sexta-feira, 21 de março de 2014

Nivea Creme | A Bela História do Primeiro Cosmético do Mundo e Seu Poder Hidratante

Olá pessoas vaidosas. Quantas histórias se escondem por trás deste potinho azul? Quantas gerações no mundo todo já usaram o Nivea Creme? A marca com certeza tem motivos de sobra para se orgulhar, pois além de ser o primeiro cosmético a nível industrial que se tem registro, o Nivea Creme ultrapassa 100 anos no mercado, e quando digo mercado, falo de TODOS os países comercializando, ual, incrível não?

Nivea Creme

Descrição:
Nivea Creme é o mais poderoso hidratante para todos os tipos de pele. Oferece à pele tudo o que ela precisa para se manter pura, fresca e macia. Disponível no Brasil nas versões 56g e 97g. Contém Eucerit, um exclusivo ingrediente hidratante natural da pele. Pode ser usado em todas as estações por crianças e adultos.

Indicação:
É indicado para qualquer parte do corpo, especialmente as mais ressecadas como pés, mãos, joelhos e cotovelos. É recomendado para crianças e adultos, e pode ser usado em todas as estações. Aplique sobre o corpo, mãos e rosto, sempre que a pele estiver ressecada e necessitar de hidratação intensa.

Nivea Creme

A História de Sucesso:
Lá fui eu pesquisar a fundo sobre o assunto para trazer para vocês um conteúdo bem bacana. Com mais de um século nas prateleiras das farmácias e supermercados, com algumas alterações na embalagem, mas sem jamais deixar de ser o creme da latinha, que encantou e ainda encanta tanta gente, é popularmente chamado no Brasil do creme da vovó, eu diria até mesmo: Creme da bisavó, rsrsrs.

Para ser mais preciso, o Nivea Creme surge em 1911, criada pelo alemão Oskar Troplowitz e sua equipe, opa!!! A grande sacada foi a criação do ativo Eucerit, conforme descrito acima. Em linhas gerais, é  lanolina, extraída da lã de ovelhas com uma potente concentração de gorduras hidratantes. Vamos nos aprofundar um pouco mais no Eucerit. Ele contém  lípidos  relacionadas com ceras da lã, o principal componente é o colesterol em concentração de 30% seguido por mais dois componentes químicos do ativo que somam mais 47% da fórmula 'viva' da substância.

Nivea Creme

Claro que a partir daí teve-se outra grande sacada relacionado ao marketing, chamar um cosmético até então novidade para o mundo, já que foi o primeiro a ser lançado em escala industrial, de um 'tosco' nome Eucerit, poderia até ser interessante num ponto de vista químico, mas seria uma atitude nada estratégica de vendas, dai surge um nome lindo, na verdade belo, que deu origem não só ao produto, como também a marca: Nivea. Nivea significa branco como a neve em latim, não poderia haver nome melhor para definir este creme extremamente branco e super denso. Amo esses cases de sucesso, afinal, sou um profissional de marketing e me interesso muito nessas histórias.

O sentimento da marca era de ser conhecida como um creme puro, de alto poder hidratante, suavizante e embelezador para toda a família, inclusive para as crianças, logo todos os membros da família já faziam uso do Nivea Creme. Popular pela lata azul em qualquer país, o Nivea Creme nem sempre foi assim, só em 1924, que o departamento de marketing decidiu concretizar a cor, mas até então, o produto passou por designs diferentes, sem perder muito a essência.

Nivea Creme

Mas nem tudo foi sempre mil maravilhas, a Nivea já teve problemas durante a segunda guerra mundial, quando os russos simplesmente roubaram a fórmula, mas isso é uma das muitas complicações que foram superadas pela marca tão querida por todos nesses anos de existência.

Hoje a Nivea é sem dúvida uma potencia que vale muito dinheiro e que ganhou um toque mais inovador e jovial, nos países asiáticos, a gama de produtos diferenciados é enorme, cada um mais interessante que o outro, já resenhei sobre alguns desses produtos orientais aqui no Blog, mas o que realmente é destaque é o fato que o Nivea Creme ainda é o simbolo que resume uma história de sucesso esplendido.

Processo Industrial Nivea Creme pelo mundo.
Nivea Creme

Nivea Creme

Há alterações de fórmula de acordo com o país? A resposta no geral é não, mas existem sim algumas mudanças discretas, um exemplo disso é o Japão, que muda alguns conservantes. Outros países mudam um pouco a olência. No mais, podemos afirmar que é igual nos quatro 'cantos do mundo'.

Nivea Creme

Minhas Impressões:
Bem, como não gostar né? É evidente que em tempos modernos, é impossível passar o Nivea Creme e sair na rua pensando que se está arrasando no visual, rsrsrs, este amorzinho de hidratante é pesado demais e branco também, sua absorção na pele se dá de maneira lenta e gradativa, mas a hidratação? Bem, claro que a resposta não poderia ser outra: Fantástica.

Com aquele cheirinho de vovó, o Nivea Creme ganha também minha admiração, uma nova geração de consumidor muito exigente que sou, não consigo enxergar este cosmético com maus olhos, Nivea Creme é único, maravilhoso e versátil, ótimo de modo geral para devolver a qualidade saudável a uma pele desvitalizada e com os níveis de hidratação comprometidos por fatores externos e internos.

Nivea Creme

Nivea Creme

Posso citar alguns dos vários modos de uso que encontrei pela internet, são eles: Assaduras de bebê, hidratante para couro de estofados (Oi? Sim, o pessoal usa), para os cabelos, apesar de nunca usar, acredito ser muito pegajoso e incômodo, para amolecer cutículas, melhorar as olheiras (não encontrei evidências científicas que provem o mecanismo desta possível melhora) e para a hidratação de 100% da derme, inclusive o rosto e partes íntimas, ou seja, passe à vontade no meio das pernas e aonde mais sua imaginação deixar, kkk, certo?

Peles acneicas, mas que querem dar um UP na hidratação facial, podem usar, mas talvez o melhor seja fazer o uso do Nivea Creme poucas vezes no mês, é mais seguro para prevenir possíveis pioras. Um lugar que achei que o Nivea Creme é pouco oleoso, é justamente nos cotovelos, basta aplicar uma pequena quantidade e massagear bem, dá até para usar durante o dia, é uma ótima para evitar cotovelos ressecados e escurecidos, ai aproveito e já faço uma boa esfoliação nesta parte do corpo com bucha vegetal durante o banho.

Eu comprei o meu no eBay, uma versão na Europa, com 450 gramas que não é vendida em nosso país, é um pote imenso, um gigantesco para durar um ano eu suponho. De todas as utilidades pessoais que tenho com o produto, a que mais uso é para hidratar os lábis de manhã e noite, eu adoro, uso todo santo dia na boca, os bons resultados são mais que visíveis. A versão vendida no Brasil é fabricado no México e trazida para solo nacional, as mesmas exportadas para os Estados Unidos, já usei a versão mexicana consumida na América também e não pude perceber nenhuma diferença, a minha é fabricada em Hamburgo, na Alemanha. 

Nivea Creme

Em suma, Nivea Creme é um sucesso que venceu os gigantes mercados de beleza e promete durar mais pelo menos 100 anos, um produto de poder incontestável dentro do que ele se propõe a fazer. Uma fórmula segura e simples, que conta com outros ativos hidratantes, além do famoso Eucerit, que pode ser usado por crianças e velhinhos, que está na casa de qualquer um, pobre ou rico, que é encontrado em qualquer mercado popular, que é um campeão de vendas.

Fonte de pesquisa: Cosme AsiaRanking de CosméticosWikipedia . Nivia

12 comentários :

  1. Lindo Post. Simplesmente amei. Parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Edu!!! Adorei seu blog e sou novata aqui mas devorei uma grande parte dele. Estou com uma dúvida sobre clareadores, vc acha possível que o Derm AHA e o Clairial C10 possam piorar melasma se usados juntos? Não sei se vc já os usou juntos, mas li que vc já usou os dois.
    Obrigada por responder.

    ResponderExcluir
  3. Valeria, o legal é usar um de noite e outra pela manhã, se quiser usar os dois juntos, acho melhor!

    ResponderExcluir
  4. Grande Edu! Adoro o seu Blog. Você sempre me surpreende com seus post.

    ResponderExcluir
  5. Eu já vi vendendo esse potão de quase meio quilo aqui no centro de sp...não sabia que existia até me deparar com ele...! (vi vendendo nessas galerias com bastante estrangeiros que vendem de tudo um pouco)

    ResponderExcluir
  6. Também já vi em um mercado de importados em Brasília!

    ResponderExcluir
  7. Edu, achei vc sem querer e estou amando....
    Não quero fazer mais nada lendo posts antigos. hihihi
    Qto ao creme Nivea: como vc falou ele é sim essa coca-cola toda.
    Sempre tenho um potinho em casa.
    Tenho os pés da Fiona e já usei todos os produtos q vc imagina e sabe ql deixa o meus pés lindos e macios: a latinha azul.
    Ele é um coringa para deixarmos em casa, levarmos em viagens, etc.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelo carinho Sonia! Comente sempre. Um abração.

    ResponderExcluir
  9. Oi Edu.....imaginei q vc iria criticar o produto...rss, mas q surpresa boa!!!!
    Pena q minha pele seja oleosa viu, senão n gastaria c outro produto, imagine a economia....A avó de uma colega de trabalho tem qse 90 anos e uma pele muito, mas muito boa mesmo...eu imagino q a vida dela n seja um terço estressante como a minha, pois estresse af. acaba c a pele, mas o segredinho dela é, adivinhe..rs:
    Creme nivea da latinha azul e leite de rosas, aquele do potinho rosa, acredita? tudo bem que a genetica ajuda muito, mas ficamos impressionadas no trabalho quando a conhecemos.

    ResponderExcluir
  10. Legal Cacau, uma pele hidratada todos os dias resulta em melhor estado após muitos anos, isso é certo!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO, antes de comentar:

Caso seu comentário seja de dúvidas pessoais, como: "o que usar", "qual o melhor", "me diz uma rotina de produtos para minha pele" ou coisas deste tipo, seu comentário não será respondido! O Blog Vaidade Derme ajuda as pessoas de maneira geral, mostrando fórmulas, pareceres do blogueiro e outras informações pertinentes. Lembre-se: o blogueiro não é seu consultor de beleza pessoal!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...