segunda-feira, 30 de julho de 2012

Ácido Salicílico | Trazendo Diversos Resultados Para a Pele

Olá pessoas vaidosas. É comum cada dia mais vermos em cosméticos a frase "Contém Ácido Salicílico", com o aumento nos últimos anos considerável deste princípio em sabonetes, tônicos e cremes de tratamento a indústria cosmética ganha potência em suas fórmulas e garantia maior de tolerância, eficácia e resultados. No geral é usado de 0,5% á 2% nos produtos.

Ácido Salicílico, renovação celular, anti idade, esfoliante químico para a pele, anti espinha e cravos, regulador da oleosidade, poros fechados e limpos

Orgânico e pertencente ao grupo dos hidroxiácidos. O nome vem do latim salix, que quer dizer árvore do salgueiro, de onde foi isolado pela primeira vez. O salicílico possui uma série de funções terapêuticas e por isso é também largamente utilizado pela indústria farmacêutica. Nos vegetais, o ácido salicílico é um hormônio, geralmente encontrado sob a forma de éter metílico e atua como retardador do envelhecimento natural das flores, processo conhecido como senescência. Também estimula a resistência individual de algumas espécies vegetais.

As funções do ácido em cosméticos são:

Esfoliante ou Queratolítico: Atua no controle de hiperqueratoses, enfermidades ocasionadas devido ao excesso de queratina na pele, que por sua vez, se torna mais espessa, apresentando descamações, assim o salicílico afina a espessura da pele e dissolve a queratina , desta maneira o ácido cura, melhora ou controla algumas doenças de pele como acne, caspa, dermatite seborreica e psoríase.

Peeling de Ácido Salicílico: É uma técnica bastante utilizada para o tratamento de peles com acne, lesada por efeitos do sol e rugas finas. Também possui propriedades hidratantes. Melhorando assim a condição geral da derme.

Antibacteriano e Antifúngico: Tem o poder de prevenir e eliminar contaminações por bactérias e fungos, deixando a pele mais saudável e livre de agentes que podem trazer diversos malefícios.

Anti-inflamatório: Combate a inflamação dos tecidos e está entre os mais potentes anti-inflamatórios disponíveis no mercado.

Regularizador da Oleosidade: Controla a produção de sebo, garantindo assim menor entupimento dos poros, espinhas entre outros benefícios além de proporcionar uma pele mais bonita diminuindo o brilho.

Ácido Salicílico, renovação celular, anti idade, esfoliante químico para a pele, anti espinha e cravos, regulador da oleosidade, poros fechados e limpos
Poucas pessoas apresentam alergia ao ácido, estima que cerca de 1% da população tem reação negativa tanto com o uso tópico quanto com o oral, mesmo assim vale a pena observar e cogitar tal problema apesar de relativamente raro, quando isso ocorre existe sempre uma saída e um dos substituídos do ácido salicílico é o ácido Mandélico. Cosméticos anti rugas também vem usando o ácido salicílico pelos resultados, estimulando a pele a se renovar e ganhar maior viço, deixa a textura mais regular e jovem, em comparação ao ácido Glicólico o salicílico tem menor taxa de rejeição devido a irritabilidade. 

Benefícios não faltam, às vezes em nossos rituais de cuidado com a pele mais de um produto apresenta na fórmula o ácido, às vezes até três ou quatro, o salicílico veio para ficar e agregar satisfação. Mais uma poderosa arma a favor da beleza.

Referência:

34 comentários:

  1. Oi Edu,
    Muito informativo o post, não sabia que o AS era um hormônio. Tenho uma dúvida será que dá para usar o AS com a tretinoína eles se combinam????
    bjoss!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariah não sei se os dois dão certo, inclusive nunca vi os dois juntos, passe um hidratante a base de AS e depois passe tretinoína, vai que dá tranquilo, o ruim é que a tretinoína rejeita tudo e a todos, kk!

      Excluir
    2. Oi Mariah, sem querer me meter na conversa, acho desnecessário e até prejudicial o uso em conjunto da tretinoína e Acido Salicílico. Uma vez que ambos possuem ação queratolítica a pele será muito exposta a uma ação de descamação tornando-a muito sensibilizada. Sem conta que são duas substancias abrasivas e embora não exista nenhuma grande interação medicamentosa entre as duas uma possivel reação oxidativa pode vir a ocorrer e até mesmo vir a manchar sua pele.

      E quanto ao Ac. Salicilico ser um hormonio, isso é vdd apenas paras os vegetais (como já foi dito)e frutas como calêndula, a maça, e o moranguo. Para o organismo humano produzir seu próprio Ac. Salicilico é possivel, mesmo que em pequenas quantidades desde que em contato com outra substancia chamada ácido benzóico.

      Dessa forma por uma série de reações bioquimicas do Ac. benzoico tem-se convertido o Ac. Salic. que atua como agente natural (biofarmaco) para combater dores, inflamações e outras doenças. É por isso que comer frutas e verduras é garantia de uma vida mais saudável (→ܫ◕ฺ)

      Excluir
    3. Obrigado por reafirmar e acrescentar nosso conhecimento Rafa! Sent sua falta, vc demorou aparecer!

      Excluir
    4. pois é ando meio ocupado mesmo .... (tenho tanta coisa no atraso ¬¬)

      ninguem me disse que a vida adulta seria tão corrida (╥_╥)

      Excluir
  2. Oi Edu,

    Eu gosto de ter sempre um produto que tenha esse acido salicilico, geralmente um gel de limpeza.

    Você sabe me dizer se esse acido é fotosensivel?

    Agora tem algumas maquiagens ( bases) que estão colocando na composição, mas eu não tenho coragem de me espor ao sol com um produto com esse acido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa eu jurava que acido salicilico era fotosensível, morria de medo de usar qualquer coisa que tivesse ele no uso diurno

      Excluir
    2. ele (Ac. Salic.) PURO em contato com o oxigenio pode ate ser explosivo!
      mas na forma manipulada (mais estavel) é tranquilo ヅ

      Excluir
    3. Rafael,

      Mas o meu medo é de manchar a pele, porque dizem que se usarmos acidos e se expormos ao sol a pele mancha.

      Excluir
    4. Eu voltei a usar AS na minha rotina e a pele mudou, talvez porque agora uso um AS de verdade. Até as minhas hiperplasias estão desaparecendo.

      O AS não é fotossensível, mas como qualquer tratamento que esfolia a pele e a torna mais refinada, ela fica mais sensível ao sol. A pele fica vermelha, descama, ardem logo, o sol pode queimar com mais facilidade.

      Mas não é qualquer produto co AS descrito na bula que vai agir assim, tem que avaliar o pH dele.Já usei várias marcas no mercado e nunca percebi resultados, de sabonetes a loções. Hoje eu vejo com clareza o que ele faz.

      Excluir
    5. Já vi muita diferenças em sabonetes, se sente os resultados em duas semanas, mas depende como vc falou, o que vc esta usando com AS q esta gostando???

      Excluir
    6. Apenas em forma de loção e gel hidratante, não gosto muito em limpadores, pois o AS precisar ficar na pele agindo.. os poros ficam limpos demais..

      Excluir
    7. Como o próprio fernando falou, não é qualquer produto que tem ácido salicílico que vai ter o efeito queratolítico, pois a solução tem que ter PH mais baixo. Os sabonetes em barra são os piores, pois tem PH alto que praticamente neutraliza o efeito do salicílico. Dou preferência a sabonetes líquidos.

      Excluir
  3. Sempre que vejo essas palavrinhas mágicas no frasco, paro para ler com mais atenção o rótulo: ácido salicílico. Que bom que ele vem sendo usado cada vez mais, pois é ótimo contra as espinhas (e eu já sofri demais com elas no passado :/).
    Abração, Edu!

    http://bazarmasculino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que fez contra elas Pierre? Abração cara!

      Excluir
  4. Ola tenho mancha escura no rosto e acido eu posso usa me responda por favor

    ResponderExcluir
  5. Ola tenho mancha escura no rosto e acido eu posso usa me responda por favor

    ResponderExcluir
  6. Ola tenho mancha escura no rosto e acido eu posso usa me responda por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode cida, mas ese ácido não é o mais indicado para tratar manchas não, mas enfim, poder você pode!

      Excluir
  7. Olá Estou utilizando um sabonete liquido a base de acido salicílico e desde então estou sentido os efeitos colaterais além de ressecamento e manchas na pele isto é normal durante o tratamento ?

    ResponderExcluir
  8. Olá Edu Marques ,estou fazendo um tratamento a base de acido salicílico e conjunto de tretinoína desde então estou com manchas avermelhadas no rosto pele ressecada e com efeitos abrasivos no rosto não sei faz parte mais estou preocupado pois não quero ficar com manchas no rosto devido ao uso deste medicamento

    ResponderExcluir
  9. BOA TARDE EDU, PARABÉNS PELO SEU BLOG!!! ESTOU FAZENDO USO DO DE UMA MÁSCARA DE LIMPEZA E LOÇÃO DE TRATAMENTO FACIAL A BASE DE ÁCIDO SALICÍLICO 0,05%. POSSO USAR HIDROQUINONA?

    ResponderExcluir
  10. Tudo depende da resposta que sua pele dará, se suportar, pode usar sim!

    ResponderExcluir
  11. para que servi Ácido Salicilico 10% + Clobetazol 0,1% + Ureia 20% Creme. tô usando para Bolhas nos pés. será que essas misturas vão dá resultados.
    eu queria a sua opinião, Edu Marques sobre essas misturas. segundo os exames que eu fiz acusou Stafilococcus aureus. a Dra. passou essas substância que é esses três ingredientes juntos e passar nas Bolhas. posso ter uma resposta sobre essas misturas.
    eu tenho um site> do Facebook ( inaldo.1067@hotmail.com) e o site:( inaldo.pedro10@gmail.com)

    ResponderExcluir
  12. Inaldo, não sei lhe informar sobre suas indagações, melhor perguntar o porquê desses ativos para seu médico.

    ResponderExcluir
  13. ok. brigado pela sinceridade e que o seu Blog continue nos ajudando no que for possível.
    Inaldo...

    ResponderExcluir
  14. boa tarde. Edu Marques.
    o que é bom para rachaduras nos pés. obrigado.
    Inaldo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inaldo, existem vérios dermocosméticos para essa finalidade, além de lixar a pele.... Faça uma boa pesquisa ou procure um profissional da área!

      Excluir
  15. Oi Edu, estou com um probleminha chato e bastante incômodo ultimamente..
    Eu sempre depilava minhas pernas com cera ou com Satinele, mas os pêlos começaram a encravar bastante pois foram ficando fininhos e não conseguiam ultrapassar a pele. Pois então, comecei a tirar com gilete, mas o problema continua, estou com as pernas cheias de bolinhas e como a minha pele é super branquinha aparece bastante.
    Você tem alguma sugestão para isso? Será que o ácido salicílico será útil neste caso?

    Obrigada desde já, seu blog é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  16. Cátia, o melhor é procurar um médico para avalizar seu caso direitinho. Beijão.

    ResponderExcluir
  17. ola fui a uma estetica e passaram acido em meu rosto me disseram q era salicilico5% e o mandélico a 10% apos 3 dias ainda cinto arder e onde tem barba ta tudo vermelho, ta feio a coisa. oq posso fazer

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...