quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Estamos Realmente Protegidos dos Raios Solares Quando Passamos Protetor? Teste Mostra Que Nem Sempre

Olá pessoas vaidosas. Há alguns anos houve uma pesquisa feita no Brasil que foi bastante comentada nos meios de comunicação, onde o um estudo mostrava que 8 dos 10 filtros solares mais vendidos no Brasil foram reprovados em diferentes aspectos. Recentemente saiu uma nova pesquisa apontando algumas falhas graves novamente, e de novo a L'Oreal Solar Expertise ficou no topo do melhor filtro solar no quesito proteção dos raios UV. O teste foi encomendado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor e publicado na Folha de São Paulo no dia 28/11/2012. Convido a todos a lerem aqui no Vaidade Derme essa matéria, apesar de não ser um texto meu, resolvi reproduzi-lo aqui, pois se trata de algo muito importante.

Raios Solares
Associação Questiona Eficácia de Filtros Solares do País

Entre dez marcas de filtros solares de uso adulto à venda no país, duas têm menos da metade do FPS (Fator de Proteção Solar) declarado no rótulo, segundo teste laboratorial encomendado pela Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor).

A avaliação incluiu produtos das marcas L'Oreal, La Roche-Posay, O Boticário, Coppertone, Cenoura&Bronze, Sundown, Avon, Nivea, Banana Boat e Red Apple, todos com FPS 30.

As fabricantes contestam o resultado e questionam a metodologia empregada.

Os produtos foram submetidos a uma análise in vitro para checar o fator de proteção, além de passarem por testes de irritabilidade da pele, fotoestabilidade, hidratação, rotulagem e desperdício causado pela embalagem.

De acordo com os resultados obtidos pela Proteste, os produtos Nivea Sun e Banana Boat foram os piores no quesito FPS. Os produtos têm fator de proteção 13 e dez, respectivamente, em vez de 30, de acordo com a análise.

Os mais bem avaliados nesse item foram o L'Oreal Solar Expertise, o La Roche-Posay Anthelios Hélioblock e o Cenoura&Bronze.

Raios Solares

Métodos:
O ensaio é feito em placas (cuja rugosidade simula à da pele humana), submetidas à radiação ultravioleta, de acordo com a Proteste.

Segundo o médico Sérgio Schalka, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e especialista em fotoproteção, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) exige testes feitos in vivo, em pessoas, para determinar o FPS.

O coordenador técnico da Proteste, Dino Lameira, afirma que o método in vitro foi o escolhido porque o objetivo do teste era comparar os produtos entre si, e esse tipo de avaliação é melhor do que o ensaio in vivo para isso.

"O método é reconhecido, apesar de não ser o oficial."

Ana Palieraqui, pesquisadora médica da entidade, afirma que o método in vitro foi preferido justamente por não usar voluntários humanos. "A Comissão Europeia recomenda desde 2006 que sejam feitos testes in vitro, para não expor pessoas à radiação ultravioleta. Os resultados dos dois tipos de teste são equivalentes."

No entanto, diz Schalka, o teste que não usa voluntários é mais sensível aos produtos que têm barreiras físicas contra o sol, ou seja, que refletem mais a luz. Os que têm barreiras químicas ficam prejudicados por esse tipo de avaliação, segundo ele.

O médico lembra que, se a pessoa usar o produto em pouca quantidade, a proteção contra a radiação cai muito. "Uma dica fácil é aplicar meia colher de chá do filtro no rosto e meia em cada braço, uma colher de chá em cada perna, uma no peito e barria e uma nas costas. Para uma criança de seis anos, metade disso é suficiente."

Radiação:
A proteção contra raios UVA também foi medida. A partir de 2014, os filtros solares à venda no país deverão ter proteção UVA no valor de um terço da do UVB. Assim, um filtro 30 terá de apresentar uma proteção UVA de 10.

Os raios UVB causam queimaduras solares, câncer de pele e são mais fortes no verão. Já os UVA são constantes durante o ano e levam ao envelhecimento da pele e ao bronzeamento.
Cenoura&Bronze e Red Apple tiveram os piores resultados em proteção UVA.

A situação entre os produtos voltados ao público infantil é melhor, segundo o teste. Os cinco analisados tiveram boa avaliação na proteção UVB e dois foram reprovados quanto ao UVA.

Raios Solares

O Outro Lado:
A Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) afirmou, em nota, que "refuta mais uma vez os dados sensacionalistas divulgados pela Proteste". Em 2009, a entidade havia publicado um teste semelhante.

Ainda segundo a nota, a avaliação é "pífia" e usa métodos não reconhecidos. Segundo a associação, a publicação é um ataque ao setor de cosméticos do Brasil.

A Nivea afirma que seus produtos são testados na Alemanha seguindo protocolos internacionais de qualidade e que discorda dos resultados da Proteste. Em nota, a empresa informa que não teve acesso ao estudo na íntegra e por isso não pôde avaliar os métodos usados.

A Energizer, que produz o Banana Boat, afirma que ainda vai revisar os dados enviados pela reportagem. "A empresa cumpre as normas de certificação da Anvisa."

A La Roche-Posay diz que todos os dados contidos no rótulo de seu filtro solar foram comprovados em testes feitos com metodologias aprovadas pela Anvisa e que desconhece os métodos usados pela Proteste.

Segundo a empresa, o filtro Anthelios Hélioblock já apresenta uma relação entre proteção UVA e UVB maior do que a exigida pelos padrões europeus, "embora essa recomendação entre em vigor no Brasil só a partir de 2014".

O Boticário declarou cumprir todos os requisitos da legislação vigente.

A Avon afirma que garante a segurança e a eficácia de todos os seus produtos, realizando os testes aprovados pelas entidades reguladoras.

O laboratório Schering Plough, detentor da marca Coppertone no Brasil, declarou que todos os produtos são aprovados com rigor científico e obedecem a padrões nacionais e internacionais.

Em nota, a Cenoura&Bronze afirma seguir os padrões exigidos pela Anvisa e que sua linha com FPS 30 foi submetida recentemente a testes que comprovaram a eficácia do produto.

A Kimberly-Clark Brasil, que detém a marca Huggies Turma da Mônica, afirma que avalia seus produtos periodicamente, para manter seus padrões de qualidade e atender aos requisitos da Anvisa.

A Sundown, da Johnson &Johnson, declarou que seus produtos passam por testes em instituições idôneas.

A Red Apple e a L'Oreal foram procuradas, mas não se pronunciaram.

Nota Pessoal: 
É nessas horas que eu dou graças por usar filtros solares orientias, tão potentes que simplesmente fiquei mais claro depois que comecei a usá-los, por mais que eu fique no sol, nunca me bronzeio, nem água e sabonete são capazes de retirá-los da pele, ao ponto de ter que usar um demaquilante específico para removê-los antes da habitual limpeza.


27 comentários :

  1. Respostas
    1. Bioré Milk http://www.vaidadederme.com/2012/06/biore-perfect-face-milk-da-kao-um.html

      Excluir
  2. Nossa, pra nós vermos quão interessante e importante são os cuidados que devemos ter com nossa pele. E de fato o FPS deve ser de confiança e qualidade. Parabéns ao Vaidade Derme por nos trazer informações tão importantes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Leone, é sempre bom vermos sobre esses testes e assim tirarmos nossos conclusões! Um grande abraço.

      Excluir
  3. Quem tem problema de manchas na pele sabe bem quando o filtro não esta funcinando porque as manchas dão uma escurecida.

    ResponderExcluir
  4. Oi Edu,

    pois é, uso o Anthelios AE La Roche posay 50 e também o Ada Tina FPS 50- e sempre achei que estava dentro do ideal,vou pesquisar mais sobre o protetor Bioré Milk, que você usa para ver se tem a ver com meu tipo de pele, obrigada por mais esta maravilhosa postagem! beijos!

    ResponderExcluir
  5. Impressionante como podem nos enganar, hein? Mas senti falta de marcas como RoC e Neutragena na pesquisa, pois são marcas cada vez mais vendidas (e recomendadas por dermatologistas). Fora que são as que eu usei este ano, rs. Será q estão me enganando tbm? hehe
    E vi que a Sundown deu uma melhorada, pois uns 3 anos atrás ela tinha sido considerada a pior marca de proteção solar num teste do Fantástico (não sei se vc chegou a ver na época).
    Abração, Edu, e ótimo fds desde já.
    Pierre
    www.bazarmasculino.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi sim Pierre! Tomara que as coisas melhorem!

      Excluir
  6. Edu, comprei com a Vânia o Bioré Milk + Demaquilante Bioré Cleansing Oil da Kao que vc fez resenha pra testar, vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos rss...
    OBS: A Vânia foi rápida no atendimento: enviei e-mail ontem no almoço, a noite ela respondeu e hoje pela manhã já fiz a compra. O bom é que aceita o "pag seguro".

    ResponderExcluir
  7. Matéria absolutamente sensacionalista.
    O teste in vitro simplesmente não é o modelo correto para confirmar FPS, mesmo quando a rugosidade "simula à da pele humana", pois uma simulação da pele humana não é pele humana.
    O argumento utilizado pela ProTeste de que "o método in vitro foi o escolhido porque o objetivo do teste era comparar os produtos entre si" não é verdadeiro, porque mais do que comparar os produtos entre si, cada um foi testado e o resultado foi confrontado com o FPS declarado. Como isso é apenas comparar os produtos entre si? Parece que a associação toma seus leitores por iletrados, já que a justificativa é inconsistente com o próprio propósito do teste.

    Acho muito interessante uma entidade civil realizar testes para confirmar a eficácia de diversos produtos no mercado, mas isso deve ser feito de forma responsável e não com o intuito de criar polêmica e dissiminar infundado medo entre os consumidores.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá It, obrigado pela opinião, acho extremamente válido, gostaria de dizer que várias empresas internacionais só desenvolvem seus produtos com teste In Vitro e não usam mais pessoas ou nem mesmo animais! Você pode pesquisar alguma empresas que desenvolvem TODOS os seus produtos com esse tipo de teste em sites que falam mais em desenvolvimentos de remédios e cosméticos e técnicas de textos que são altamente tecnológicas e variadas! Um grande abraço.

      Excluir
    2. Olá,

      Sim, é verdade que diversos testes podem ser realizados in vitro, no entanto FPS não é um deles até o momento. Nem a União Européia, nem o FDA, nem o Brasil, testam FPS in vitro. E não é porque eles gostam de utilizar seres humanos, mas porque ainda não foi possível desenvolver um teste eficaz in vitro para determinar fator de proteção solar.

      O FDA, em seu "final rule", afirma em seu capítulo VII, C. "In vitro SPF test" que não é possível substituir o teste in vivo pelo in vitro exatamente porque não se pode afirmar com certeza que é possível reproduzir a pele humana em laboratório: "we stated that data failed to show that a substrate adequately mimicked the physiological characteristics of human skin". http://www.regulations.gov/#!documentDetail;D=FDA-1978-N-0018-0698

      Assim também, a União Européia requer teste in vivo: http://ec.europa.eu/consumers/sectors/cosmetics/files/doc/sunscreen_mandate_en.pdf

      E ainda pela regulação da ANVISA, "4.1. A determinação do Fator de Proteção Solar (FPS) deve ser realizada seguindo unicamente
      métodos in vivo, aplicando estritamente uma das seguintes referências ou suas atualizações:(...)" http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=04/06/2012&jornal=1&pagina=83&totalArquivos=176

      Por isso a pesquisa realizada pelo ProTeste não tem nenhuma utilidade a não ser gerar "falatório" e publicidade para a referida Associação.

      Até mais!

      Excluir
    3. Olá IT novamente! Muito rico seu comentário, isso é ótimo. Nos acrescenta conhecimento. Onde esta a verdade? Cada um lê e acredita ou não no material aqui contido. Um grande abraço, mais uma vez.

      Excluir
  8. Qual protetor solar corporal você usa? O L'Oreal Solar Expertise é bom, mas mancha minhas roupas todas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caroline, uso sempre protetor facial, já no corpo uso só de vez em quando!

      Excluir
    2. Não posso me dar a esse luxo de usar só de vez em quando pois mora no local que faz sol o ano todo hahaha mesmo assim obrigada, seu blog é excelente e você bastante atencioso com os leitores. Continue assim (:

      Excluir
  9. E alguem tinha duvidas de que o Banana Boat ia ser reprovado? o.õ
    Esse lixo é produzido lá fora é comercializado aqui pela Arcom S/A e é vendido como uma "maravilha importada". No paraguai é vendido a preço de "banana" e não é de duvidar que grande parte vem direto pra cá.

    Agora o "engraçado" mesmo foi o que a Natura disse sobre a avaliação do seu produto: (...) Natura, que teve seu produto avaliado como ruim na proteção aos raios UVA, afirmou que a análise da Pro Teste difere da adotada pela Natura. E que tecnicamente não é possível compará-los, "pois fazem uso de metodologias e controles diferentes" .... oi? existem diferentes metodologias mas apenas uma escala de Fator de Proteção Solar.

    Vale lembrar que os unicos que nao apresentarão benzophenone-3,foram o L'Oréal Solar Expertise, o Cenoura & Bronze e o Hélioblock da La Roche-Posay.

    e por falar em L'oreal alguem já testou o novo Solar Expertise Facial Toque seco? será? :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não testei, mas duvido totalmente de ser uma cosmética realmente boa para nossas peles!

      Excluir
  10. Todas as marcas comercializadas a um bom preço são bem ruins.
    Nivea Sun, Natura, até boticario (tem seu protetor) são aqueles para usar na praia e proteger do máximo contra vermelhidão da pele...depois de algum tempo é possivel ver manchas e bronzeamento.

    Na epoca de vacas magras usava muito o Nivea e minha pele era frigideira, uma pessoa até perguntou o porquê eu sempre ia pra escola com a pele besuntada no oleo kkkk :D

    Os bons protetores são todos muito caros, o dermato prescreve, a pessoa não pode pagar 60, 70 reais em 50gr, o individuo vai lá e compra nívea, natura, depois mais tarde diz que o tratamento com acido não presta e não percebe que o problema está no protetor solar ruim.

    ResponderExcluir
  11. Nem tudo quer é barato custa caro pós assim acisa que o sue preso é elevado mas também trazem danos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, mas não entendi o que você escreveu!

      Excluir
  12. Oi Edu! Tenho uma dúvida, esse protetores solares asiáticos precisam ser reaplicados de duas em duas horas, como outros??? Fico sem saber porque todos dizem que ele não saí da pele sem ter uma limpeza específica, que talvez não haja a necessidade de se reaplicar tantas vezes ao longo do dia!!!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO, antes de comentar:

Caso seu comentário seja de dúvidas pessoais, como: "o que usar", "qual o melhor", "me diz uma rotina de produtos para minha pele" ou coisas deste tipo, seu comentário não será respondido! O Blog Vaidade Derme ajuda as pessoas de maneira geral, mostrando fórmulas, pareceres do blogueiro e outras informações pertinentes. Lembre-se: o blogueiro não é seu consultor de beleza pessoal!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...