sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Diário de Uma Dieta | As Dicas de Como Tenho Eliminado Peso | 13ª Semana

Olá pessoas vaidosas. E aqui estou, 91 dias registrando minha dieta para vocês. Vamos ver o que rolou nesta semana de luta e muita determinação.
Dieta

Atividade Física:
Como já havia dito, tenho dado pouca importância para os exercícios aeróbicos, mas no decorrer desses dias caprichei mais, tanto é que em um único dia fiquei 'loucão' e fiz 1 H de atividades cardiovasculares, intercalando 15 minutos de bicicleta, 15 minutos de esteira e assim até completar 4 trocas de aparelhos, achei mais fácil esse método. Pretendo fazer pelo menos 20 minutinhos de maneira diária, nem que seja 10 iniciais e mais 10 finais, após o treino com pesos. E assim vai indo minha vida diária na academia, paguei um plano trimestral até janeiro, justamente para me forçar a ir e não pensar em parar, se bem que eu adoro puxar peso e toda essa doideira de academia, a chatice mesmo é os aeróbicos, mas que com jeitinho, vou fazendo um pouco mais.

Alimentação:
Conforme descrito nas semana anterior (clique aqui para ler), comecei a me alimentar de 3 em 3 horas, hábito esse que sempre detestei, pois nunca funcionava comigo, mesmo comendo extremamente pouco e ingerindo alimentos saudáveis e pouco calóricos, mas chegou uma hora que eliminar gordura já estava muitíssimo complicado, mesmo eu fazendo loucuras e tentando de tudo, es que surgiu a ideia de tentar drasticamente de estratégia e enfim comer com intervalos menores tem dato certo, infelizmente não como nos primeiros 40 à 50 dias, que eu simplesmente comia umas 3 vezes a cada 24 horas e perdia peso muito rápido, mas pelo menos, parado eu não estou, sempre evoluindo semana após semana e conseguindo aos poucos, é ter paciência e muito estimulo interno.

Dieta

Ainda tenho comido diariamente uma porção pequena do tamanho de uma xícara de chá ou talvez até um pouco menos de uma mistura de lentilha, ervilha, grão de bico e feijão branco, por conterem bastante proteína vegetal entre outros benefícios, como carboidratos, afinal, ninguém vive sem energia no corpo.A mistura não ruim de maneira alguma, ainda mais caprichando no tempero, eu em particular sou apaixonado em alho e cebola em grandes quantidades. 

A famosa ração humana com presença de várias proteínas e fibras também não falta no meu dia a dia, co 200 ml de leite desnatado, com uma porção bem pequena de fruta e uma colher e meia de sopa da mistura do farelo,  sempre bem gelado. Costumo dizer que é meu milk shake sagrado.

Quase que diariamente eu também me alimento de um ovo na chama com um fio muito pequeno de azeite extra virgem para fritar acompanhado com uma quantidade bem pequena de legumes, folhas, verduras... o que tiver na geladeira, essa é a verdade.

Nas outras 2 ou 3 refeições, como duas bolachinhas de água e sal, ou fruta, ou um pedaço de doce super pequeno (uma vez na vida outra na morte que isso acontece) ou até mesmo repito a ração humana sem fruta pela segunda vez para ter menos calorias. vejam que sempre é porções muito pequenas e saudáveis. E para quem me perguntar: E o arroz? Respondo: "Nunca vi, nem comi, só ouço falar".

Entenda Como Funciona Seu Metabolismo e Emagreça:
Depois da leitora Natália do Blog Vaidade Derme me sugerir que pesquisasse no Google sobre metabolismo basal, acabei me aprofundando no assunto e escolhi uma fonte de informações que acho super válido para todos nós conhecermos mais e assim agir de maneira mais adequado em um tema tão importante para perdermos peso e mantermos o mesmo. Segue as informações:

Boa parte das pessoas que luta contra os ponteiros da balança já culpou, ao menos uma vez, o metabolismo 'lento demais' pela dificuldade de emagrecer. De fato, algumas pessoas queimam calorias em um ritmo mais rápido do que outras. Saiba porque isso acontece e aprenda como é possível acelerar o metabolismo, eliminando mais calorias e mantendo a boa forma.

Dieta

O Que é Metabolismo?
Metabolismo é o conjunto de transformações que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem no interior do nosso corpo. Isso produz energia suficiente para mantê-lo funcionando. Para que as pessoas mais leigas possam entender esse conceito, podemos dizer numa linguagem mais clara e objetiva que metabolismo é a taxa com que o corpo queima calorias para se manter vivo. O metabolismo divide-se em anabolismo (conjunto de reações que produzem compostos e substâncias a partir de componentes menores) e catabolismo (conjunto de reações que degradam as substâncias em componentes menores).

Do total de energia gasto por uma pessoa em um dia, entre 60% e 70% são usados apenas nas funções vitais, como respirar, bater o coração, manter a temperatura corporal, etc. É o chamado metabolismo basal. Cerca de 10% a 12% do consumo de energia total são utilizados no gasto termogênico dos alimentos. Ou seja, a cota que o corpo precisa para processar o que se come, da mastigação até a absorção pelo organismo.

O metabolismo é influenciado por inúmeros fatores, tais como genética, idade, peso, altura, sexo, temperatura ambiente, dieta e prática de exercícios. Dessa forma, existem pessoas que dependendo desses fatores, gastarão mais ou menos energia do que outras. É por isso que existem pessoas magras, que comem de tudo e não engordam de jeito nenhum, enquanto outros lutam para perder alguns quilos a mais.

Dieta

Fatores Que Afetam o Metabolismo:
Cerca de 80% da taxa metabólica é determinada geneticamente, enquanto os outros 20% dependem de outros fatores que listamos a seguir. Você não pode mudar a genética, mas pode acelerar o seu metabolismo, observando esses fatores:

1º) Tecido muscular - Quanto mais músculos você tem, maior e mais veloz é o gasto calórico, independente do seu nível de atividade, da sua idade, etc. Os músculos são tecido vivo e estão lá para trabalhar para você, queimando calorias 24hs por dia.

2º) Alimentação - O excesso de açúcar, especialmente após a refeição, deve ser evitado, uma vez que a digestão de proteínas e gorduras fica prejudicada. O açúcar é digerido mais rapidamente, retardando a digestão de outros alimentos e enganando o cérebro, que sinaliza com mais fome em pouco tempo. Isso também vale para as farinhas de trigo brancas (refinadas) utilizadas no preparo de pães, bolos e massas. Os alimentos gordurosos também devem ser controlados, mas é Boa parte das pessoas que luta contra os ponteiros da balança já culpou, ao menos uma vez, o metabolismo 'lento demais' pela dificuldade de emagrecer. De fato, algumas pessoas queimam calorias em um ritmo mais rápido do que outras. Saiba porque isso acontece e aprenda como é possível acelerar o metabolismo, eliminando mais calorias e mantendo a boa forma.

3º) Frequência das refeições - O tempo entre uma refeição e outra é muito importante. Quanto maior o tempo, mais lento é o seu metabolismo, pois ele diminui para poupar energia. Quando pulamos refeições, ficando muito tempo sem comer, o corpo procura obter a energia que precisa consumindo o seu próprio tecido muscular (catabolismo).

Dieta

4º) Atividade física - Praticar atividade física, combinando exercício aeróbico e ginástica localizada ou musculação acelera o metabolismo. Além disso, o exercício regular ajuda a transformar glicose e gordura em energia, sem a necessidade de produzir o hormônio insulina, que ajuda a engordar. É importante que a atividade física seja regular, para que haja uma ação metabólica contínua, e que a alimentação seja adequada ao gasto calórico.

5º) Água -A maioria das funções do corpo acontecem na presença de água. O líquido é fundamental para transportar hormônios, vitaminas e minerais, além de facilitar o trânsito intestinal e a eliminação de toxinas. A falta de água desacelera o metabolismo. Por isso, beba pelo menos 8-10 copos por dia.

6º) Sexo - O metabolismo masculino é mais acelerado do que o feminino, pois os homens apresentam proporção maior de massa muscular e menor de gordura do que as mulheres. Por isso é importante que as mulheres não deixem de praticar uma atividade física, que ajude no desenvolvimento de massa muscular.

7º) Idade - A partir dos 30 anos o metabolismo começa a ficar mais lento, contudo pesquisas indicam que isso ocorre pelo fato das pessoas tornarem-se mais sedentárias, o que acarreta uma perda gradual de massa muscular. Por isso, é importante que haja um controle alimentar e prática regular de atividade física.

8º) Temperatura ambiente - Em dias mais frios, o corpo consome mais energia para se manter aquecido.

Dieta

Acelere o Seu Metabolismo:
Para acelerar o metabolismo é importante fracionar as refeições 5-6 vezes ao dia (o organismo terá de trabalhar mais vezes para processar um maior número de refeições), comer devagar, mastigando bem os alimentos e reduzir o consumo de alimentos gordurosos e ricos em açúcar e farinhas refinadas. Alimentos ricos em fibras (grãos integrais, legumes, frutas e verduras) levam mais tempo para serem digeridos e por isso aceleram o metabolismo. A prática de exercícios físicos, principalmente os aeróbicos (caminhada, natação, ciclismo, esteira, bicicleta, ajuda muito. A taxa metabólica aumenta 25% durante 12 a 15 horas após os exercícios aeróbicos intensos. 

Não pular refeições e evitar dietas rígidas também ajuda a acelerar o metabolismo. Quando se faz uma dieta para emagrecer, o metabolismo basal fica com um gasto calórico menor como uma forma de defesa (reserva), e quanto menor a ingestão calórica diária, menor será o metabolismo, pois o organismo vai interpretar essa situação como uma ameaça. A depressão do metabolismo basal com dietas sem orientação e/ou acompanhadas com inibidores de apetite leva o organismo a reagir com mecanismos de preservação de calorias e a consequência é a dificuldade de se perder gordura corporal, além do risco de desenvolvimento de cálculos na vesícula. Por isso, a dieta deve ser equilibrada do ponto de vista nutricional e as calorias oferecidas devem ser compatíveis com a necessidade individual de cada pessoa, caso contrário o programa de emagrecimento será um verdadeiro fracasso. O ideal é fazer de cinco a seis pequenas refeições diárias e reduzir a ingestão calórica. Fonte: UOL

Quantos Kg Perdi na 13ª Semana:
Me aproximando já de 100 dias na tentativa de fazer as pazes com a balança, nestes últimos 7 dias eu perdi realmente pouco, sei que muitos não acham, mas não tem jeito, sempre penso que poderia ser mais. De 75,00 Kg redondos, perdi 0,900 e parei nos 74,100 kg. Totalizando uma perda de 18,000 kg no total desta saga, mas ainda o caminho continua e não dá mais para desistir, a postura deve ser exatamente essa, de nunca parar, mesmo entre tropeços e tempestades. 

Dieta

Dieta


Nenhum comentário :

Postar um comentário

ATENÇÃO, antes de comentar:

Caso seu comentário seja de dúvidas pessoais, como: "o que usar", "qual o melhor", "me diz uma rotina de produtos para minha pele" ou coisas deste tipo, seu comentário não será respondido! O Blog Vaidade Derme ajuda as pessoas de maneira geral, mostrando fórmulas, pareceres do blogueiro e outras informações pertinentes. Lembre-se: o blogueiro não é seu consultor de beleza pessoal!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...