segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Como Cuidar da Pele Com Acne | Todos os Passos no Guia Básico

Olá pessoas vaidosas. Hoje o texto destina-se as peles com espinhas e cravos, que geralmente apresentam sinais de oleosidade, mas nem sempre este é um fato em comum, o guia é breve e resumido para nortear os leitores que sofrem com este mal que atrapalha diretamente a beleza da pele e inevitavelmente abala a auto estima.

Acne

Causas:
Acne é sim uma doença na derme, ocasionando cravos, espinhas e pápulas, pústulas e cistos, que são lesões vermelhas inflamadas. Tais formações recebem o nome geral e popular de espinhas. As causas são bastante variadas, podendo ser:
  • Peles com muito suor e umidade;
  • Uso de esteroides, testosterona e fenitoína e outros;
  • Variadas alterações hormonais, como a gravidez, anticoncepcionais, estresse, menstruação, fase da adolescência que estão ligados ao andrógenos e testosterona;
  • Uso de cosméticos errados;
  • Obstrução ou comedão, que são quando os poros ficam bloqueados, acumulando sujeira, resíduos, bactérias e células inflamatórias;
  • Genética também está intimamente ligado em muitos casos, pais que já tiveram ou tem acne, filhos provavelmente terão, sempre ligado aos hormônios sexuais. 

Acne

Alimentos Podem Causar Acne?
Não existem estudos fortes que comprovem isto, milho, chocolate, gordura entre outros até então não causa ou piora a acne. Porém a resposta para esta pergunta não pode ser um simples não, comer açúcar refinado, tanto branco quanto mascavo está sim relacionado com o aparecimento das famosas espinhas.

Erros Comuns:
Espremer espinhas não é uma opção inteligente, isso pode espalha a infecção nas camadas mais internas, irrita a pele e causa cicatrizes praticamente irreversíveis. 

Prevenção e Controle:
Ótimas opções são encontradas nos cosméticos e dermocosméticos, produtos especializados na doença podem melhorar e muito vários causas de acne, muito das vezes, um tratamento feito a base de um conjunto de cosméticos podem até mesmo anular toda a acne, deve fazer parte da rotina:

Limpeza: Feita com sabonetes líquidos ou em barra de marcas conceituadas que destinam uma linha específica para o tratamento da acne geral, limpar a pele de manhã e noite é uma obrigação, limpar três vezes, adicionando uma terceira etapa no meio do dia pode também ser uma boa, mais de três limpezas é claramente uma idiotice, essa é a única palavra para quem faz isso. Adicionar um tônico pós limpeza pode ser um adicional de extrema importância. 

Acne

Esfoliação: Produtos também especializados, caso a pele apresente sinais de sensibilidade, o ideal é usar produtos mais leves, porém com ativos contra espinhas, já peles mais resistentes, cosméticos mais abrasivos e grossos com grandes quantidades de ativos esfoliantes, tanto químicos quanto físicos, são uma ótima. Os benefícios são renovação celular, limpeza profunda dos poros e desobstrução dos mesmos, refina a pele e vários outros pontos positivos.

Cremes Hidratantes: Existem uma afinidade de cremes que hidratam e possuem outros mecanismos de ação contra a acne, vale a pena usá-los de dia e os mais fortes e com ácidos pela noite. Como a oferta é muita, a dica é escolher marcas famosas e sempre pesquisar muito e ir a fundo para conhecer o que pode ser melhor para você. Em caso de emergência, produtos secativos podem ser uma opção incrível. Os ativos mais populares que estão presentes nestes produtos são: Ácido Salicílico, Ácido Glicólico e os Alfahidroxiácidos no geral.

Acne

Filtro Solar: Sempre e sempre, faça chuva ou sol, é indispensável, filtros solares é o mais difícil de acertar, muitas marcas estão escritas "toque seco", "efeito matificante", "sem óleo", "especialmente desenvolvido para peles oleosas e com acne", o que posso dizer é: Sempre duvide disso tudo, no mercado nacional pouquíssimos realmente vão de encontro as necessidades das peles oleosas e com acne, mais uma vez, uma pesquisa minuciosa é essencial, qui no Blog você pode conferir várias resenhas e optar pelo melhor e fazer testes mais alinhados e não 'cegos' até achar o melhor.

Tratamento Com Remédios:

Medicamentos Tópicos: Vitanol A (clique aqui para maiores detalhes), Differin e Vitacid Gel são os mais famosos, outros medicamentos podem ser manipulados pelo seu dermatologista. Estes tratamentos mais fortes podem causar efeitos colaterais como vermelhidão, descamação, inchaço, ressecamento e coceira, são usados sempre pela noite e o não cuidado como uso de filtro solar diário e cultura anti sol causam sempre manchas eternas.

Nas Mulheres: Se o caso for hormonal, capsulas anticoncepcionais é o caminho, para combinações desses medicamentos, apenas um médico especializado poderá traçar um plano de cura contra a acne.

Acne

Casos Extremos: Geralmente em casos severos ou de acne que não responde a outros tratamentos, o que resta é o consagrado Roacutan, que geralmente resolve 100% da acne e some por completo nos primeiros anos, após este período, o paciente por vir a ter novamente, mas geralmente é bem menos do que tinha antes. Roacutan é um medicamento com graves efeitos colaterais é altamente controlado sua venda, ninguém compra sem receita e para isso é preciso ter um acompanhamento médico mensal com exames e evolução do quadro, além de um termo assinado pelo profissional e paciente se responsabilizando pelo tratamento. De tudo, o mais eficiente é o Roacutan e suas variáveis genéricas e manipuladas, não há dúvida, porcentagens pequenas não respondem bem ao tratamento, mas isso é de fato uma raridade.

Não deixe de ler nossa categoria Anti Acne, basta clicar no link, lá há muitas resenhas e textos com dicas de produtos para combate a acne que postamos constantemente. 

4 comentários :

  1. Muito legal seu post Edu.
    Sofro com acne desde os 12 anos de idade (há 11 anos)
    e meu caso é hormonal, tentei segurar o uso da pilula o máximo que deu pois acho que os efeitos colaterais a longo prazo não sejam muito bons. Mas depois que aprendi a cuidar da minha pele as coisas melhoraram muito.
    Hoje uso pilula de baixa dosagem e faço acompanhamento com dermatologista. Minha vida mudou! rs
    Produtos adequados para cada tipo de pele fazem toda a diferença. Muitas das dicas eu aprendi aqui no VD....
    Pra quem sofre com esse problema só digo uma coisa: DISCIPLINA é tudo.
    passar os sabonetes, cremes, ácidos, protetor solar (etc) é chato, mas a saúde da pele agradece.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Valeu demais Amanda, fico feliz que o Blog lhe ajude. Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Excelente post.
    Sempre tive acne. Geralmente eram cravos, com ocasional surgimento de algumas espinhas internas que logo sumiam. Mas no ano passado comecei a ter acne inflamatória de um jeito que nunca tinha tido. As espinhas surgiam extremamente inflamadas e em grande número que além de todo o transtorno deixaram manchas horríveis . Toda a forma como eu abordava a minha acne, que era usando produtos com ácidos ( geralmente o salicílico), não dava resultado, então tive que mudar tudo oque usava. Para atingir melhores resultados achei interessante fazer um tratamento por via oral com um suplemente vitamínico, oque me trouxe resultados muito bons somado a minha nova rotina de cuidados. A mudei completamente deixando os produtos recheados de ácidos que usava diariamente de lado e buscando diminuir a inflamação, a irritação e aumentar a hidratação da pele. Mudei o sabonete anti-acne comum por um para pele sensível, durante 2 meses usei somente um sérum de ácido tranexâmico e niacinamida(pra tratar as inflamações,as manchas, e hidratar a pele) fazendo esfoliação quinzenal. No terceiro mês comecei a usar um gel creme com azeloglicina com alatoína e óleo de melaleuca a noite(mantendo o sérum citado no cuidado diurno), e esse trio foi simplesmente perfeito, a pele que já estava muito boa ficou melhor ainda, porque ela começou a clarear mais rapidamente e os cravos que estavam na pele foram se desprendendo com mais facilidade. Agora, depois de três meses de tratamento, que a azeloglicina acabou(T_T vou comprar outro) passei a usar um creme com renew zyme e alfa bisabolol para esfoliar suavemente a pele toda a noite, oque também vem sendo muito positivo, porque mantém a pele em dia, ajuda no clareamento e não está causando sensibilidade.
    Eu acho que se continuar nesse ritmo e não cagar a rotina colocando algum arranca couro nela, minha pele vai ficar excelente. Porque não estou mais tendo espinhas, as manchas estão muito mais claras e os cravos estão aparecendo em uma quantidade muito menor.
    Ah sim, bloqueador solar é indispensável...

    Ótimo post Edu!
    Beijos!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO, antes de comentar:

Caso seu comentário seja de dúvidas pessoais, como: "o que usar", "qual o melhor", "me diz uma rotina de produtos para minha pele" ou coisas deste tipo, seu comentário não será respondido! O Blog Vaidade Derme ajuda as pessoas de maneira geral, mostrando fórmulas, pareceres do blogueiro e outras informações pertinentes. Lembre-se: o blogueiro não é seu consultor de beleza pessoal!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...