, ao contrário da 1º, apresenta suplementos relativamente mais conhecidos, já que na 1ª texto tratamos de ativos mais inovadores. 

Coenzima Q10:
Nossos corpos produzem CoQ10, uma substância que é necessária para as células funcionarem. Isso ajuda a produzir uma molécula importante conhecida como o trifosfato de adenosina, ou ATP. ATP é o combustível que ajuda a energia do centro de produção da célula conhecida como mitocôndrias.

Coenzima Q10

A medida que envelhecemos, o nosso corpo produz menos CoQ10, e, como resultado, as nossas células não funcionam como deveriam. Na verdade, aqueles que sofrem de doenças crônicas, como Parkinson, câncer, diabetes e doenças cardiovasculares têm níveis de CoQ10 mais baixos do que as pessoas saudáveis.

Os pesquisadores acreditam que tomar CoQ10 como um suplemento pode ajudar a prevenir doenças cardíacas. Isso ajuda a evitar a coagulação do sangue, e pode atuar como um antioxidante, o qual protege as células contra os efeitos dos radicais livres, que podem danificar as células. Além disso, os investigadores suspeitam CoQ10 em suplementos podem melhorar a saúde de diabéticos através da gestão de açúcar no sangue, colesterol e pressão arterial.

Os consumidores podem comprar CoQ10 como um suplemento em várias formas. A dosagem recomendada para adultos é de 30 a 300 mg diariamente. CoQ10 em suplementos parecem não ter efeitos colaterais, exceto uma dor de estômago ocasional.

A indústria cosmética utiliza nas formulações uma rede de oxidantes que atua sinergicamente, potencializando seus efeitos. As redes de maior destaque são as vitaminas C e E, glutationa, ácido lipólico e a coezima Q10, que é o foco deste tópico. Depois que um antioxidante “neutraliza” um radical livre eliminando o número excessivo de elétrons (pelo acréscimo ou remoção), ele não é mais capaz de atuar novamente como antioxidante, a não ser que seja reciclado. A vitamina C ou a Coezima Q10 (CoQ10), por exemplo, podem reciclar a vitamina E doando elétrons, para que esta retorne os nutriente para seu estado oxidante. A vitamina C e a glutationa, por sua vez, podem ser recicladas pelo ácido lipólico. Essas redes de antioxidantes estão sendo incluídas em um número cada vez maior de preparações cosméticas. Pesquisas confirmam o melhoramento de rugas com CoQ10 tópica em cremes e também via oral.

Flavonóides:
Há aproximadamente 4.000 metabólitos de plantas que ocorrem naturalmente chamados bioflavonóides. Estes compostos são responsáveis ​​pelo colorido vibrante de muitas frutas, verduras e flores. Eles também podem defender a pele contra os efeitos nocivos do estresse, poluição e até mesmo da própria idade natural.

Flavonóides

Os bioflavonóides têm a capacidade de neutralizar espécies reativas de oxigênio, doando um de seus elétrons, estabilizando assim a molécula oxidativa. Isso pode resultar em sinais visíveis de pele saudável e mais vibrante. Três dos mais conhecidos bioflavonóides, a quercetina, hesperidina e rutina, possuem pesquisas intrigantes indicando suas habilidades para prevenir e reverter as rugas, reduzir o aparecimento de manchas de idade e vasinhos aparentes na pele.

Você pode pensar que as rugas são uma parte inevitável do envelhecimento, mas combatendo as rugas a nível celular, não só você pode impedir que elas ocorram, como pode rejuvenescer a pele que já está mostrando os sinais de velhice. A quercetina, um flavonóide encontrado em maçãs, bagas, salsa, cebola, uva e vinho, provocou efeito antioxidante e anti-inflamatório. Quando aplicada topicamente, a quercetina agiu para proteger os antioxidantes naturais da pele, devido à degradação causada por raios UVA, esta ação contribui para reduzir o dano oxidativo causado pela exposição ao sol.

O verdadeiro poder anti-envelhecimento da quercetina vem de sua capacidade de estender a sobrevivência e viabilidade de células da pele humana. Quando as células da pele pararem a replicação, a pele perde a elasticidade e colágeno, o que resulta em rugas. Um estudo mostrou que quando a quercetina e rutina (outro bioflavonóides) foram aplicados, mataram células da pele que tinham deixado de se replicar, as células da pele foram rejuvenescidas e começaram a se reproduzir. Outra propriedade interessante da quercetina é a sua capacidade para aumentar a produção de colágeno. Este efeito benéfico tornou um ingrediente cada vez mais popular em produtos de cuidados da pele que visam combater as rugas.

Já a Hesperidina possui uma estrutura semelhante a hidroquinona, um composto que tem sido considerado o padrão de ouro para o profissional de tratamento de manchas da idade e outras perturbações de hiperpigmentação. Tal como a hidroquinona, a hesperidina funciona através da limitação da capacidade das células da pele para produzirem a tirosinase, a enzima responsável pela produção do pigmento melanina da cútis. No entanto, ao contrário de hidroquinona, hesperidina não vem com uma lista de efeitos colaterais. Na verdade, a investigação tem demonstrado que a hesperidina produz seguramente uma redução na tirosinase, por interferir com a atividade da tirosinase, hesperidina é finalmente capaz de inibir o desenvolvimento de manchas de idade. Hesperidina tem excelente potencial para uso cosmético. Suas ações vasoprotetores e clareadoras da pele trabalham para neutralizarem muitos dos sinais visíveis de envelhecimento.

Alimentos como cebola, uva, chá verde, soja, frutas vermelhas, alho, chocolate amargo, brócolis e espinafre são boas fontes de Flavonóides que também podem e devem ser tomados em forma de suplementos devido a alimentação desequilibrada, cotidiano estressante e corrido.

Carnosina:
L-carnosina (AKA carnosina), é uma combinação natural de dois aminoácidos. A carnosina é pautada por diversos estudos como rejuvenescedora das células quando se aproximam senescência (o palco pouco antes da morte, onde uma célula ainda está vivo, mas essencialmente não-funcional). Os estudos mostraram que as células cultivadas com carnosina viveram mais e manteve seu padrão de aparecimento e crescimento da juventude. O que é provavelmente o resultado mais interessante dos estudos é que se descobriu que a carnosina pode realmente reverter os sinais de envelhecimento em células senescentes.

Carnosina

Em um estudo, quando os cientistas transferiram células senescentes a um meio de cultura contendo carnosina, as células apresentaram uma aparência rejuvenescida e muitas vezes uma melhor capacidade se dividir. Quando eles transferiram as células de volta para a carnosina meio carente, os sinais de senescência rapidamente reapareceram.

Como eles mudaram as células várias vezes entre os meios de cultura, eles observaram de forma consistente que o meio de carnosina restaurou o fenótipo celular juvenil dentro de alguns dias, enquanto que o meio de cultura padrão trouxe de volta o fenótipo de células senescentes. Além disso, a carnosina aumenta a vida das células, mesmo as velhas. Quando os pesquisadores pegaram células velhas que já passaram por 55 divisões e transferiu-os para o meio de carnosina, eles sobreviveram até 70 divisões, em comparação com apenas 57 a 61 divisões para as células que não foram transferidas. Isto representa um aumento no número de divisões celulares para cada célula de quase 25%. Já em termos de vida da célula, o aumento foi de espantoso 300%. As células transferidas para o meio de carnosina atingido uma vida útil de 413 dias, em comparação com apenas 126-139 dias para as células controle. Todo esse poder extraordinário da carnosina já foi bem estudado por vários países e as conclusões gerais são sempre as mesmas.

Um estudo russo em ratos posteriormente mostrou que camundongos que receberam carnosina possuem duas vezes mais probabilidades de chegarem ao tempo máximo de vida além de possuírem sinais amenizados da velhice para sua espécie. Os camundongos ficaram 44% mais jovens, isto representa 900% melhores chances de aparência jovem na velhice. Uma outra diferença importante entre os ratos tratados e não tratados: apenas 9% dos ratinhos não tratados se comportavam como não idosos em comparação a 58% dos ratinhos tratados com carnosina. Essa é uma melhoria de 600% em como se sentiam.

A carnosina também desfavorece a reação descontrolada de açúcares com proteínas. É mais ou menos como o que acontece com os açúcares quando você os aquece e se caramelizam . Com efeito, a glicação é o que acontece quando os açúcares em excesso fazem com as proteínas. É um fator importante no processo de envelhecimento e é particularmente devastador para os diabéticos. Seu corpo é em grande parte composta de proteínas. Na verdade, as proteínas são as substâncias mais responsáveis ​​pelo funcionamento diário do seu corpo. É por isso que qualquer coisa que provoca a deterioração tem um impacto tão dramático nas função do corpo e na aparência.

O efeito destrutivo do açúcar e aldeídos (compostos formados pela oxidação do álcool), a proteína em nosso corpo tende a sofrer alterações destrutivos a medida que envelhecemos. Esta destruição é um fator primordial, não só no processo de envelhecimento em si, mas também nos sinais familiares de envelhecimento, como rugas da pele, catarata e a destruição do nosso sistema nervoso, especialmente no cérebro. Estudos mostram que a carnosina é eficaz contra todas as formas de modificação de proteínas. Muitos outros benefícios estão associados ao uso da carnosina, porém o foco é apenas para a pele, para maiores informações, pesquisas com termos em inglês devem apontar boas fontes detalhadas.

Betacaroteno: 
O Betacaroteno é um pigmento naturalmente encontrado em alguns alimentos, sendo também conhecido como pró-vitamina A. Quando consumido, ele pode ser convertido em vitamina A, sempre que o organismo necessitar. As principais fontes de betacaroteno são cenoura, abóbora, beterraba, mamão, manga, batata doce e, em menores proporções, em alguns vegetais verdes escuros.
.
Betacaroteno

Entre seus benefícios, o betacaroteno, aumenta a imunidade, previne o envelhecimento precoce, favorece a integridade da visão, promove a elasticidade e o brilho da pele, fortalece as unhas e protege a pele contra a ação dos raios ultravioletas. O interesse por este componente é crescente e tem sido foco de muitos estudos científicos, além de ganhar maior atenção dos pesquisadores, considerando-se que o perigo da ação dos raios ultravioletas tem aumentado, comprometendo cada vez mais a saúde e a integridade da pele.
.
Em pesquisas recentes, verificou-se que o consumo de 15 a 30mg de betacaroteno por dia, favorece um bronzeado mais bonito e aumenta a proteção da pele, até mesmo das regiões que normalmente não recebem a utilização do filtro solar, como por exemplo, os olhos, mas para isso é importante que ele seja consumido regularmente. Não basta consumir os alimentos ricos em betacaroteno apenas dois dias antes de entrar em férias e curtir uma praia. Segundo estudos, os efeitos benéficos do betacaroteno costumam aparecer após 10 a 12 semanas de consumo.
.
Uma alimentação saudável é capaz de fornecer a quantidade necessária de betacaroteno para o corpo. Existem suplementos de betacaroteno disponíveis no mercado farmacológico, porém constata-se que quando o aporte necessário é atingido de forma natural (você consegue atingir isto diariamente?), os benefícios para a saúde são maiores, pois vem acompanhado de outros componentes nutritivos que, associados, podem prevenir o corpo de muitas outras doenças.

Ácido Alfa-Lipóico:
Ácido alfa-lipóico (muitas vezes chamado de ácido lipóico, para abreviar). É uma substância natural conhecida e encontrada em certos alimentos e também produzido no corpo humano. Ele tem uma impressionante variedade de mecanismos potencialmente benéficos de ação: 

  • Potente antioxidante versátil;
  • É um co-fator em um caminho bioquímico chave responsável pela produção de energia nas células (ciclo de ácido cítrico);
  • Inibe a ligação cruzada, que é a formação de pontes químicas entre as proteínas ou outras moléculas grandes. A reticulação contribuiu para o processo de envelhecimento, causando o endurecimento das artérias, o enrugamento da pele e rigidez das articulações;
  • Tem efeito anti-inflamatório moderado;
  • Tem uma capacidade embora modesto, de neutralizar e remover do corpo uma variedade de metais tóxicos.
Suplementos de ácido lipóico têm sido repetidamente demonstrado para beneficiar um número de condições de saúde, incluindo as complicações neurológicas das diabetes, esclerose arterial e outros. Em teoria, todos os efeitos acima descritos de ácido lipóico pode beneficiar as células da pele e, por conseguinte, melhorar a textura da pele e rugas. 

Em um estudo em pequena escala, o ácido lipóico teve alta potência para reduzir rugas leves a moderadas em até 50%, enquanto que as linhas finas quase desapareceram. Noutro estudo, o ácido lipóico melhorou significativamente o aparecimento de determinados tipos de cicatrizes. Em ambos os estudos, a eficácia variou entre os participantes, a partir de pouco efeito para uma melhora acentuada. No entanto, isso não deve desqualificar o ácido lipóico como um concorrente "cura de rugas". Tratamentos de rugas, mesmo bem estabelecidas, tendem a produzir resultados bastante variados em diferentes pessoas.

Arginina:
O L-Arginine é um aminoácido não essencial, produzido pelo nosso corpo e também encontrado em diversos alimentos como carnes, frutos do mar, sementes oleaginosas, chocolate, coco, leite, laticínios e cereais integrais. Ele também é vendido na forma de suplemento, já que o corpo muitas vezes não o produz de forma eficiente ou não o absorve corretamente através dos alimentos.

Arginina

A falta deste aminoácido no organismo pode acarretar em intolerância a glicose, comprometimento da produção de insulina e dificuldade no metabolismo dos lípidos no fígado. Em quantidades adequadas esse aminoácido promove muitos benefícios, especialmente devido aos seus efeitos anti-envelhecimento. O L-arginina ajuda ainda no metabolismo de muitas enzimas e proteínas como L-glutamato, L-prolina, creatina e prolactina e atua como antioxidante, eliminando resíduos como amônia do organismo. Estimula a produção de colágeno, substância importante na reparação das células e para a saúde dos ossos.

Mas o que se destaca realmente neste aminoácido, são suas propriedades anti envelhecimento, já que além de estimular a produção de colágeno, ele também favorece os hormônios como o GH (hormônio do crescimento) e a testosterona, que diminuem à medida que envelhecemos, influindo diretamente no processo de envelhecimento.

Esses hormônios ajudam a manter a elasticidade da pele, reduzem a gordura corporal e aumentam a energia e disposição sexual, além de fazer você rejuvenescer de dentro para fora. O L-arginina ainda tem a capacidade, quando necessário, de se converter em glicogênio durante a atividade física, estimulando assim a queima de gordura e o aumento da massa muscular.

Para obter o efeito anti-envelhecimento, é recomendável consumir o L-arginina, 30 minutos antes dormir, pois só assim ele impulsionará a produção do GH, que ocorre entre 30 a 40 minutos durante o ciclo do sono, que é o sono delta. Os benefícios anti-envelhecimento do GH incluem o aumento da produção do colágeno, que contribui para a redução de rugas, melhora o cabelo e unhas mais fortes e saudáveis. Outros benefícios estão amplamente ligados ao uso deste ativo, como a melhora da acne, porém iremos nos conter apenas no processo anti envelhecimento.

Biotina:
É uma das vitaminas do Complexo B, também conhecida como vitamina B7 ou H. Ela é hidrossolúvel (absorvida pelo intestino e levada aos tecidos através da circulação) e precisa ser reposta diariamente porque o corpo não pode armazená-la, o excesso é eliminado pela urina.

Biotina

A biotina é essencial para o bom funcionamento das células do nosso corpo e tem funcionamento semelhante ao de uma enzima, metabolizando as gorduras, os açúcares e as proteínas. Ela age diretamente na formação da pele e tem a função de neutralizar o colesterol. A carência dessa vitamina causa retardo no desenvolvimento, alterações na visão e audição, dermatites e alterações no couro cabeludo.

A biotina está presente em uma série de alimentos, como derivados de leite, espinafre, abacate, melancia, morango, sementes e nozes. Alguns têm uma quantidade ainda maior da vitamina como fígado, gema de ovo e peixes. Ironicamente, embora a gema do ovo seja rica em biotina, a clara de ovo crua impede que a vitamina seja absorvida pelo organismo. A ingestão frequente de bebidas alcoólicas também reduz a absorção da biotina.

Assim como as outras vitaminas do complexo B, a biotina é muito importante para o metabolismo. A vitamina processa praticamente todos os tipos de alimentos que você ingere, incluindo carboidratos, proteínas e gorduras. Por isso, se aliado à dieta correta, um suplemento de biotina pode inclusive acelerar a perda de peso devido aos seus efeitos claros sobre o processo metabólico.

A biotina também desempenha um papel importante na produção de glicose no sangue e ajuda a manter níveis saudáveis de açúcar. Ela é capaz de reduzir o colesterol ruim no sangue que, quando muito alto, pode resultar em doenças cardíacas graves. Além de todos os benefícios para o melhor funcionamento do organismo, suplementos de biotina podem ser aliados de beleza: a vitamina está diretamente relacionada à saúde dos cabelos, unhas e pele. Se seu cabelo cai muito ou está enfraquecido, pode ser um sinal de que você tem ingerido menos vitamina B7 que o necessário. A biotina também pode ser a solução que você procura para fortalecer as suas unhas e vê-las crescer saudáveis.

Ácidos Graxos:
Os benefícios dos ácidos graxos para a saúde, como o ômega-3, 6 e 9, são bem conhecidos principalmente se tratando da prevenção de doenças, mas poucos sabem que eles também auxiliam na saúde da pele. O ácido linoléico (ômega-6) e seus derivados tem um papel importante na estrutura e função na permeabilidade da barreira do extrato córneo, alterações comuns em pessoas com dermatite atópica. Esse ácido graxo é precursor das ceramidas e pode modular a resposta imune da epiderme, pois influencia os linfócitos T exercendo influências positivas em dermatoses inflamatórias, acne, psoríase, dermatite atópia, lúpus eritematoso e câncer de pele.

Ácidos Graxos

Já o ômega-3 serve de ligante dos receptores ativadores-proliferadores do peroxisomo (PPARs), os quais são importantes no metabolismo lipídico, equilíbrio da glicose e da insulina, assim como na regulação da inflamação, imunidade, e barreira cutânea. Também é utilizado no tratamento de doenças inflamatórias da pele e do câncer de pele, incluindo o melanoma.

Quando há uma deficiência desses ácidos graxos há um comprometimento com a permeabilidade da barreira da pele o que resulta em uma desidratação da epiderme. A relação do consumo desses ácidos graxos deve ser adequada, pois em excesso pode provocar o aumento de inflamação e a piora da aparência da derme. Essa mediação inflamatória é realizada na sua maior parte pelo ômega-3 (peixes, vegetais verdes escuros, óleo de linhaça e de chia) e por isso têm papel importante na prevenção de doenças.

Observação Importante de Como Comprar:
De forma pessoal, eu não confio nas matérias primas e métodos de fabricação de grande parte dos suplementos fabricados no Brasil, por isto, eu compro fora do país em dosagens realmente altas (dentro do recomendado a nível mundial e não nacional, pois a ANVISA segundo a minha visão, estabelece doses muito baixas em comparação a recomendação científica Norte Americana e Européia) e de marcas muito famosas e respeitadas na área de nutrição e suplementação a um preço muito mais baixo que os nacionais.

Como Comprar

Para compras online em sites internacionais eu recomendo o Health Designs, que é onde compro a maioria dos meus suplementos esportivos e de beleza, mas existem outros sites também mundialmente famosos e que entregam para o Brasil. Dentre tantas marcas internacionais maravilhosas, uma das que eu mais gosto é a Now, porém outras centenas de marcas de várias nacionalidades fabricam muitos ou todas essas substâncias encontradas neste artigo. 

A dica é sempre jogar na pesquisa interna das lojas os termos dos ativos em inglês e analisar o custo benefício como a quantidade da substância por cápsula e a quantidade de cápsulas por pote. Vale lembrar que quanto maior a quantidade do ativo, mais caro ele será, assim como a quantidade de cápsulas/tabletes que irão determinar quantos meses renderá seu tratamento, mesmo os mais caros, são praticamente 99% mais baratos, com dosagens elevadas e seguros que os nacionais. Outro lembrete é que estes suplementos no geral passam a fazer resultado a partir de 3 meses de uso contínuo e são prescritos ou recomendados muito das vezes por um ano ou durante a vida toda, nenhum requer assinatura médica para liberação. Fica a dica.

Fonte: Para este artigo (part. 1, 2 e 3) foram usados várias referências nacionais e internacionais de reprodução parcial ou pesquisa, sendo elas: OriflameLefTua SaúdeValéria CamposUm ComoNutryoracNestléCorpo a CorpoTerraWeb MDChris kresserClear Skin ForeverMais Qualidade de VidaMayo ClinicDenise SteinerHow Stuff WorksJon BarronBrasil EscolaAlimentariumSmart SkincareDieta e Emagrecer UrgenteDicas de MulherA TardeStylecrazeEmbra FarmaBioveaEsquadrão do ConhecimentoWomens Health e Aging Arsenal.

6 comentários :

  1. Muito legal essa matéria! Gostaria de saber o que de fato você realmente toma e se demora muito pra chegar os produtos através deste site. Ah, você já foi taxado? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana, depende da quantidade de produtos que vc coloca na caixa, o bom é não exagerar demais, já fui taxado, mas foi um valor bem baixo, super compensa mesmo nesta condição. Abraços.

      Excluir
  2. Olá querido, parabéns pelp site e pela matéria. Vc pode dizer os nomes das capsulas que vc toma? queria comprar mas não sei nada de nomes. Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Olá Nara, os nomes não são problemas, afinal o texto está ai para isso, já sobre os que eu tomo, ainda sou novato neste tema, comprei alguns e estou esperando chegar, daqui alguns meses devo falar sobre eles!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edu estou lendo em julho de 2015,de tudo que usou de oral,qual vc recomenda,qual vc sentiu o efeito mais acentuado e decidiu manter ? algum clareou a pele ? deixa os nomes pfvr,um bjão e sucesso ;*

      Excluir
  4. Bonjour je suis Chaity. Son vraiment un grand poste. Je l'ai qualifiée dans tous les domaines de soins de beauté et pour aider les gens à améliorer leur apparence personnelle.

    Je travaille actuellement à http://healthyskin24.com en tant que conseiller de beauté. Vous êtes les bienvenus à visiter mon site. Ici, vous obtiendrez des conseils de beauté

    ResponderExcluir

ATENÇÃO, antes de comentar:

Caso seu comentário seja de dúvidas pessoais, como: "o que usar", "qual o melhor", "me diz uma rotina de produtos para minha pele" ou coisas deste tipo, seu comentário não será respondido! O Blog Vaidade Derme ajuda as pessoas de maneira geral, mostrando fórmulas, pareceres do blogueiro e outras informações pertinentes. Lembre-se: o blogueiro não é seu consultor de beleza pessoal!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...