sexta-feira, 7 de março de 2014

Está Ficando Careca? Saiba Como Acabar Com a Calvície

Olá pessoas vaidosas. Tem quem goste de ser careca. Alguns até deixam uma barba longa pra ficar mais estiloso. Tem mulher que curte um careca também e tem careca que fica muito bem assim, melhor até do que se mantivesse as madeixas. O problema começa quando você curte seus cabelos, gosta deles de verdade, mas se olha no espelho e já começa a ver algumas falhas. O nome disso é calvície e, lamentamos informar, ela pode evoluir - e muito.

Calvície

Se você já nota algumas falhas, entradas proeminentes ou aquela perda excessiva de fios, preste atenção. A calvície, ou alopecia, é uma doença que afeta cerca de 60% dos homens brasileiros, muitos deles na faixa dos 20 a 30 anos. Chocante, não?

O que costumava ser uma preocupação para os mais velhos tem se manifestado cada vez mais cedo, isso por que a calvície é uma doença genética que pode ser influenciada por alterações hormonais e maus hábitos, como o tabagismo e o estresse.

Para o Dr. Fabrício Ribeiro, médico especializado em queda de cabelo e implante capilar, a alopecia, apesar de considerada ‘normal’ socialmente, pode trazer sérios problemas para os pacientes. Segundo ele, os impactos negativos causados pela calvície podem ser graves, como o desenvolvimento de doenças como a depressão, além de outras consequências psicológicas.

Calvície

As Causas:

Apesar de ser uma doença genética, hábitos de vida pouco saudáveis e alterações hormonais são algumas das causas do desenvolvimento da alopecia androgenética, que afeta cerca de 90% dos pacientes com calvície. A doença, que se desenvolve a partir da puberdade, é causada graças a interações de hormônios masculinos nos cabelos e pelos de um indivíduo já predisposto geneticamente.

O tabagismo, alcoolismo e uma dieta pobre em vitaminas e proteínas são algumas das ações que podem agravar o problema, ou até ser um gatilho para a doença. Casos de queda de cabelo podem surgir também após grandes períodos de estresse ou eventos traumáticos - física e psicologicamente, como um acidente de carro, por exemplo.

… Mas, Como Tratar a Calvície?

Como já dissemos, hábitos saudáveis podem ser úteis para evitar a calvície, além de controlar sua evolução. Porém, isso só é possível em casos onde a doença se manifesta por conta de deles, sendo pouco útil em casos de alterações hormonais ou somente influência genética. Para tais casos, a partir de um estudo detalhado do estágio da doença e dos motivos pelos quais ela se desenvolveu, o tratamento médico pode ser definido.

Calvície

Os tratamentos mais comuns para a queda de cabelo são medicamentosos ou cirúrgicos. Segundo o Dr. Fabrício, no caso de processos de evolução da calvície, chamada miniaturização - onde o cabelo, a partir da idade, começa a encolher gradativamente, o tratamento indicado é o controle hormonal a partir de medicamentos. Com a diminuição da testosterona, o progressão da doença estaciona ou cessa.

Já para casos mais graves, o tratamento cirúrgico é o mais indicado. Segundo o especialista, técnicas modernas e inovadoras como a FUE (Follicular Unit Extration) proporcionam maior qualidade de vida e conforto para o paciente. “Trata-se de uma nova modalidade de transplante capilar, em que as unidades foliculares são retiradas uma a uma da área doadora com a utilização de um bisturi especial e implantadas na área calva, sem gerar cicatrizes”, comenta.

Muitos famosos recorreram a implantes para se verem livres da calvície. O cantor Elton John, os atores Kevin Costner, Brendan Fraser e o brasileiro Marcos Pasquim são exemplos dos benefícios da intervenção cirúrgica. Por isso, não há motivos para sofrer. Se você não está feliz com a queda de cabelo, crie coragem e procure um especialista o quanto antes. Vale a pena.

6 comentários :

  1. Oi Edu!

    Vc ja ouviu falar no 'Minoxidril' ?

    Um produto muito famoso com esse componente chama-se 'Rogaine', ele é o unico produto cientificamente comprovado que trata esse problema. Vivenciei dois casos de sucesso e meu namorado ta usando tb. As desvantagens sao duas: O preço e que se vc parar de usar, o problema volta.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miyiuki Lima, tudo bem? Vc poderia me informar onde seu namorado compra o Minoxidil? Obrigado!

      Excluir
  2. Na verdade se chama Minoxidil, ele não é o único com comprovações baseadas em estudos não, outras drogas orais e substâncias tópicas também são bem usados por médicos há anos e funcionam, o problema de todas é que o tratamento é eterno, a não ser que se implante logo tudo para sempre! Bjs!

    ResponderExcluir
  3. sou dono do blog http://seodicas.besaba.com/ e meus cabelos estão indo pro ralo literalmente e gostei muito das dicas e vou testar algumas ja usei finasterida e funcionou mas me deu alguns colaterais mas funciona e vou testar outros de sua dica

    ResponderExcluir
  4. Oi Edu!! Gostaria de fazer uma pergunta. O remédio conhecido como Imecap hair ele realmente funciona??? Tô pensando em usa lo, mas não sei ao certo que só pela propaganda o que dizem é verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para a saúde do cabelo sim, para queda devido a genética, não!

      Excluir

ATENÇÃO, antes de comentar:

Caso seu comentário seja de dúvidas pessoais, como: "o que usar", "qual o melhor", "me diz uma rotina de produtos para minha pele" ou coisas deste tipo, seu comentário não será respondido! O Blog Vaidade Derme ajuda as pessoas de maneira geral, mostrando fórmulas, pareceres do blogueiro e outras informações pertinentes. Lembre-se: o blogueiro não é seu consultor de beleza pessoal!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...