quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Organizando os Cosméticos | Colocando Tudo em Ordem

Organizando os Cosméticos
Muita bagunça e perda total de espaço

Olá pessoas vaidosas. Nós que somos loucos por cosméticos e todo seu universo vasto de cremes, perfumes, loções, sabonetes, maquiagens e esmaltes no caso específico das mulheres, sabemos que as vezes as coisas podem se acumular e virar uma verdadeira bagunça, são vidros de todos os tamanhos e cores que fogem de nosso total controle e quando percebemos nossas gavetas, mesas e banheiros estão uma verdadeira "bagunça cosmética". 

Um outro problema é que quanto maior paixão (e dinheiro também), mais compramos e as vezes nem acabamos de usar determinado produto e já colocamos de lado para dar inicio a um novo, isso acontece muito comigo, lógico que meu caso é um pouco mais complicado, pois além do fato de amar tudo isso, ainda sou blogueiro e acabo por comprar e ganhar muita coisa, juntando esse lado pessoal e profissional de blogueiro, por assim dizer, o resultado é muita bagunça acumulada, na verdade as vezes me perco em meio a tantas texturas e frascos, mas no final tudo se torna bem divertido.

Colocando Ordem na Casa:
A ideia é só compartilhar dicas de organização, assim podemos usar melhor os cremes, sem desperdício ou confusão. Comece separando o que realmente você faz uso diário, o que você usa as vezes e o que você praticamente nunca usa, ou ainda irá usar, essa separação irá lhe ajudar a definir prioridades. Desta maneira iremos separar os cremes em dois grandes grupos:

O Grupo A são aqueles que sempre usamos, nem que seja apenas uma ou duas vezes na semana, como máscaras e esfoliantes, depois de separá-los, é hora de definir o Grupo A em A-Banheiro e A-Quarto, a lógica é clara, tudo que se usa no banho ficará ao alcance das mãos a cada chuveirada no grupo A-Banheiro, se você é um miserável coitado como eu, e divide o banheiro com seus irmãos, nada de deixar suas coisas pessoais lá jogadas de qualquer jeito, eu deixo uma dica bem bacana: Pegue uma bandeja pequena de plástico e coloque tudo que você todos os dias precisa levar para o banheiro, assim, cria-se um hábito de sempre levar e trazer de volta ao seu quarto seus produtos de higiene e beleza. Se você é rico agraciado e tem um banheiro só seu, estão a dica é colocar seus produtos em um local longe de janelas onde entra sol e se possível o mais longe da umidade.

Organizando os Cosméticos
Exemplo de produtos para o banho (A-Banheiro).

Já no grupo A-Quarto, vamos deixar tudo que usamos no dia a dia ou ao longo da semana, se tem uma gaveta sobrando, coloque tudo lá de maneira organizada, mas se não tem espaço, faça como eu, compre um pote de plástico do tamanho que caiba seus produtos e coloque-os lá, tudo bem bonitinho, de pé, lado a lado, é claro que toda essa organização é só na hora de arrumar a bagunça, pois eu mesmo faço a maior bagunça e em poucos dias esta tudo de pernas pro ar novamente, o importante é tentar.

Outra dica que vale a pena registrar, é que nunca devemos deixar nossos cosméticos expostos ao sol, como perto de janelas, nem em lugares úmidos, o que fica no banheiro é realmente o essencial, como shampoos, sabonetes e esfoliantes, não coloque cosméticos em outros potes que não seja o original, isso pode trazer graves problemas a você e a terceiros, é uma questão de segurança.

Organizando os Cosméticos
Exemplo de produtos de uso diário ou semanal (A-Quarto).

No Grupo B não teremos uma sub divisão, coloque numa caixa de papelão mesmo ou um pote qualquer tudo aquilo que você ainda irá usar ou não usa mais por qualquer motivo e os guarde em gavetas, guarda roupas ou em pratilheiras, já que esses não fazem parte de sua rotina, sempre que precisar deles, eles estarão organizados esperando serem usados.

Fique atento aos prazos de validade, as vezes é melhor considerarmos doar nossos produtos, ou para um amigo, mãe, irmão ou qualquer pessoa que você sabe que irá usar e gostar. Não podemos também colocar embalagens suspeitas junto com os outros produtos, sempre tem aquela tampa desgraçada ruim que acaba por abrir ou vazar produto por alguma abertura misteriosa e melecar tudo, é a famosa maça ruim que estraga as demais na fruteira, tudo que for possível colocar de pé e não deitado, melhor é, o seguro morreu de velho, não se esqueça.

Organizando os Cosméticos
 Exemplo de produtos ainda não usados e/ou descontinuados por tempo indeterminado.

Exemplo de produtos ainda não usados e/ou descontinuados por tempo indeterminado.

Não tenho experiência alguma com maquiagem, o blogueiro com vos fala é homem, mas posso imaginar o quão difícil é organizar todos aqueles pós e vidrinhos minúsculos de cores e brilhos variados, sem mencionar os demaquilantes, lenços de limpeza e produtos não necessariamente cosméticos, mas que fazem parte, como pinceis e etc. Talvez a mulherada terá que criar um terceiro grupo, o Grupo C-Maquiagem, mas uma ideia legal é colocar copinhos maiores de plástico com as esponjas, pinceis, curvex e tudo mais dentro e numa maletinha colocar o restante da melhor maneira possível, existem maletas de variados preços e tamanhos no mercado feitas com vários compartilhamentos para organização exclusiva da maquiagem. 

A verdade é que cada um tem um método para se organizar e o texto hoje é mais uma ideia para ajudar na correria do dia a dia, não importa o tamanho de sua vaidade, organize e se planeje de uma maneira a valorizar seu tempo, dinheiro e tratamentos de pele, assim tudo fica mais fácil e harmonioso.

Organizando os Cosméticos
Tarefa cumprida, tudo organizado em seus devidos lugares. 

Bonûs - Perfumes e Colonias:
Se você é também um "perfumolotra", então temos mais coisas a fazer, nada de deixar seus vidros jogados pelo quarto, além de organizar, você garante maior integridade dos produtos, já que são de vidros e acabam por serem frágeis. (1ª foto: Ocupando muito espaço e desorganizado. 2ª foto: Pouco espaço e organizado).

perfumes masculinos

perfumes masculinos

Coloque tudo em caixinhas menores, geralmente os perfumes são usados por muitos como peça de decoração, por terem vidros arrojados e soltarem um cheiro bom no ambiente, pode deixá-los sobre a mesa mesmo, não tem problema, mas os coloque lado a lado e reserve um espaço só para eles, provavelmente você usa mais um do que outros, então deixe em maior destaque aqueles favoritos pro dia a dia, como perfumes para festas, prática esportiva, trabalho, faculdade e aquele encontro especial. Outra dica boa é se livrar das caixinhas, elas ocupam espaço desnecessário, assim é só pegar o vidro, borrifar e ir viver a vida em grande estilo.

"Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito." - Pitagoras.

12 comentários :

  1. Oi Edu, estou precisando fazer isso hein... eu tb coloco muita coisa em caixa,mas cabo misturando produtos A com produtos B e a bagunça continua...
    bjos
    Patricia do encontrinhodemulher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Corrigindo português: srrs "acabo misturando"! srrs

    ResponderExcluir
  3. O Neostrata gel plus assim deitado não verte?! Eu tinha a soluçao para pele oleosa (o mecanismo de abertura era parecido) e por mais cuidado que eu tivesse, quando viajava a coisa vertia sempre. Com o neostrata gel ainda não me atrevi a experimentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "era parecido" a esse da imagem (Clica num lado e abre no outro, certo? é o k parece na imagem). A abertura do meu é diferente (não comprei no Brasil).

      Excluir
    2. é cris, mas não derramou não!

      Excluir
  4. Oi, Edu ... afinal, o Gel Salicilico da Neostrata é bom? pergunto, pq voce é o único que encontrei que já passou esse produto e sou doido para adquirí-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho esse produto, acho que vc se confundiu! kkkk

      Excluir
  5. Pra variar boa dica! =)
    Vamos organizar! ;D

    ResponderExcluir
  6. olá, talvez este não seja o melhor tópico para perguntar, mas após ler varias matérias ainda tenho duvida, Quanto ao dia graças ao blog acertei no filtro para pele oleosa. Mas a noite não vejo necessidade de filtro. Ocorre que a pele continua com brilho e bastante oleosa. O que você indica para usar a noite (pra sair) para um rosto sem óleo e sem brilho e também uma segunda opção econômica, abs !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Jose, a Vichy neste sentido tem bons produtos da linha normaderme para hidratar e cuidar das peles oleosas.

      Excluir
  7. Tenho mais uma dica pra quem tem compulsão por compras de cosméticos e afins: colocar numa tabelinha no excel o nome do produto seguido de sua data de validade (eu fiz uma e separei por shampoos, condicionadores, cremes, óleos e outros). daí tu vai poder enxergar claramente quais produtos estão para vencer e tu tem que usar logo ou doar, repassar... sei lá! =]

    ResponderExcluir

ATENÇÃO, antes de comentar:

Caso seu comentário seja de dúvidas pessoais, como: "o que usar", "qual o melhor", "me diz uma rotina de produtos para minha pele" ou coisas deste tipo, seu comentário não será respondido! O Blog Vaidade Derme ajuda as pessoas de maneira geral, mostrando fórmulas, pareceres do blogueiro e outras informações pertinentes. Lembre-se: o blogueiro não é seu consultor de beleza pessoal!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...