segunda-feira, 18 de junho de 2012

Perfume Fleur du Male por Jean Paul Gaultier

Olá pessoas vaidosas. Hoje é uma resenha bem legal enviada por um leitor:

Meu nome é Jorge Luiz, tenho 24 anos, sou mineiro, leonino, designer, marketing manager e, assim como vocês, me interesso por tudo o que eleva a auto estima. Escrevi uma resenha e gostaria de compartilhá-la com os vocês leitores do Vaidade Derme. Trata-se de um perfume favorito, a minha assinatura olfativa.

Parabéns pelo blog Edu, um abraço, segue a resenha:



Criado pelo talentoso perfumista Francis Kurkdjian, Fleur du Mâle é, possivelmente, o perfume masculino mais intrigante (leia-se desconcertante) da atualidade e, trás consigo características marcantes da alta perfumaria (nicho), que costuma fugir à trivialidade da maioria dos perfumes de designers, se destacando pelo minimalismo e ousadia, com criações voltadas para pessoas excêntricas, que buscam algo único.

Gaultier, mundialmente reconhecido por seu estilo excessivamente ousado e criativo, encomendou uma fragrância inspirada, porventura, nas poesias do livro 'Les Fleurs du Mal' (As Flores do Mal) de Charles Baudelaire e, em 2007, para choque de todos, foi lançada internacionalmente, provocando uma verdadeira revolução no conceito de masculinidade, até então atrelada a odores cítricos agudos e amadeirados lacrimejantes.


Fleur du Mâle é contraditório, uma jornada olfativa pelo quente e frio, doce e fresco, agressivo e delicado, floral e MASCULINO. Existem dezenas de fragrâncias florais masculinas por aí, mas nenhuma delas exala flores do sentido literal como Fleur du Mâle. A saída floral é bombástica, como um enorme jardim de damas-da-noite sob uma tempestade tropical. Um cheiro inebriante que oscila entre o natural e o sintético, entre a delicadeza das pétalas das flores e refrescância verde de seus caules. Aos poucos, notas mais secas e incensadas amenizam o suplício das flores, imprimindo um caráter misterioso e ligeiramente masculino. A calmaria logo é brutalmente interrompida como um raio pela cumarina, um componente dulcíssimo similar ao aroma de calda quente em sorvete de baunilha. A base permanece doce, mas com o toque etéreo das flores que sucumbiram à tempestade.
Apesar de Fleur de Mâle parecer uma açucarada afronta ao olfato alheio, ele deixa no ar um rastro que remete a uma pureza quase virginal, o que combina com seu frasco imaculadamente branco no formato de um torso masculino. Masculino sim, mas tão sensível que pode ser facilmente confundido com um perfume feminino. Talvez, esse seja um dos motivos pelos quais muitos se sintam incomodados, pois a fragrância te desnuda, deixando toda a sua vulnerabilidade exposta.

Pirâmide Olfativa
  • Saída: flor de azahar e petitgrain.
  • Coração: néroli (laranja amarga) e cumarina.
  • Base: acorde fougère, camomila e manjericão.

11 comentários :

  1. Olá Edu! Obrigado pela oportunidade de publicar a minha primeira resenha. Pretendo escrever outras em breve. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeuw Jorge, foi um prazer pra mim, vc poetizou geral heim, de onde tirou tanta inspiração? rsrs

      Excluir
    2. Descrever aromas de forma universal é impossível, pois o que para mim pode ser um cheiro agradável, que traz boas memórias, para você pode ser o oposto. Então, acho mais interessante contar uma história que todos possam visualizar e se identificar, ou não.

      Excluir
    3. Sim, eu gostei, achei bem legal, vc é potente no que escreve!

      Excluir
    4. Nads, espero vc mais vezes, vc gosta de escrever, usa muitos cosméticos? Gestaria de fazer isso de forma continua? ... essas perguntas é só para te conhecer melhor

      Excluir
    5. Adoro escrever, mas não tenho tido muito tempo para me dedicar. Uso o básico, mas gosto do melhor! Quando encontro, fidelizo e quase morro se for descontinuado. Minha maior paixão é por perfumes e, assim como os produtos para o corpo e a face, reagem de forma diferente conforme a temperatura, umidade, espaço, tecido, sem contar com questões específicas de alimentação, hormônios e humor, que alteram dramaticamente o efeito final.

      Excluir
  2. Oi Edu, tudo bem? conheci seu blog através do Garoto de grife. Gostei muuito, ja ganhou mais um fã,
    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obá, kk, nos segue no Twitter e no Face! Valeuw Vítor!!!!

      Excluir
  3. Essa resenha é uma poesia merecida para fleur du male!kk Essa fragrância é simplesmente MAGNÍFICA! Insuperável!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO, antes de comentar:

Caso seu comentário seja de dúvidas pessoais, como: "o que usar", "qual o melhor", "me diz uma rotina de produtos para minha pele" ou coisas deste tipo, seu comentário não será respondido! O Blog Vaidade Derme ajuda as pessoas de maneira geral, mostrando fórmulas, pareceres do blogueiro e outras informações pertinentes. Lembre-se: o blogueiro não é seu consultor de beleza pessoal!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...